s

quarta-feira, 29 de abril de 2015

COMUNICADO

      A Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, torna público através do edital nº 047/2015/UEMA que no período de 27 de abril a 22 de maio de 2015 estará disponível a solicitação de insenção de pagamento referente ao valor da inscrição para os processos seletivos de acesso aos cursos de graduação da UEMA.

       Para maiores informações os interessados devem acessar o site www.uema.br ou ligar para o telefone 99 – 3551-2621 nos horários de 8:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:00 horas.

terça-feira, 28 de abril de 2015

DIA DA EDUCAÇÃO

      A URE DE SÃO JOÃO DOS PATOS GOSTARIA DE PARABENIZAR A TODOS PELA PASSAGEM DO DIA INTERNACIONAL DA EDUCAÇÃO.
         
  A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida.       John Dewey

      Respeitar e valorizar são apenas alguns dos verbos que fazem parte do extenso vocabulário que expressam a importância de todos que "vivem" a Educação no Brasil. Porém gostaríamos de focar nestas duas palavras para expressar, de forma bastante singela todo o carinho e admiração que sentimos  por todos aqueles que lutam pela educação nesse pais. Seja ele o mais simples até o mais ousado plano de desenvolvimento local ou nacional.

         Que Deus possa encher o coração de cada lutador com coragem e determinação para vencer as barreiras que ainda estão por vir para tornar o nosso país um lugar mais justo onde meninos e meninas possam escrever a sua história através da Educação.
              Vamos à luta, e que juntos possamos contribuir para o crescimento educacional da nossa URE.

UNIDADE REGIONAL VAI ATÉ A ESCOLA ORIENTAR COMUNIDADE

          No dia 17/04/2015, várias equipes da Unidade Regional de São João dos Patos - URESJP estiveram visitando os municípios que compõem esta Regional, levando informações sobre a eleição de diretor escolar que se aproxima.
        Foi um momento não só de informação, mas também de levar aos servidores da rede estadual de ensino uma mensagem, em vídeo, da Gestora Regional de Educação Luciana Leocadio.
       Na oportunidade, o presentes também puderam sanar dúvidas que ainda poderiam existir sobre o processo eleitoral. Que um processo realmente democrático possa acontecer e que nossa comunidade escolar colha bons frutos.
     Abaixo, fotos das cidades de Benedito Leite, São Domingos do Azeitão, Nova Iorque, Pastos Bons, Colinas e Buriti Bravo MA.







SISTEMATIZAÇÃO DO ENCONTRO DE SECRETÁRIOS MUNICIPAIS

SEGUE NO LINK ABAIXO A SISTEMATIZAÇÃO DAS AÇÕES PROPOSTAS NO I ENCONTRO DE SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO NA URE NO ANO DE 2015


sexta-feira, 17 de abril de 2015

URE REALIZA REUNIÃO COM SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO

      Nesta quinta-feira, 16, a Profa. Luciana Leocádio apresentou sua proposta de trabalho com colaboração das Secretarias de Educação dos municípios jurisdicionados à URE de São João dos Patos.

       Na oportunidade pediu parceria e demonstrou-se muito preocupada com os índices apresentados pela URE nos últimos anos, o que justifica a necessidade de um trabalho em conjunto para a efetivação de um plano maior onde deverá haver uma contribuição mútua em torno da educação da região. Estiveram presentes os Secretários e Técnicos de diversos municípios da Região. O Encontro ocorreu na auditório do CE Dr. Paulo Ramos e obteve muito êxito nas propostas. 


MENSAGEM DA NOVA GESTORA



MENSAGEM DA GESTORA AOS ALUNOS



MENSAGEM DA GESTORA AOS SERVIDORES DA URE


quinta-feira, 16 de abril de 2015

REUNIÃO COM SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO

          A URE de São João dos Patos estará realizando a  I Reunião de Secretários Municipais de Educação da URE de São João dos Patos, do ano de 2015. 
       Na oportunidade haverá a apresentação oficial da nova Gestora Regional de Educação, a professora Luciana Borges Leocádio. Também serão repassadas orientações e esclarecimentos acerca do Regime de Colaboração entre as Redes Estadual e Municipal de Ensino, em regime de parcerias administrativa e pedagógica.  
           
          Dia: 16 de Abril de 2015.
          Local: C E Dr. Paulo Ramos – Auditório            
          Praça Dr. Pedro Neiva de Santana, 100 – Centro – São João dos Patos/MA 
          Horário: 14:00 h
    Público-Alvo: Secretários Municipais de Educação, Coordenadores Pedagógicos Municipais e Técnicos da URE de São João dos Patos.

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Olimpíadas Brasileiras de Cartografia- OBRAC

       
          Estarão abertas até 14 (terça feira) as olimpíadas brasileiras de Cartografia.
         A URE de São João dos Patos espera que pelo menos 80% das escolas estejam inscritas.
        Mais detalhes, gestores e professores, acessem o site através do link:OBRAC

Boas Vindas aos novos gestores

 A URE de São João dos Patos deseja boas vindas aos novos Gestores Escolares:

CE Antônio Reinaldo Porto- Passagem Franca

-- Claudenice Lopes de Sousa Brito- Licenciada em Letras Português, nomeada em janeiro de 1992 na Rede Estadual de Ensino




CE Aluízio Azevedo - Jatobá

-- Licenciado em Letras Inglês, nomeado em março de 2010 na Rede Estadual de Ensino.



       Desejamos que os objetivos almejados em nossos projetos sejam alcançados com sucesso, e nesta caminhada precisaremos de perseverança, senso de compromisso, dedicação, entrosamento e responsabilidade.






Boa sorte aos novos gestores, e que possamos caminhar lado a lado e juntos contribuirmos com nossas escolas.

Sucesso aos ex-gestores escolares

“ O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis”.             Fernando Pessoa.

Profa. Hortência e alunos
         
          Com estas simples palavras, gostaríamos de prestar uma singela homenagem aos Ex - Gestores escolares Hortência da Silva Almeida – CE Antônio Reinaldo Porto (Passagem Franca) e José Genésio Lima da Silva- CE Aluízio Azevedo (Jatobá).


Hortência Silva Almeida possui no currículo o seguinte histórico:


Vista aérea do CE Antônio Reinaldo Porto
-Licenciada em Letras;
-Nomeada em abril de 1992;
-Diretora adjunta do CE Estado do Paraná;
-Secretária Municipal de Educação de Passagem Franca;
-Professora do CE Clodomir Cardoso;
-Diretora Geral do CE Estado do Paraná;
-Gerente Adjunta da Gerência do Médio Sertão Maranhense;
-Diretora Financeira da Gerência do Médio Sertão Maranhense;
-Diretora Geral do CE Antônio Reinaldo Porto.

Prof. Genésio com alunos
José Genésio da Silva Lima possui no currículo o seguinte histórico:

-Licenciado em Letras/Pedagogia e História;
-Nomeado em abril de 2006;
-Secretário de Administração do município de Jatobá;
-Professor da Rede Municipal de Jatobá;
-Tutoria dos cursos da UNIVIMA;
-Gestor Geral do CE Aluízio Azevedo;
Vista frontal CE Aluízio Azevedo
-Vereador por três mandados e Presidente da Câmara por duas vezes em Jatobá - MA.

A URE de São João dos Patos vem a público, agradecer o empenho, dedicação e apoio prestado pelos nobres colegas de profissão, na certeza de que muito contribuíram para o engrandecimento do Ensino na Região que compõe a nossa URE.

Na vida, precisamos sempre reconhecer e ser reconhecidos por um esforço, e os nossos professores são, e serão sempre reconhecidos por esta URE, principalmente pela dedicação à função de Gestão Escolar, pois a mesma requer uma habilidade especial, que engrandece o processo de ensino e aprendizagem.

Sucesso aos Professores Hortência Almeida e Genésio Lima, e que o Estado do Maranhão possa contar com suas contribuições por muitos anos como bons professores que são.  

ATENDIMENTO AO PÚBLICO EXTERNO

       

     INFORMAMOS A TODOS QUE O ATENDIMENTO AO PÚBLICO EXTERNO, PELA GESTORA REGIONAL DE EDUCAÇÃO SERÁ FEITO PREFERENCIALMENTE NO TURNO MATUTINO- DAS 8:00h ÀS 12:00h. 
     O HORÁRIO DE ATENDIMENTO JUSTIFICA-SE PELA NECESSIDADE DE ORGANIZAÇÃO DOS TRABALHOS DE CUNHO INTERNO NESTA URE, PORTANTO, O TURNO VESPERTINO FICARÁ DESTINADO A TRABALHO INTERNO.

AGRADECEMOS A COMPREENSÃO.

quarta-feira, 8 de abril de 2015

REUNIÃO DE GESTORES


    Nesta terça-feira, dia 07/04/2015, aconteceu no Auditório do Campus do Instituto Federal de Educação do Maranhão, em São João dos Patos, a primeira Reunião Pedagógica para alinhamento dos trabalhos para o ano letivo de 2015.

      Na oportunidade, marcaram presença de gestores escolares, supervisores, representantes estudantis, a Dra. Aline Alice Dantas, primeira dama e Representante do Prefeito de São João dos Patos, a Vice-Prefeita Elizamar Lima Sá a Secretária Municipal de Educação Oneide Dias e demais autoridades locais.

      No encontro, foram discutidos diversos pontos primordiais para o bom andamento do ano letivo como:

- Apresentação das orientações para o ano letivo 2015;
-  Calendário escolar;
-  Plano de trabalho do NTE;
-  Plano de ação da URE;
-  Indicadores Educacionais e Avaliações externas;
-               - Eleição de Gestores Escolares;


A apresentação da nova Gestora Regional de Educação a toda a comunidade, Profa. Luciana Borges Leocádio foi um dos principais pontos da reunião que no seu pronunciamento reafirmou o compromisso de sua parte com a Educação da Região e que conta com o apoio do Governo do Estado para superar os desafios existentes.
O momento também foi oportuno para efetuar o Reconhecimento do Mérito à aluna Maria Clara Leal, das Profas. Íres Nazaré Barros, Francilene Madeira Coelho e Oneide Dias de Freitas- Secretária de Educação de São João dos Patos, pela conquista da Medalha de Ouro nas Olimpíadas Brasileiras de Língua Portuguesa.

Com os objetivos da reunião alcançados, o trabalho encerrou-se às 17:30 h, com o retorno de todos ao seu município de origem, levando na bagagem um sentimento de esperança e de melhores dias para o ensino em suas escolas.



terça-feira, 7 de abril de 2015

Abertas inscrições para 7º Concurso de Desenho e Redação da CGU

       Já estão abertas as inscrições de trabalhos para a 7ª edição do Concurso de Desenho e Redação da Controladoria-Geral da União (CGU), cujo edital foi publicado no último dia 24. Com o tema “Pequenas Corrupções – Diga não”, o objetivo da iniciativa é despertar nos estudantes o interesse por assuntos relacionados ao controle social, à ética e à cidadania, por meio do incentivo à reflexão e ao debate desses temas nos ambientes educacionais. A data limite para entrega dos trabalhos é 30 de junho.

     Ao todo, são quatro categorias (Desenho, Redação I, Redação II e Redação III) que oferecerão prêmios aos três melhores trabalhos de cada série, contemplando aluno e professor responsável pela orientação da atividade. Já na categoria “Escola-cidadã” serão premiadas as três melhores estratégias promovidas para debater o tema.

    Na categoria “Desenho”, poderão participar alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Enquanto na categoria “Redação”, poderão participar alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, incluindo alunos matriculados na modalidade jovens e adultos (EJA). O concurso é voltado a estudantes de escolas públicas e privadas de todo o país.

      Os alunos de cada série que ficarem em primeiro lugar nas quatro categorias receberão um netbook. Os que ficarem em segundo lugar receberão um tablet, e os que ficarem com a terceira colocação, um smartphone. Todos vão receber também certificado e reconhecimento da CGU. Os professores responsáveis pelos alunos premiados com o primeiro lugar também receberão um leitor de livro digital, além de certificado e reconhecimento da CGU.

    O tema escolhido para o concurso neste ano foi inspirado na campanha “Pequenas Corrupções – Diga Não”, lançada nas redes sociais da CGU, em 2014, com o objetivo de conscientizar os cidadãos para a necessidade de combater atitudes antiéticas – ou até mesmo ilegais –, que costumam ser culturalmente aceitas e ter a gravidade ignorada ou minimizada. As peças da campanha buscam chamar a atenção e promover a reflexão sobre práticas comuns no dia-a-dia dos brasileiros, como falsificar carteirinha de estudante; roubar TV a cabo; comprar produtos piratas; furar fila; tentar subornar o guarda de trânsito para evitar multas; entre outras.

    De acordo com a secretária de Transparência e Prevenção da Corrupção da CGU, Patrícia Audi, a proposta do concurso é “promover um cliclo virtuoso sobre prevenção à corrupção, de que forma as nossas crianças e adolescentes podem com pequenos gestos e pequenas iniciativas também combater a corrupção no seu dia a dia.”

Como participar

     As instituições e escolas interessadas em participar devem acessar o Portalzinho da Criança Cidadã – da CGU, onde estão disponíveis o regulamento do concurso, a ficha de participação da escola, a ficha de identificação do trabalho selecionado e os formulários de realização dos trabalhos.

    As escolas e os professores deverão desenvolver estratégias de sensibilização e mobilização para debater o tema com os alunos. O trabalho submetido ao concurso deve obrigatoriamente ser realizado em sala de aula; ser confeccionado no formulário padrão, preenchido com todas as informações solicitadas; abordar o tema “Pequenas corrupções – diga não”; ser realizado individualmente; ser inédito e original.

A redação deverá ter no mínimo 20 e no máximo 30 linhas.

(fonte: ASCOM CGU)

OLIMPÍADAS - INFORME-SE AQUI:

quarta-feira, 1 de abril de 2015

FELIZ PÁSCOA!


" Que a comunhão e a paz sejam abundantes em nossos corações". Feliz Páscoa!

UNIDADE REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO JOÃO DOS PATOS
GESTÃO: LUCIANA LEOCÁDIO

Governador Flávio Dino anuncia eleição para diretores de escolas estaduais

       O governador Flávio Dino anunciou na tarde desta terça-feira, 31, que as primeiras eleições para diretor de escola no Estado acontecerão no dia 19 de junho. O edital que vai regulamentar o processo seletivo democrático para a função de gestão escolar das unidades de ensino da rede pública estadual será divulgado, nos próximos dias. O processo é regulamentado pelo Decreto Nº 30.619, assinado pelo governador logo após a posse.

       Para referendar a importância da liderança comunitária do gestor escolar, a eleição envolverá professores, funcionários, estudantes e pais. O processo será antecedida e sucedida por um processo formativo dos gestores das escolas, no âmbito Programa ‘Escola Digna’, definido pelo governador Flávio Dino como política macro-educacional do Maranhão.

         “Com as eleições nas escolas, o governo abre mão de um poder e coloca-o nas mãos da comunidade. Estamos partilhando o poder para exercê-lo melhor. Além disso, aumentamos o valor das gratificações dos gestores escolares. Queremos que eles sejam líderes de um novo momento na educação maranhense”, enfatizou o governador.

      A eleição direta para diretor de escola é parte de um amplo conjunto de ações desenvolvidas pelo atual governo para melhorar os indicadores educacionais do Estado, que prioriza a valorização de professores e gestores escolares. "Aumentamos o valor das gratificações dos gestores escolares. Queremos que eles sejam líderes de um novo momento na educação maranhense", disse Flávio Dino.

        A secretária Áurea Prazeres (Educação) destacou que o processo se baseou no plano de melhoria da escola. “A escola é um espaço de construção de saberes e formação cidadã, por isso não cabe uma escolha de gestores que não seja pelo princípio democrático e participativo. A eleição é um processo que segue critérios que vão desde a inscrição, escolha e acompanhamento de alcance das metas apresentadas pelos gestores no plano de melhorias da escola; a realização de processo formativo dos gestores escolares, instituindo a certificação e acompanhamento da prestação de contas da gestão. Isso irá alterar significativamente a gestão educacional e o espaço escolar e, consequentemente, a qualidade da educação”, explicou.

Candidatura

    Os interessados em se candidatarem para a função de Gestor/Diretor Geral e Gestor Auxiliar/Diretor Adjunto deverão preencher os critérios exigidos nos termos do edital. São eles: ter Licenciatura Plena ou Graduação em Pedagogia; ser efetivo na rede pública estadual; ter pelo menos três anos de efetivo exercício do magistério; estar em efetivo exercício na escola há pelo menos seis meses, comprovado por meio de declaração do chefe imediato e comprovar que não esteja em processo de aposentadoria