s

sábado, 25 de outubro de 2014

SUPERAÇÃO DE EXPECTATIVAS!


      A URE DE SÃO JOÃO DOS PATOS SE SUPERA E REALIZA A MEGA REVISÃO 2014 COM 511 INSCRITOS A UMA SEMANA DO EVENTO.
      REALIZADA A PRIMEIRA EDIÇÃO DO EVENTO EM 2013, COM 297 INSCRITOS, PODEMOS COMEMORAR O AUMENTO DE 72% NO NÚMERO DE PARTICIPANTES, RESULTADO DA APROVAÇÃO PELOS ALUNOS, DA EDIÇÃO ANTERIOR.
      A UNIDADE REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO JOÃO DOS PATOS É DESTAQUE NO MARANHÃO PELA REPRESENTAÇÃO ESTUDANTIL QUE GANHOU FORÇAS NOS ÚLTIMOS ANOS. COM A IMPLANTAÇÃO DO GRÊMIO ESTUDANTIL NAS ESCOLAS, OS ADOLESCENTES TIVERAM SUA PARTICIPAÇÃO FORTALECIDA, TORNANDO-SE SUJEITOS MAIS ATIVOS EM SUA FORMAÇÃO, E COM ISSO, A BUSCA POR APOIO E CRESCIMENTO NO QUE TANGE À SUA PREPARAÇÃO PARA O ENEM E ESTUDOS SUPERIORES VEM CRESCENDO.

       O EVENTO ACONTECERÁ NO PÁTIO DO CE DR. PAULO RAMOS, LOCALIZADO NA PRAÇA PEDRO NEIVA DE SANTANA, NO CENTRO DE SÃO JOÃO DOS PATOS, NOS DIAS 30 e 31, A PARTIR DAS 18:30 h.
VÁRIOS PROFESSORES SE REUNEM EM FORMA DE VOLUNTARIADO PARA CONTRIBUIR.
         A OFERTA DO EVENTO É GRATUITA, SERÃO ACEITOS APENAS ALUNOS QUE CONCLUÍRAM OU ESTÃO CONCLUINDO O ENSINO MÉDIO AINDA ESSE ANO. 
       A ESTRUTURA CONTARÁ COM PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO, PARA OS ALUNOS QUE DESEJAREM ADQUIRIR LANCHE A UM PREÇO ACESSÍVEL, E UM INTERVALO DE MUITA DESCONTRAÇÃO.   

terça-feira, 21 de outubro de 2014

MEGA REVISÃO CHEGA A QUASE 400 INSCRITOS HOJE!




           SUCESSO ABSOLUTO DE INSCRITOS, A MEGA REVISÃO DA URE VEM SE CONSOLIDANDO A CADA ANO QUE PASSA, COM QUASE 400 INSCRITOS NESTA TERÇA FEIRA.
          O EVENTO ACONTECE UMA VEZ POR ANO, ÀS VÉSPERAS DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO - ENEM.
          UMA AÇÃO CRIADA PELA URE, SEM CUSTOS PARA O ALUNADO TENDE A ATRAIR A CADA ANO MAIS ESTUDANTES.

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

2a MEGA REVISÃO JÁ UTRAPASSA 200 INSCRITOS

       SUCESSO TOTAL O PROCESSO DE INSCRIÇÕES DA 2a MEGA REVISÃO PARA O ENEM 2014, ONDE MAIS DE 200 INSCRITOS JÁ COMPÕEM A LISTA DE ESCOLAS DE OITO MUNICÍPIOS DA URE DE SÃO JOÃO DOS PATOS. O EVENTO ACONTECE PELA SEGUNDA VEZ NO PÁTIO DO CE DR. PAULO RAMOS E COM CERTEZA IRÁ SE TORNAR TRADIÇÃO.
PARTICIPE!
*OBS: 
- EVENTO TOTALMENTE GRÁTIS;
- NÃO OFERTAREMOS TRANSPORTE, HOSPEDAGEM NEM ALIMENTAÇÃO;
- VAGAS LIMITADAS COM A DIVULGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES DEFERIDAS COM 48 HORAS ANTERIOR AO EVENTO, PRIORIZANDO ALUNOS DO 3º ANO.

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Divulgados semifinalistas para fase regional da Olimpíada de Língua Portuguesa

Profa. Ires Barros (a direita)

        O Maranhão teve 14 estudantes selecionados para a etapa regional da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP) – “Escrevendo o Futuro”, que será realizada de 28 de outubro até 19 de novembro. A iniciativa é do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, e premia textos produzidos por alunos de escolas públicas de todo o país nos gêneros Poema, Memórias, Crônica e Artigo de Opinião, além de promover a formação de professores da rede pública.

         Participam da OLP estudantes das redes públicas estadual, municipal e federal. A comissão julgadora estadual recebeu 363 textos das comissões julgadoras municipais, dos quais 67 artigos de opinião, 90 crônicas, 94 memórias literárias e 112 poemas. Os textos foram submetidos a várias leituras de dois avaliadores e os melhores textos passaram por uma nova avaliação de uma nova equipe.

        O Estado terá na fase regional, quatro textos de artigo de opinião, quatro de crônica, três de memórias literárias e três poemas.

         A OLP é coordenada pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e do Canal Futura.

        Realizado a cada dois anos, o concurso de produção de textos é dividido nas categorias Poema (para alunos do 5º e 6º ano do Ensino Fundamental), Memórias (voltado para os estudantes do 7º e 8º anos do Ensino Fundamental), Crônicas (alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio) e Artigo de Opinião (estudantes do 2º e 3º ano do Ensino Médio).

        Em todo o Brasil, serão selecionados 500 textos, 125 por categoria, o que permitirá a presença de cada estado brasileiro e do Distrito Federal nos quatro gêneros.

        Classificados da etapa estadual por categoria

Artigo de Opinião
Mateus Freitas Nascimento, do CE Luiza Sousa Gomes, de Rosário, com o texto: “A Piracema e a malandragem”, sob a orientação da professora Claudia Fabiana dos Santos Barros.

Gildênio Vieira Souza Júnior, do CE Prof. Rafael Braga de Oliveira, de Pio XII, com o texto: “O retrato da violência na comunidade piodozence”, sob a orientação do professor Delmarco de Castro dos Santos.

Glória Regina Almeida Castro, do CE Rui Barbosa, de Vitorino Freire, com o texto: “Quem tem direito?”, sob a orientação da professora Paula dos Anjos da Silva.
Edilene Sineiro Diniz, so CE Prof. Ruben Almeida, de Pinheiro, com o texto: “Um império ameaçado”, sob a orientação da professora Ana Marta Almeida Serra.

Crônica
Maria Eduarda Vieira Soares, do CE Gastão Dias Vieira, de Lagoa do Mato, com o texto: “A primeira crônica”, sob a orientação da professora Maria José Lopes Macedo.
Janayara Rodrigues Veras, da UI Dagmar Desterro e Silva, de Alto Alegre do Pindaré, com o texto: “As damas do roçado”, sob a orientação da professora Maria José de Sousa Silva.
Denilson Alves de Sousa, da EM Santa Úrsula, de Coelho Neto, com o texto: “Lugarzinho assombroso”, sob a orientação da professora Maria Roseneide da Silva Alves.
Israel Fernandes Costa, do IFMA, de Santa Inês, com o texto: “O ônibus amarelo é o meu lugar”, sob a orientação do professor Elinaldo Quaresma.

Memórias literárias
Maria Clara Leal de Sousa, da UE Pe. Santiago Prieto, de São João dos Patos, com o texto: “Pedra Consinada”, sob a orientação da professora Iris Nazaré Barros dos Santos.
Luís Henrique Lima Alves, do Colégio Frei Germano de Cedrate, de Trizidela do Vale, com o texto: “Galopadas na velha Estrada Nova”, sob a orientação do professor Gessé Alves Ferreira.
Profa. Íres, Aluna, família e gestora
Anderson Carlos Lopes Gatinho, da UI Cândido Reis Costa, de Apicum-Açu, com o texto: “Inesquecíveis Lembranças”, sob a orientação da professora Maria de Lourdes Cardozo Castro.

Poema
Johnilton Costa da Silva, da UI Dagmar Desterro e Silva, de Alto Alegre do Pindaré, com o texto: “A vida no meu lugar”, sob a orientação da professora Maria José de Sousa Silva.
Jardel Santana Sousa, da UE Governador Newton Bello, de São João dos Patos, com o texto: “Canção dos Patoenses”, sob a supervisão do professor Cleiton da Silva Corrêa.
Renato Platinir Miranda Luiz, da Escola de Tempo Integral Paulo Freire, de Porto Franco, com o texto: “Gosto tanto daqui”, sob a orientação da professora Hildamara Feitosa dos Santos.

Professores como estes, especialmente a profa. Ires, guerreira, e que todos os anos participa com classificações, incentivando cada vez mais os alunos de um bairro tão humilde como o Pe. Santiago, apoiada pela profa. Francilene Madeira (Gestora), merecem mais do que a nossa admiração e respeito, merecem o nosso carinho especial.
  

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

SEDUC ABRE EDITAL PARA CONCURSO DE REMOÇÃO DE SERVIDORES

       A Secretaria Estadual de Educação (Seduc/MA) abrirá, a partir da próxima segunda-feira (20), até 1º novembro, inscrições para o concurso interno de remoção de servidores integrantes do subgrupo magistério da educação básica.
           As vagas serão preenchidas nos municípios que compõem as Unidades Regionais de Educação (URE´S), mediante as condições estabelecidas no edital que está disponível no endereço eletrônico da Seduc (www.educacao.ma.gov.br). O concurso destina-se aos servidores que pertencem ao quadro de cargos efetivos da Seduc, integrantes do subgrupo magistério da educação básica.

         Serão oferecidas vagas provenientes de vacância, mediante dados fornecidos pela secretaria, nos meses de outubro e novembro do ano passado.

          Os interessados deverão se inscrever nas sedes das UREs ou na Superintendência e Administração de Recursos Humanos da Seduc (SARH), situada na Rua Oswaldo Cruz, nº 775, Centro, com requerimento dirigido à Comissão do Processo de Seleção por Concurso Interno de Remoção, com a indicação do município e disciplina, de acordo com as áreas ofertadas. Para realizar a inscrição, o candidato deverá juntar os documentos necessários, exigidos no edital.

         Poderá participar do concurso o servidor que tenha ingressado há pelo menos três anos no respectivo cargo e aquele que não tenha sido removido há, pelo menos, 600 dias letivos, considerados a partir da data da publicação da portaria de remoção.

        Ainda de acordo com o edital, não haverá remoção para os servidores que estejam nas seguintes condições: em estágio probatório; respondendo a sindicância ou processo administrativo disciplinar; e em afastamento preliminar à aposentadoria.

        O concurso será julgado por uma comissão composta por seis membros, sendo dois da Secretaria Adjunta de Ensino (SAE), um da Secretaria Adjunta de Coordenação das Unidades Regionais (SARE), um da Superintendência de Assuntos Jurídicos (SUPERJUR) e dois da SARH.

      Após a divulgação do resultado, que será feita através da intranet ou outro meio eletrônico, o servidor removido terá, no máximo, 30 dias, a contar dos efeitos da data de remoção, para apresentar-se no município de destino.

        A lista completa dos municípios e suas respectivas vagas para o concurso de remoção está disponível no endereço eletrônico: www.educacao.ma.gov.br.

EDUCAÇÃO DO ESTADO TERÁ PSICÓLOGOS E ASSISTENTES SOCIAIS

      
  O Plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, por unanimidade, na sessão desta quarta-feira (15), o projeto de lei, que dispõe sobre a introdução de assistentes sociais e psicólogos no quadro de profissionais de educação em cada escola da Rede Estadual de Ensino do Maranhão. A matéria segue agora para a sanção do governo do Estado.
          Segundo o autor do projeto, o Dep. Othelino Neto, o objetivo é fazer com que a Rede Pública de Ensino possa, obrigatoriamente, ter um psicólogo e um assistente social, profissionais que vão dar uma assistência maior ao estudante, à criança, ao adolescente, que, em muitos casos, estão numa situação de risco.
De acordo com Othelino, é necessária a presença do assistente social na escola para fazer o acompanhamento daquelas crianças e adolescentes que forem vítimas de qualquer tipo de violência, seja ela doméstica ou social. Para o deputado, o profissional é uma figura essencial para fazer esse tipo de trabalho e encaminhar determinados casos para o Conselho Tutelar.
       “Com a presença do psicólogo, por exemplo, a rede pública poderá cuidar dos aspectos subjetivos e emocionais, preparar a criança para que eventuais traumas provocados ou por violência ou por separação social muito forte não provoquem distúrbios emocionais no futuro”, defendeu.
         Othelino esclareceu que o projeto de Lei estabelece que essas vagas de assistente social e de psicólogo serão ocupadas através de concurso público. A proposição especifica, inclusive, um prazo para que o Estado se adeque e realize um certame para nomeação destes profissionais.

Fonte: Agência Assembléia- Via Gilberto Leda

MEGA REVISÃO DA URE- CONFIRMADA PARA 30 & 31 DE OUTUBRO

-FAÇA JÁ A SUA INSCRIÇÃO-

REGULAMENTO:



EXPERIMENTOTECA- ESCOLAS DA URE DE SÃO JOÃO DOS PATOS SÃO INDICADAS

             DIANTE DE VÁRIAS AÇÕES DESENVOLVIDAS PELA URE DE SÃO JOÃO DOS PATOS SOBRE A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE LABORATÓRIOS NAS ESCOLAS COMO: REMANEJAMENTO DE LABORATÓRIOS, REVITALIZAÇÃO ATRAVÉS DO PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR, FORMAÇÕES CONTINUADAS E ATÉ UMA PESQUISA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE O ASSUNTO, A URE RECEBE A OPORTUNIDADE DE INDICAR ESCOLAS QUE NÃO DISPÕEM DESTES RECURSOS, ATRAVÉS DA SECRETARIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA.
       FORAM INDICADAS, DESTA URE,  15 (QUINZE) ESCOLAS, APTAS A RECEBER OS LABORATÓRIOS, E É COM GRANDE SATISFAÇÃO QUE A EDUCAÇÃO DESTE ESTADO GANHA MAIS UM REFORÇO.


quarta-feira, 15 de outubro de 2014

AUDITORIA NA URE

         COM VISTAS A APURAÇÃO DE DADOS LIGADOS A SITUAÇÕES IRREGULARES DE SERVIDORES, BEM COMO APURAÇÃO DE DENÚNCIAS LIGADAS A OUTRAS IRREGULARIDADES EM ESCOLAS, ESTEVE, CAPTANDO DEPOIMENTO, DE SERVIDORES DA URE E DE GESTORES ESCOLARES, NESTE DIA 14/10/14, UMA EQUIPE DE SINDICÂNCIA DA SEDUC LIDERADA PELO DR. MARLOS PATRÍCIO GOMES PESSOA.
         ALERTAMOS A GESTORES, PROFESSORES E/OU DEMAIS SERVIDORES QUE POR VENTURA ESTEJAM EM SITUAÇÃO IRREGULAR, SEJA ESTA POR ABANDONO DE CARGO, ACÚMULO OU QUALQUER  OUTRA, QUE PROCURE REGULARIZAR-SE A FIM DE EVITAR PERDAS SIGNIFICANTES.

PROFESSOR, PARABÉNS PELO SEU DIA!


segunda-feira, 6 de outubro de 2014

REUNIÃO DE GESTORES-FOCO III

      A URE DE SÃO JOÃO DOS PATOS ESTARÁ REALIZANDO NESTA QUINTA-FEIRA, DIA 09/10, A PARTIR DAS 8:00 h , NO HOTEL ESTRELA D`ALVA, A FOCO-III COM A TEMÁTICA: "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM".

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

XXII MARATONA DE QUÍMICA: 6 redações selecionadas para representar o CE Leda Tajra em Natal-RN

A Maratona de Química é uma atividade voltada para incentivar estudantes de nível médio no contexto educacional do Ensino de Química, abrindo perspectivas a esses alunos, de melhor aplicabilidade dos fenômenos químicos observados e despertar o interesse dos mesmos a seguirem a carreira da Ciência Química e/ou de Engenharia Química.
O requisito para participar da Maratona de Química foi a elaboração de uma redação sob o Tema "Química e Sociedade: Motores da Sustentabilidade".
Após a avaliação das redações, foram selecionados 40 participantes para se apresentarem em Natal por ocasião da realização do 54º Congresso Brasileiro de Química. Os selecionados pagam a quantia simbólica de R$ 60,00 (sessenta reais). Caso o aluno seja oriundo da Rede Estadual ou Municipal de Ensino a quantia a ser paga é de R$ 40,00 (quarenta reais) e o mesmo deverá comprovar essa condição. O pagamento das inscrições deverá obedecer ao calendário do evento.
Os participantes cumprirão atividades conforme o Regulamento do Evento e os melhores receberão Certificados na Solenidade de Encerramento do CBQ. Caberá aos 3 (três) primeiros colocados premiação especial.
Nesse ínterim o CE Professora Leda Tajra participará na 2º etapa com 6 alunos, entre os 40 selecionadas. A educação se faz com a colaboração coletiva dos profissionais compromissados com o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos, explorando as diversas habilidades e capacidades dos mesmos.
Mais uma vez o CE Professora Leda Tajra está de parabéns!
 Participantes selecionados para a 2ª etapa:

Elane Gomes da Silva
Ezaú da Costa Santos
Gerson Breno Morais de Sousa
Marcos Vinícius Nunes de Oliveira
Marieta de Almeida Sousa
Rogéria Bezerra Sousa

PARABÉNS AO CE LEDA TAJRA!

Na 2ª Fase da Olimpíada Maranhense de Química: Aluna do CE Profª Leda Tajra recebe Menção Honrosa


        A Olimpíada Brasileira de Química é um evento de cunho competitivo, que anualmente se inicia no mês de agosto, para estudantes do ensino médio e tecnológico.
    A OBQ destina-se a estudantes do ensino médio, de escolas federais, estaduais, municipais e particulares do Brasil. Os participantes são divididos em dois grupos:

        Grupo A - alunos do 2º. ano do ensino médio ou séries anteriores;

        Grupo B - alunos do último ano do ensino médio ou tecnológico.

    Somente podem participar alunos de estados em que haja um coordenador da Olimpíada;
     Os estados participantes realizarão, preliminarmente, seleções regionais (fase I) e olimpíadas estaduais (fase II) com critérios de seleção estabelecidos pelos coordenadores locais.
       Para cada estado, são selecionados, através de tais fases estaduais, 20 alunos para cada grupo.
     Pela primeira vez o Centro de Ensino Professora Leda Tajra, em Buriti Bravo-MA participou da Olimpíada Maranhense de Química e como resultado a aluna Rogéria Bezerra Santos, do 1ª Série do Ensino Médio recebeu Menção Honrosa. Participaram desta fase os 10 alunos de cada série do Ensino Médio, classificados na etapa realizada nas escolas. Os alunos que conseguiram medalhas serão os representantes do Maranhão, na Olimpíada Brasileira de Química em 2015.
       As provas foram realizadas nas cidades de Bacabal, Buriti Bravo, Imperatriz e São Luís.
        Este resultado faz jus ao trabalho pedagógico de apoio e incentivo que os profissionais e professores da escola vêm fazendo há alguns anos, priorizando o ensino de qualidade, valorizando as diversas inteligências, e colhendo resultados com alunos que estão se destacando em diversas atividades dentre as quais, Olimpíadas, Concursos e testes nos quais mais se identificam.

Parabéns a aluna Rogéria e ao CE Leda Tajra!