s

sábado, 26 de julho de 2014

LUTO

    A URE DE SÃO JOÃO DOS PATOS SENTE PROFUNDAMENTE A PERDA DA NOSSA QUERIA PROFA. MARIA DOS REMÉDIOS COIMBRA, OU COMO DE PRAXE, PROFA. COIMBRA (SUPERVISORA DE GESTÃO DE PESSOAL DOCENTE).
           DELA, NÃO PODEMOS ESQUECER SEU JEITO JOVEM E ALEGRE QUANDO NOS ATENDIA, QUE O PAI LHE RECEBA E LHE CONDUZA NA CAMINHADA PARA A VIDA ETERNA.

terça-feira, 22 de julho de 2014

NECESSIDADE DE LIVROS

        Há uma necessidade urgente de se atender uma escola em S. Luís com livros didáticos conforme tabela de necessidades em anexo.
        Caso haja disponibilidade em escolas de sua Regional por gentileza entre urgentemente em contato com o Coordenador do Livro Didático desta URE- Sr Paulo Oliveira.
        Segue a lista de livros: https://drive.google.com/file/d/0B8jrR8QgfoQfME1Md1NrNEdDa0E/edit?usp=sharing https://docs.google.com/forms/d/1uMTRI0Xtgopac5-_1347zEgsfabV1IMZSS2esau0bNQ/edit?usp=sharing



REUNIÃO DE PLANEJAMENTO E DISCUSSÃO DO 2º SEMESTRE

                 DEPOIS DA COPA, E DO PERÍODO DE RECESSO ESCOLAR, A URE PLANEJA A REUNIÃO DE ACOMPANHAMENTO E DISCUSSÃO DO ANDAMENTO E CONCLUSÃO DO ANO LETIVO DE 2014 A PAUTA IRÁ CONTEMPLAR PONTOS IMPORTANTES PARA O BOM ANDAMENTO DO ANO LETIVO E QUE DEVERÁ SER APRESENTADO PELO GESTOR NA I REUNIÃO DO 2º SEMESTRE PREVISTA PARA MEADOS DE AGOSTO DE 2014.
            A EFETIVAÇÃO DAS AÇÕES DEVERÃO ESTAR EM DIAS COMPROVADAMENTE, ATÉ A DATA DE 08 DE AGOSTO.

LEMBRETE DAS AÇÕES:

1º) Lançamento dos dados escolares no CENSO ESCOLAR 2014. 
            Os dados de matrículas, necessidade de transporte escolar, características etnico raciais da comunidade, bem como especificidades dos alunos, com necessidades especiais, dentre outros, deverão ser lançadas no sistema do CENSO e de forma correta a fim de que os recursos e os programas federais voltados ao suprimento das demandas atendam corretamente às necessidades das Comunidades Escolares. 

2º) Lançamento de dados no SIAEP referentes ao aproveitamento escolar do 1º e 2º períodos letivos de 2014 
               As escolas precisam orientar e direcionar o trabalho dos professores no sentido de concluir o lançamento dos dados de notas, frequências e conteúdos ministrados aos alunos da Rede Estadual de Ensino a fim de que se possa ter um diagnóstico mais preciso e imediato possível de seu desempenho e que, com isso, as equipes pedagógicas das escolas e da URE possam analisar os resultados e planejar ações de intervenção. 
              O lançamento dos dados no SIAEP estão assegurados na Portaria Nº 1.417 da SEDUC, onde se estabelece um prazo máximo de 15 dias para o lançamento desses dados, após o término do período letivo. 

3º) Realização da reunião do Conselho de Classe referente aos resultados do 1º e 2º período letivos 
              Deverão haver duas grandes reuniões por turno, uma com os alunos representantes de turmas e outra com professores representantes de áreas do saber e que, no conjunto, consigam abranger a todas as turmas do turno. 
Ambas as reuniões poderão ser separadas e materializadas em atas próprias. 
 
O que deve conter nas atas? 
             
               Análises dos resultados de notas, frequências e indisciplinas discentes, bem como o desempenho dos professores das diversas disciplinas escolares, de forma a se ter um quadro amplo de fragilidades (deficiências) no processo de ensino e aprendizagem e, a partir daí, traçar um planejamento de intervenção para correção das problemáticas. 
               Deve-se analisar turma por turma e elencar os casos mais significativos e que precisam de atenção mais focada. 
               As atas devem ser encaminhadas à URE que, por sua vez, com sua equipe pedagógica, analisa o conteúdo e oferece parecer às escolas, com orientações e encaminhamentos de intervenção. 
               A não realização do Conselho de Classe no final do bimestre letivo pode implicar prejuízos aos alunos e problemas no final de ano com resultados negativos de evasão e reprovação. 

4º) Preenchimento dos PRC's (Planos de Redesenho Curricular), no PDDE Interativo
              As escolas devem abrir o PDDE Interativo, observar os campos do PRC, reunir representantes de professores e de alunos, estudar os 8 macrocampos do PROEMI, delinear propostas de ações de intervenção voltadas à solução de deficiências na escola (como elevada evasão, distorção idade série, baixo desempenho, violência, etc). 

5º) Montagem da comissão eleitoral do Grêmio Estudantil 
              Os representantes de turmas deverão fazer uma reunião para montar a comissão preparatória da eleição do Grêmio Estudantil (caso a escola ainda não tenha). 
             A SEDUC disponibilizam material de orientação e instrumentais de auxílio ao cumprimento das etapas da eleição. 
A comissão deverá estar montada até o dia 38 de agosto. 

6º) Reunião do Colegiado Escolar 
              O Colegiado Escolar, eleito em 2014 e composto por 4 pessoas, a saber, um representante e suplente de: aluno, professor, servidor e pai. 
O órgão tem a atribuição principal de fiscalizar a administração dos recursos escolares, bem como o bom funcionamento da instituição. 
             Com os recursos do PROEMI, além dos recursos de alimentação escolar, FEE (Fundo Estadual de Educação) e PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola), o Colegiado deve acompanhar a aplicação dos recursos, tendo em vista ser este órgão que irá analisar e validar as prestações de contas da escola, coassumindo, assim, a responsabilidade pela correta gestão dos recursos e, também, as penalidades por falhas em sua aplicação. 

7º) A articulação da Chamada Pública da Compra Local de Alimentação Escolar 
             A Chamada Pública da Compra Local da Alimentação Escolar está aberta desde o dia 14 de julho para recebimento de envelopes com propostas de vendas dos agricultores familiares às escolas. 
             As escolas podem escolher mais de um agricultor fornecedor e não precisam limitar-se ao menor preço, mas estabelecer critérios justos e que privilegiem o agricultor local. 
              Este programa visa o desenvolvimento local sustentável e a elevação da segurança alimentar das comunidades do Médio Sertão, também considerado um Território da Cidadania. 
             As gestões escolares, professores e demais membros da comunidade escolar precisam divulgar a Chamada Pública que vai até o dia 4 de agosto de 2014. 
Deve-se contactar os sindicatos rurais dos municípios e, ainda, divulgar em veículos de comunicação (rádios, blogs, tv) como utilidade pública. 

      A URE de São João dos Patos conta hoje com um técnico que acompanha e registra o prazo de cumprimento das demandas.
      De já agradecemos a compreensão das comunidades escolares e o ensejo de cumprimento do prazo para as ações acima elencadas.

segunda-feira, 21 de julho de 2014

ESCOLAS DA URE DE SÃO JOÃO DOS PATOS RESTAURAM LABORATÓRIO

Alunos do CE Carvalho Guimarães praticando experimentos em aula de química- Julho-2014
        
           O PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR É UM PROGRAMA QUE POSSUI COMO FOCO PRINCIPAL A REVITALIZAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DAS ESCOLAS DO ENSINO MÉDIO, E NAS ESCOLAS DA URE DE SÃO JOÃO DOS PATOS, O OBJETIVO SE ENGRANDECE MAIS AINDA QUANDO SE TRATA DO MACROCAMPO DAS CIÊNCIAS.
         SEGUE COMO EXEMPLO O CE CARVALHO GUIMARÃES, NO MUNICÍPIO DE BURITI BRAVO  QUE SE DESTACA PELA IMPLEMENTAÇÃO DOS RECURSOS E REVITALIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS, ELEVANDO A AUTO ESTIMA DE ALUNOS E PROFESSORES NO QUE TANGE NA BUSCA DO SUCESSO EM SUAS AULAS.
         COM A ENTREGA DOS TABLET`S EDUCACIONAIS, OS PROFESSORES AUMENTAM SEU PODER DE CONSULTA E PODEM PREPARAR SUAS AULAS COM PESQUISAS BASTANTE APROFUNDADAS PARA A MELHORIA DAS AULAS NOS LABORATÓRIOS.
         ALÉM DOS TABLETS, UMA PESQUISA EM PARCEIRIA COM BOLSISTAS DO IFMA PERMITE TAMBÉM ENTENDER QUE FATORES CONTRIBUEM PARA A UTILIZAÇÃO DOS LABORATÓRIOS NAS ESCOLAS.
         PARABÉNS PELA CONQUISTA E CONFIAMOS NO TRABALHO DO CE CARVALHO GUIMARÃES.

Veja sugestões de como montar um laboratório na sua escola: http://gestaoescolar.abril.com.br/espaco/como-montar-laboratorio-ciencias-completo-648551.shtml

 

SEDUC DISPONIBILIZA MANUAL PARA A IMPLEMENTAÇÃO DOS GRÊMIOS


    Entende-se democracia como um processo político e social, em que a participação dos cidadãos é muito importante para definir a prática democrática. Com base nessa premissa, é que compreendemos a gestão democrática como propulsora de movimentos importantes em funcionamento na escola, onde há participação de alunos, funcionários, professores e pais, atuando diretamente na busca da construção de uma nova instituição, uma escola para todos.


     Dessa forma, a democratização do processo de gestão deve garantir, através do exercício permanente de análise e de ações participativas, o acesso igualitário às informações a todos os segmentos da comunidade escolar, assim como a aceitação da diversidade de opiniões e interesses. 

      Nesse contexto, a organização dos grêmios estudantis na escola pública favorece a convivência entre os nossos jovens, de maneira amistosa. O Grêmio em sua essência deve ser resultado da vontade coletiva dos próprios alunos. São eles que devem reconhecer a sua importância, definindo seu perfil e forma de atuação. Vale salientar que um de seus principais objetivos é contribuir para aumentar a participação dos alunos nas atividades de sua escola, fazendo com que eles se articulem, junto com pais, funcionários, professores, coordenadores e gestores na programação, na construção das regras e elaboração de propostas para melhoria da instituição escolar.

      Os grêmios, uma vez organizados dessa forma, exercem papel imprescindível na formação do aluno, devendo revelar, de forma concreta ações que envolvam as dimensões social, cultural, científica, desportiva e política.

       Ao citarmos a grande escritora Clarice Lispector, lembramos que na sua fala “Ser estudante é algo muito sério. É quando as idéias se formam, é quando mais se pensa num meio de ajudar o Brasil”. E percebemos o quanto a força da juventude pode beneficiar as escolas, de forma responsável, pois a organização dos estudantes é fundamental para o enfrentamento das divergências, para a ampliação da capacidade de negociação e para o fortalecimento dos vínculos que tecem a rede social na escola.

SEDUC LANÇA O GUIA PROFESSOR QUE TRATA DA AVALIAÇÃO


        O “Guia do Professor” tem o objetivo de orientar a prática avaliativa das escolas da rede estadual de ensino. É importante evidenciar que a prática avaliativa definida pela rede estadual nas Diretrizes Curriculares faz parte de uma proposta pedagógica dialética e construtiva. Nesse contexto, a avaliação não está posta para julgar e definir a vida dos estudantes com base em tomadas de decisões imediatistas e simplistas, mas, sim para diagnosticar a situação e criar condições para que os estudantes possam ter experiências de vida mais desenvolvidas, ao mesmo tempo mais complexas, porque a função essencial da avaliação é cuidar da aprendizagem dos estudantes de maneira sistemática, processual, em um contexto necessariamente pedagógico da avaliação.
            É importante ressaltar que as mudanças na Sistemática de Avaliação da rede estadual de ensino contidas no Guia, também, são resultados da Pesquisa Meta Avaliação. Essa pesquisa foi uma ação valiosa, tendo em vista a operacionalização e melhoria da prática avaliativa nas escolas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa aplicada a um universo amostral significativo de 10. 800 pessoas. Do universo avaliado, 44,5% foram de alunos, 48,5% de professores e 7% de gestores e supervisores escolares.
            Desse modo reiteramos que o Guia do Professor tem como finalidade contribuir para que a avaliação aconteça da maneira mais adequada possível e seja pedagógica, constituindo-se em expediente inteligente para que você professor (a) possa aprimorar, segundo Pedro Demo, “seu ofício de fazer o aluno aprender”. Esperamos, portanto, que este documento cumpra de fato seu papel substancial, de guiá-lo neste processo de cuidar daquilo que é o mais importante na escola: a aprendizagem dos nossos estudantes.

Considerando que desejamos que os estudantes desenvolvam o pensamento crítico e sejam mais participativos e autônomos, não poderemos utilizar só provas, faz-se necessário a aplicação de diferentes instrumentos avaliativos. A avaliação da aprendizagem, portanto, é uma estratégia, que se bem feita promoverá a aprendizagem de todos os estudantes com eficácia.

Acesse o link: https://drive.google.com/file/d/0B8jrR8QgfoQfbGVNNDJYM01vbGM/edit?usp=sharing

GESTORES COMEÇAM A SER NOTIFICADOS

        GESTORES ESCOLARES COMEÇAM A SER NOTIFICADOS POR NÃO CUMPRIMENTO DO DOCUMENTO QUE INSTITUCIONALIZA DO SIAEP.
        JÁ ESTAMOS NO INÍCIO DO SEGUNDO SEMESTRE LETIVO E DIVERSAS ESCOLAS DA URE AINDA NÃO CONCLUÍRAM O ANO LETIVO DE 2013, POR ISSO, A SEDUC SE RESPALDA E A URE CUMPRE A NOTIFICAÇÃO DE GESTORES PENDENTES NO SISTEMA.
             ÀS ESCOLAS QUE ESTIVEREM REGULARIZANDO SUA PENDENCIA E TÃO LOGO CONCLUA, FAVOR DESCONSIDERAR OS DADOS DISPOSTOS.
         VERIFIQUE SE SUA ESCOLA ESTÁ PENDENTE ACESSANDO O LINK: https://drive.google.com/file/d/0B8jrR8QgfoQfa05nTTI1aEhUM1E/edit?usp=sharing

domingo, 20 de julho de 2014

JOVEM DA URE DE SÃO JOÃO DOS PATOS TEM ENCONTRO COM MINISTRO DA EDUCAÇÃO

Bruno- em pé à direita do Ministro
       Bruno Noleto (15), residente no município de  Paraibano, e aluno do CE Epitácio Pessoa é o mais novo Parlamentar Juvenil do Mercosul representante do Maranhão. 
Após várias etapas da seleção que inclui redação e entrevistas, selecionado na última em Gramado-RS, tem a incumbência de levar os anseios dos jovens maranhenses ao Brasil e Amárica Latina, como destaca a matéria do MEC disponível em:http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=20594.

       Em Brasília esta semana, encontrou-se com os Parlamentares Juvenis de todo o Brasil em audiência com o Ministro da Educação, Henrique Paim. Este é o Terceiro Parlamentar Juvenil do Mercosul eleito desta URE, além do Jovem Parlamentar.
        A URE de São João dos Patos trabalha para ir mais longe. Oportunizando alunos e professores a participarem de experiências externas, como é o caso do professor José Leite, professor de Língua Inglesa do CE Epitácio Pessoa que recentemente participou de um intercâmbio nos Estados Unidos, além da professora Rossilda Loyola, da mesma escola e da aluna Mylane Brandão que foi à Espanha participar de um Festival de curta metragem.

         

quinta-feira, 17 de julho de 2014

ESCOLAS DA URE DE SÃO JOÃO DOS PATOS RECEBEM MELHORIAS

Ap. de ar condicionado - junho 2014
        Com o objetivo de garantir um padrão mínimo para a qualidade do ensino, a URE de São João dos Patos através da  Secretaria de Estado da Educação do Maranhão está buscando garantir melhores condições para o ensino para nossas escolas. Com isso vem avançando em uma série de ações que contemplam as 23 escolas e os 17 anexos da nossa URE,como carteiras novas, aparelhos de ar condicionado e reformas nos prédios.
Ap. Arcondicionado- julho-2014
      Os dados são animadores, pois até o momento já foram distribuídas 2.000 carteiras, estão sendo entregues desde junho, 121 aparelhos de ar condicionado além do encaminhamento de reformas, até o momento, para as escolas: CE Carvalho Guimarães e CE Leda Tajra (Buriti Bravo), CE Antônio Jorge Dino(Colinas), CE Anália Neiva (Nova Iorque), CE Aluízio Azevedo (Jatobá) e CE Sen. José Neiva (Lagoa do Mato), além de processos que existem em andamento.
Alunos do CE Carvalho Guimaraes

       Seis escolas da URE receberam transformadores para aumentar a capacidade elétrica, são elas CE Lucas Coelho (B. Leite), CE Epitácio Pessoa (Paraibano), CE Maria J. Macedo e CE João Pessoa (Colinas), CE Antônio Reinaldo Porte (P. Franca) e CE Carvalho Guimaraes (B. Bravo)
     
Carteiras- maio 2014
O NTE da São João dos Patos está desenvolvendo uma força tarefa para entregar todos os Tablets a professores até o dia 30/07 para que possa atender a toda a demanda com a formação dos professores do Ensino Médio pelo Pacto Nacional.
Reforma CE Carvalho Guimaraes
       Duas formações estão sendo planejadas para atender aos Supervisores, Coordenadores e apoio pedagógico das escolas, além de outras ações que visam desenvolver o ensino na nossa URE. 
CE Epitácio Pessoa
          Sete novas escolas foram indicadas a participar do Programa Ensino Médio Inovador para a adesão 2014, totalizando assim 22 escolas contempladas nessa URE.

          Oferta de cursos profissionalizantes e Pré-Vestibular em 14 pólos (Escolas) da regional.
               Esperamos que todas essas melhorias possam se converter em resultados positivos nos índices das nossas escolas.
Certificação do M Profissional- B. Leite.
CE Lucas Coelho

terça-feira, 15 de julho de 2014

EDITAL DO EXAME NACIONAL DE ACESSO AO PROFMAT 2015

         Foi publicado o edital do Exame Nacional de Acesso ao PROFMAT 2015.
     O PROFMAT é uma pós-graduação stricto sensu para aprimoramento da formação profissional de professores da educação básica.
       É um programa semipresencial, com bolsas CAPES para professores em exercício na rede pública.
         Para mais informações acesse: www.profmat-sbm.org.br

Coordenação do PROFLETRAS torna público o Edital 01/2014 de acesso ao programa


         A Universidade Estadual do Piauí – UESPI, por meio da Coordenação do Mestrado Profissional em Letras, Campus Torquato Neto, torna público o Edital do Exame Nacional de Acesso ao Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) Nº 01/2014. O exame será executado pelo Núcleo Permanente de Concursos (COMPERVE) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

        O PROFLETRAS é um programa de Pós-Graduação stricto sensu em Letras reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação. Tem como objetivo capacitar professores de Língua Portuguesa para o exercício da docência no Ensino Fundamental.

         Ele acontece de modo semipresencial com oferta simultânea em todo o território nacional no âmbito do Sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB), conduzindo ao título de Mestre em Letras. O programa tem 8 professores doutores credenciados, e está ofertando 15 vagas neste edital. As aulas se dão de modo presencial e atividades a distância.

         Podem participar do Exame Nacional candidatos portadores de Diploma de Curso Superior de Licenciatura em Letras, habilitação português, devidamente registrado no Ministério da Educação; e professor do Ensino Fundamental (1º ao 9º anos), em Escola da Rede Pública de Ensino do Brasil regularmente admitido e pertencente ao quadro permanente de servidores. A Coordenadora do Mestrado Profissional na UESPI, Profa. Nize Paraguassu Martins afirma: “O PROFLETRAS representa um avanço para a melhoria da qualidade do ensino de Língua Portuguesa no País”.

          A inscrição será feita, exclusivamente, via internet, pelo site www.comperve.ufrn.br, a partir das 8h do dia 21 de julho de 2014 até às 23h59 do dia 18 de agosto de 2014,observando o horário oficial de Brasília. A taxa de inscrição será no valor de R$ 50,00 (cinquenta reais)

         Mais informações no edital completo: Edital

Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com
(86) 3213-7398

sexta-feira, 11 de julho de 2014

INFORMATIVO RH

        A Superintendência de Administração de Recursos Humanos/SARH/SEDUC, no intuito de dirimir dúvidas relacionadas à vida funcional dos servidores, visando à padronização e agilização dos procedimentos, presta os seguintes esclarecimentos: 

1. Remoção – foi publicado, no DOE, de 23 de maio de 2014, o Decreto Estadual nº 30.046, que regulamenta os artigos 44 a 50 da Lei nº 9.860, de 1º de julho de 2013 – Estatuto do Educador, que dispõe sobre o processo de remoção dos integrantes do Subgrupo Magistério da Educação Básica da Secretaria de Estado da Educação. 
Pontos importantes a serem observados: 
a) Período para formalização dos pedidos de remoção, a critério da Administração Pública, mediante concurso – 1º a 30 de outubro, conforme parágrafo único do artigo 4º do referido Decreto. 
b) Não haverá remoção para servidores que se encontram nas seguintes situações: 
- estágio probatório; 
 - respondendo à sindicância ou Processo Administrativo 
 Disciplinar; 
 - em processo de aposentadoria; 
 - que tenham sido removidos, há menos de 600 dias letivos. 

 2. A remoção do servidor, a pedido, independente do interesse da Administração, dar-se-á nos seguintes casos: 
 c) Saúde do Servidor ou dependente que conste dos assentamentos funcionais e comprovação da Junta Médica ou de médico da rede pública de saúde. 
 d) Acompanhar cônjuge, servidor público, transferido no interesse da Administração.

e) Por permuta, anualmente, antes do início do ano letivo, preenchidos os requisitos do Decreto nº 30.046/2014 

3. Resumos de Frequência – informar, no resumo de frequência, os servidores que se encontram em processo de aposentadoria, licenças de afastamento e férias. Atentar para o período de envio da frequência no sentido de atender ao prazo para encaminhamento do Mapa de Faltas ao Setor de Pagamento. 

4. Processos de Aposentadoria – orientar os responsáveis pelo Protocolo no sentido de que somente poderão ser protocolados os pedidos de aposentadoria com toda a documentação necessária para subsidiar e agilizar o processo. 

5. Férias – os servidores do quadro ADO, que não foram informados na tabela de férias, deverão entrar no site: www.educacao.ma.gov.br/espaco do servidor, cadastrando o período de gozo sempre no mês subsequente para adequar ao Relatório encaminhado ao Setor de Pagamento. Ressalte-se que períodos anteriores ao mês vigente do cadastro não terão como ser pagos. 

6. Documentos que necessitam de execução na Folha de Pagamento – deverão ser encaminhados até o dia 20 de cada mês, sob inteira responsabilidade do Gestor ou Supervisor. 

7. Terceirização – de acordo com o Art. 59, inciso III, da Lei Estadual nº 9.860/2013 – Estatuto do Educador é proibido “transferir a terceiros encargos que lhe sejam atribuídos”. A não observância dessa proibição resultará na aplicação de penalidades previstas na Lei nº 6.107, de 27 de julho de 1994 – Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado. 

8. Concessão de CET – não poderá ser concedida CET aos servidores nas seguintes situações: 
- Função Gratificada; 
- Duas matrículas; 
- Pendência de Portaria de Remoção; 
- Cargos que não pertençam ao Subgrupo Magistério da Educação Básica. 

9. Gestores nomeados – deverão ser encaminhados para a Supervisão de Gestão de Pessoal Docente – SGPD para assinatura do Termo de Aceite. 

10. Afastamento – todos os processos de afastamento para curso, licença sem vencimento, remoção deverão sair da URE com a manifestação do Chefe imediato e Gestor da URE. 

11. Afastamento para concorrer a cargo eletivo – como no ato da realização das convenções partidárias não são entregues as Atas de imediato, os servidores podem dar entrada no pedido de afastamento sem a apresentação da Ata. No entanto deverão fazê-lo a posteriori, sob pena de indeferimento do pleito. 





quarta-feira, 9 de julho de 2014

MESTRADO EM FÍSICA- INSCRIÇÕES ABERTAS

      A Sociedade Brasileira de Física lançou, no dia 03/06/2014, o Edital Nacional do processo seletivo para ingresso no Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, turma de 2014.

          O MNPEF é um programa nacional de pós-graduação de caráter profissional, voltado a professores de ensino médio e fundamental. O programa é coordenado pela SBF, e conta com 46 polos em instituições públicas de ensino superior por todo o país.

       O edital pode ser encontrado na página do programa, www.sbfisica.org.br/mnpef, em Editais (Edital 2014).

As inscrições vão de 10/06 a 15/07/2014.

São previstas bolsas para professores que sejam docentes na rede pública.

terça-feira, 8 de julho de 2014

URGENTE! LEVANTAMENTO DE PROFESSORES POR DISCIPLINA

       COM VISTAS A PLANEJAMENTO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES, SOLICITAMOS O ENVIO ATÉ ESTE DIA 09/07 DOS DADOS SOLICITADOS NO LINK: https://docs.google.com/forms/d/1OPR-3L1TamgY7G-dt4BuasIG1wkD9KJDEKZIy-WWNvU/viewform?c=0&w=1&usp=mail_form_link
          APÓS PREENCHIDO, O DEVERÁ SER CLICADO EM ENVIAR.
          OBSERVAR QUE:
1- PROFESSORES COM DUAS MATRICULAS, DOBRA DE CARGA HORÁRIA OU COMPLEMENTAÇÃO DE CARGA HORÁRIA DEVERÁ SER COMPUTADO APENAS UMA VEZ;
2- PROFESSORES QUE ESTÃO EM DESVIO DE FUNÇÃO (BIBLIOTECA, APOIO PEDAGÓGICO SECRETÁRIA ESCOLAR, ETC.)

FAVOR AO TOMAR CONHECIMENTO, INFORME AOS DEMAIS GESTORES, COM O OBJETIVO DE INFORMAR A TODOS A TEMPO.

URGENTE! INSERÇÃO DE DADOS PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA SOBRE AS DIRETRIZES CURRICULARES

        DE ACORDO COM O PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA SOBRE AS DIRETRIZES CURRICULARES DO ESTADO, A URE SOLICITA DE TODOS OS GESTORES QUE COORDENEM A INSERÇÃO DE DADOS PARA SOLICITAÇÃO DE DIÁRIAS.
        NA OPORTUNIDADE, DEVERÃO SER PREENCHIDAS ATÉ O DIA 09/07.
        PÚBLICO ALVO:

  • GESTORES ADJUNTOS;
  • SUPERVISORES;
  • TÉCNICOS DO SIAMA;
  • COORDENADORES, E;
  • APOIO PEDAGÓGICO;
       O BANCO DEVERÁ SER, PREFERENCIALMENTE, BANCO DO BRASIL.

      A INSERÇÃO DE DADOS FICARÁ SOB A INTEIRA RESPONSABILIDADE DO GESTOR GERAL DE CADA ESCOLA, PREENCHENDO E CLICANDO EM ENVIAR.

OS DADOS DEVERÃO SER FEITOS ATRAVÉS DO LINK: https://docs.google.com/forms/d/1buzru7Rp_pfZkvD_aKkkAOWa6t_4wBr0fRl778xzHg0/viewform?c=0&w=1&usp=mail_form_link

      DISPONÍVEL NESTE BLOG OU POR E-MAIL.

CENSO ESCOLAR 2014

       REFORÇAMOS QUE O PRAZO FINAL PARA A INSERÇÃO DOS DADOS ESCOLARES NO CENSO ESCOLAR 2014 IRÁ ENCERRAR EM 15 de AGOSTO , PORTANTO, FAZ-SE NECESSÁRIO QUE TODOS OS DADOS SEJAM INSERIDOS ANTECIPADAMENTE PARA QUE O PROCESSO NÃO ATRASE NO PERÍODO FINAL. 

8º PRÊMIO PROFESSORES DO BRASIL

      
    O Prêmio Professores do Brasil é uma iniciativa do Ministério da Educação, através da Secretaria de Educação Básica, juntamente com as instituições parceiras. Instituído em 2005, tem como objetivo reconhecer, premiar e divulgar o mérito de professores das redes públicas de ensino, pela contribuição dada para a melhoria da qualidade da educação básica. Para tanto, são avaliadas as experiências pedagógicas bem–sucedidas e inovadoras.


       O concurso tem três etapas: inscrição, avaliação e premiação.

       Estão aptos a se inscreverem todos os dois milhões de professores de todos os níveis da educação básica do sistema público de ensino brasileiro. Basta ter uma prática pedagógica criativa e bem sucedida (em andamento ou já concluída) com seus alunos e formalizar a inscrição.

     Na segunda etapa, uma comissão de alto nível analisa as experiências relatadas pelos professores e seleciona as mais relevantes.

     Em dezembro, numa grande festa de encerramento, estes professores e as escolas onde atuam são contemplados com o prêmio, tornando seu trabalho reconhecido por todos os que valorizam a educação brasileira.

      A 8ª Edição do Prêmio Professores do Brasil está dividida em duas categorias.

     A primeira categoria "Temas Livres" abrange as subcategorias: Educação Infantil;
     Anos Iniciais do Ensino Fundamental;
     Anos Finais do Ensino Fundamental; e Ensino Médio.

A segunda categoria "Temas Específicos" abrange as subcategorias:
Educação Integral;

sexta-feira, 4 de julho de 2014

VIDEO CONFERÊNCIA DO LIVRO DIDÁTICO

     A URE INFORMA QUE HAVERÁ UMA VIDEOCONFERÊNCIA SOBRE O LIVRO DIDÁTICO NESTE DIA 10/07 A PARTIR DAS 14:00 H NO CE EDISON LOBÃO EM SÃO JOÃO DOS PATOS.
     PÚBLICO ALVO: TODOS OS COORDENADORES DO LIVRO DIDÁTICO

IMPORTANTE! INSERÇÃO DOS PRC`S DO PROEMI

       ESCOLAS INDICADAS AO PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR TEM ATÉ O DIA 10/07 PARA INSERIR SUAS PROPOSTAS DE REDESENHO CURRICULAR NA ABA DO PDDE INTERATIVO.

quarta-feira, 2 de julho de 2014

VIDEO CONFERÊNCIA SOBRE O PROEMI- URGENTE- CORREÇÃO.

ATENÇÃO GESTORES E PROFESSORES ARTICULADORES DO PROEMI

       ACONTECERÁ NESTE DIA 03/07 (QUINTA-FEIRA) A PARTIR DAS 9:00 h APENAS NO PÓLO DE TRANSMISSÃO DA UNIVIMA DO CE EDISON LOBÃO EM SÃO JOÃO DOS PATOS.
       O TEMA A SER TRATADO É O PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR - PROEMI.
   DEVERÃO ESTAR PRESENTES TODOS OS GESTORES GERAIS E ADJUNTOS DAS ESCOLAS, BEM COMO SEUS PROFESSORES ARTICULADORES DO PROGRAMA, DE ESCOLAS JÁ CONTEMPLADAS E DE ESCOLAS INDICADAS PARA O INGRESSO 2014/2015.
      A INFORMAÇÃO NÃO FOI PÔDE SER REPASSADA POR TELEFONE DEVIDO A PROBLEMAS NA REDE DA SEDE DA URE, MAS PEDIMOS A TODOS OS GESTORES QUE TÃO LOGO SAIBAM DESTA INFORMAÇÃO, POSSAM PROPAGAR PARA OS DEMAIS COLEGAS EM FORMA DE RECONHECIMENTO DA IMPORTÂNCIA DO MESMO PARA NOSSAS ESCOLAS.

ATENCIOSAMENTE,


UNIDADE REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO JOÃO DOS PATOS