s

quinta-feira, 29 de maio de 2014

SISU- Relação de cursos já pode ser consultada pelos candidatos

       Os candidatos que pretendem o acesso à educação superior pública por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação já podem consultar a relação de cursos e vagas ofertadas. As inscrições para a edição do Sisu neste segundo semestre estarão abertas na segunda-feira, 2 de junho, e se estenderão até as 23h59 do dia 4 (horário de Brasília), conforme edital publicado na terça-feira, 27. Cada estudante pode fazer até duas opções de curso. Não haverá cobrança de taxa de inscrição.

         O Sisu toma como base as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A inscrição para a segunda edição de 2014 do Sisu estará restrita ao estudante que tenha participado do Enem de 2013 e que não tenha tirado nota zero na redação.

     Ao longo do período de inscrições, a classificação parcial e a nota de corte dos candidatos serão divulgadas on-line diariamente para consulta. No próprio sistema, o estudante pode vai tirar dúvidas sobre notas de corte, datas das chamadas, período de matrículas nas instituições, resultados e lista de espera.

         A primeira chamada será divulgada em 6 de junho, com matrículas nos dias 9, 10, 11 e 13. A segunda chamada, prevista para o dia 24, terá matrículas nos dias 27 e 30 de junho, 1º e 2 de julho.

        A consulta à oferta de vagas e as inscrições serão feitas exclusivamente na página do Sisu na internet a partir desta quarta-feira, 28.

        O Edital nº 18/2014, da Secretaria de Educação Superior (Sesu) do MEC, que define o processo de seleção unificada para este segundo semestre, foi publicado no Diário Oficial da União de terça-feira, 27.

Assessoria de Comunicação Social do MEC

sexta-feira, 23 de maio de 2014

CERTIFICAÇÃO DO PROGRAMA MARANHÃO PROFISSIONAL

ALUNOS DO PROGRAMA MARANHÃO PROFISSIONAL SÃO CERTIFICADOS EM BENEDITO LEITE.

     
      Em visita ao CE Lucas Coelho, o Diretor Regional de Educação, Prof. Renato Darcio acompanhou o andamento das turmas do Programa Maranhão profissional instalada em uma das dezesseis escolas da URE, verificou instalações e reuniu-se com a gestão, na oportunidade, fez a entrega dos certificados do Programa Maranhão profissional de forma simbólica a alguns alunos ali presentes como sugestão da gestão escolar.
A comunidade se demonstra bastante satisfeita com o programa oferecendo cursos de qualificação e Pré-Vestibular, atraindo alunos até da vizinha cidade do Piaui, Uruçui.
      Parabéns pelo empenho de todos!

“É preciso combater o desinteresse dos estudantes”

Daniel dos Santos
Especilistas defendem a necessidade de reformas na educação e contam como a tecnologia pode ajudar nessa transformação

    Alunos com tablets e smartphones, ambientes virtuais de aprendizado, redes sociais na educação... Como adotar e utilizar de forma correta os recursos tecnológicos para motivar os alunos e revigorar a educação foi um dos temas discutidos no painel “Aprendendo em todos os lugares e em todos os momentos: como a tecnologia está mudando os papeis na escola”.

        Tendo como base a evolução do mundo, principalmente na área tecnológica, Priscila Gonsales, diretora-executiva do Instituto Educadigital, falou sobre a necessidade de mudanças nas escolas e destacou a tecnologia como um motivador. “É preciso combater o desinteresse dos estudantes”, apontou ela, que apresentou dados da Fundação Getúlio Vargas mostrando que 40% dos jovens entre 15 e 17 anos que desistem de estudar fazem isso por acreditar que a escola é desinteressante.

      Gonsales também destacou o estudo TIC Educação 2012, do Comitê Gestor da Internet no Brasil, que mostra que apesar de 99% dos professores entrevistados no levantamento utilizarem a internet, apenas 29% fazem uso dessa ferramenta em projetos pedagógicos.

    Como uma forma adequada de utilizar essa ferramenta de ensino, Priscila apontou as iniciativas da chamada educação aberta, na qual o conteúdo é compartilhado e pode ser adaptado pelos usuários.

    Um bom exemplo disso é o REA, Recursos Educacionais Abertos (saiba mais em rea.net.br), materiais de ensino, aprendizado e pesquisa disponibilizados sob domínio público ou licenças abertas. “Nesse formato, cada um é produtor e receptor de conhecimento”, explicou. Em sua opinião, o conceito de que o material didático vem pronto, que não pode ser alterado, não faz mais sentido.

    Revisão de conceitosO pesquisador Cesar Nunes, da Universidade de São Paulo, também apontou no painel a importância da tecnologia como motivador dos alunos. “Ela consegue que os alunos entrem em um processo de engajamento profundo”, afirmou. “E isso é importante para aprendermos a olhar o que nos motiva”, completa. 

     Na opinião de Valdenice Cerqueira, coordenadora de tecnologia educacional do Colégio Dante Alighieri, os recursos tecnológicos são necessários, mas o professor precisa ter um olhar crítico sobre eles para não simplesmente encher a escola com esses equipamentos. 

     A especialista também destaca a necessidade de repensar alguns conceitos adotados pela escola. “Quando fui montar o projeto de mobilidade no Dante, verifiquei se havia alguma regra que determine que os alunos deve sentar um atrás do outro. E não tinha”, lembra ela. “O professor tem que recuperar a capacidade de surpreender os alunos. Sem ela, a gente começa a reproduzir rituais que nem sabemos se faz sentido. Quem disse que só podemos aprender na sala de aula, por exemplo?”, completa.

Matéria:http://educar.editorasegmento.com.br/materia/7766/%E2%80%9Ce-preciso-combater-o-desinteresse-dos-estudantes%E2%80%9D

PALESTRA COM CELSO ANTUNES EM BARÃO DE GRAJAU


          Foi realizada, dia 19/0514, segunda feira, no auditório da Pavel, às 17:00 horas, uma palestra promovida pela prefeitura municipal de Barão de Grajaú, através da Secretaria Municipal de Educação em parceria com a editora IMEPH, tema: Os desafios da Educação nos dias atuais, com o professor Celso Antunes: psicopedagogo, bacharel e licenciado em geografia, mestre em Ciências Humanas pela Universidade de São Paulo, especialista em inteligência e cognição. Educadores baronenses, foram privilegiados com a sua presença e com a troca de conhecimentos. Confira a foto!
Gestores e professores do CE Aristides Lobão


terça-feira, 20 de maio de 2014

URE de São João dos Patos agora elege dois novos Parlamentares Juvenis do Mercosul. Parabéns!

Sr. Gestor, bom dia!
      Sabemos que a Educação Básica em nosso país atravessa inúmeros problemas como altos índices de reprovação e abandono escolar. Porém, ainda assim existem educadores que conseguem fazer de sua prática educativa uma ação cheia de significados.
    O empenho destes é percebido através de processos seletivos onde os seus estudantes são aprovados com louvor.
   Considerando a dedicação dos profissionais envolvidos, é com grande alegria e satisfação que comunicamos o resultado do processo seletivo do Parlamento Juvenil do Mercosul. Parabenizamos a gestão escolar e os estudantes no envolvimento nas questões sociais e políticas do nosso país.
Adão Randerson Erislane Campos (Direita)
Ex-Parlamentares Juvenis do Mercosul 

      Dentre os indicados, os (as) estudantes BRUNO DE SOUSA NOLETO e LUCIENE DA CONCEIÇÃO SILVA do CE Epitácio Pessoa , município de Paraibano foram selecionados como representantes de nosso Estado.

     PARÁBENS! BRUNO DE SOUSA NOLETO E LUCIENE DA CONCEIÇÃO SILVA pelo sucesso e conquista. Continuem trilhando seus caminhos com empenho e dedicação.

Atenciosamente,

Négile Sinary Silva Dorneles Melo
Coordenadora de Ensino Médio- COEM

Programa de mediação tecnológica

       O Programa M TEC foi idealizado, em 2013, pela Secretaria de Educação do Estado do Maranhão com o objetivo de levar o Ensino Médio Regular Presencial por Mediação Tecnológica para a Zona Rural do Estado do Maranhão, principalmente, aos lugares mais longínquos e de difícil acesso e com deficiência de docentes especialistas para ministrar as disciplinas oferecidas nessa modalidade, além de garantir uma educação de qualidade a todos.
     Sendo assim, faz-se necessário a aplicação do Questionário Avaliativo aos gestores escolares , professores e alunos que fizeram parte do Programa M TEC em 2013.
       Este questionário avaliativo tem por objetivo a coleta de informações acerca da realização do Programa M TEC em 2013, para trabalharmos em cima das potencialidades e fragilidades do mesmo.
      
      Portanto, a sua avaliação sincera é de extrema importância para aprimorarmos as nossas ações.
      Além disso, todas as informações fornecidas serão tratadas com a mais estrita confidencialidade.

Parlamento Jovem Brasileiro e Programa Jovem Senador


     A Coordenação Estadual dos Programas Parlamento Jovem Brasileiro - PJB e Programa Jovem Senador, solicita atenção de Vossas Senhorias ao calendário de seleção dos alunos da Rede Estadual de Ensino , visando à participação dos mesmos nos referidos programas. Os prezados podem observar informações relevantes a cerca dos dois programas a seguir.



Sobre o Programa Jovem Senador


      CRONOGRAMA DA COORDENAÇÃO DO PROJETO JOVEM SENADOR 2014 (será enviado por e-mail para a escola)

      O Programa Senado Jovem Brasileiro, criado por meio da Resolução nº 42, de 2010, engloba o Projeto Jovem Senador e o Concurso de Redação do Senado Federal. Para fins deste regulamento, o nome sínteseJovem Senador será utilizado para referir-se ao conjunto das atividades do Programa.

      O Jovem Senador tem como objetivo proporcionar aos estudantes do ensino médio conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo no Brasil, bem como estimular o relacionamento permanente dos jovens cidadãos com o Senado Federal. 

      Para participar da edição de 2014, os estudantes devem elaborar uma redação com o tema “Se eu fosse Senador...”. Os autores das 27 melhores redações – um por unidade da Federação – serão automaticamente selecionados para vivenciar, em Brasília, o processo de discussão e elaboração das leis do País, simulando a atuação dos Senadores da República.

Sobre o Parlamento jovem Brasileiro

Cronograma do PJB/2014 (será enviado por e-mail para a escola)

      O Parlamento Jovem Brasileiro - PJB propõe a vivência do processo democrático, mediante a participação de estudantes do Ensino Médio em uma simulação da jornada parlamentar na Câmara dos Deputados.

      O Programa foi criado pela Resolução 12/03 da Câmara dos Deputados, foi regulamentado pelo Ato da Mesa Nº 49/04.

      A 11ª Edição do Programa será realizada no período de 21 a 26 de setembro de 2014, na Câmara dos Deputados, em Brasília, Distrito Federal.

      Procedimento de Inscrição PJB


      Os alunos do Ensino Médio devem elaborar um projeto de lei, pensando na realidade de seu país, observando os problemas que precisam de solução e propondo possíveis alternativas em formato de propostas de Lei. Sugere-se que o tema do projeto de lei esteja no domínio temático das comissões do PJB. Entretanto, o estudante poderá elaborar um projeto sobre qualquer tema do seu interesse, observando que sua proposta deve ser para o todo país e não somente para seu Estado ou Município.

       Lembramos que esta URE teve o aluno João Pedro, do CE Epitácio Pessoa em Paraibano como representante do PJB.

segunda-feira, 19 de maio de 2014

PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR


      GESTORES ESCOLARES QUE TIVERAM SUAS ESCOLAS INDICADAS NO PROEMI ADESÃO 2014/2015 DEVERÃO INSERIR SEUS PRC`S DE 12 A 30 MAIO.

ESCOLAS INDICADAS PARA ADESÃO 2014/2015

MUNICÍPIO ESCOLA
SÃO JOÃO DOS  PATOS CE DR. PAULO RAMOS
LAGOA DO MATO CE SEN. JOSÉ NEIVA 
BARÃO DE GRAJAÚ CE NEY BRAGA
BURITI BRAVO CE LEDA TAJRA
NOVA IORQUE CE ANÁLIA NEIVA
PASTOS BONS CE JOSÉ NEIVA
SUC. DO RIACHÃO CE MARIETA SÁ 
JATOBÁ CE ALUÍZIO AZEVEDO
SUCUPIRA DO NORTE CE ADONIAS LUCAS DE LACERDA
   
 INFORMAMOS QUE AS DEMAIS ESCOLAS JÁ INSERIDAS DEVERÃO RECEBER A SEGUNDA PARCELA AINDA EM MAIO.
  COMO JÁ TRATADO EM REUNIÃO E REGISTRADO EM ATA, AS INFORMAÇÕES SERÃO DISPONIBILIZADAS VIA E-MAIL PARA TODOS OS GESTORES.
   

Ônibus Escolares

      A governadora Roseana Sarney entrega, nesta terça-feira (20), às 15h, no Palácio Henrique de La Rocque, 75 ônibus escolares a 40 municípios. Este é o primeiro lote de um total de 136 veículos adquiridos em parceria com o Governo Federal, por intermédio do Plano de Ações Articuladas (PAR/Estadual) no Programa Caminho da Escola, do Ministério da Educação.

       Por meio do PAR/Estadual, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) solicitou ao Governo Federal, ano passado, 200 ônibus para o transporte escolar em municípios maranhenses, sendo que desse total, 136 já tiveram a entrega autorizada.

    Nesta primeira etapa, serão entregues 61 ônibus pequenos (capacidade para 25 estudantes) e 14 ônibus grandes (capacidade para 46 alunos). Os veículos serão encaminhados pelo Governo às Prefeituras, que são os entes executores do transporte escolar dos alunos da educação básica (que inclui os ensinos fundamental e médio).

     O investimento é da ordem de R$ 29.861.280,00, recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC). Os outros 61 ônibus que ainda não foram entregues pelo MEC estão sendo aguardados pelo governo.

       Os municípios beneficiados desta URE são: Benedito Leite, Barão de Grajaú, Buriti Bravo, Jatobá, Mirador, Passagem Franca, Sucupira do Norte, Sucupira do Norte e São João dos Patos.

     Para serem devidamente liberados para entrega aos Municípios, todos os ônibus passaram por vistoria para regularização documental, incluindo inspeção para a verificação dos itens de segurança necessários ao transporte de estudantes. O processo é realizado de forma minuciosa, atendendo aos critérios do programa do MEC.

      Nesse processo, houve inspeção dos veículos feita pela empresa responsável pelo fornecimento, para atestar se não houve avaria durante o transporte, como também por parte do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Além disso, a Seduc fez o controle de qualidade dos veículos e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) efetuou vistoria e emplacamento.

Foto: Handson Chagas (adaptado)

Fonte: http://www.blogsoestado.com/zecasoares/

VI GRANDE GINCANA DO CE ALUÍZIO AZEVEDO

        ACONTECERÁ NOS DIAS 06 e 07 DE JUNHO, NO GINÁSIO POLIESPORTIVO ADEGILDO ALVES DE LIMA EM JATOBÁ-MA, A PARTIR DAS 18:00 A IV  GRANDE GINCANA  . ALUNOS DO CE ALUÍZIO AZEVEDO E REGIÃO PARTICIPARÃO DO EVENTO QUE JÁ SE TORNOU O MAIS ESPERADO DA CATEGORIA ESTUDANTIL DA REGIÃO DE JATOBÁ.
               A URE DE SÃO JOÃO DOS PATOS APOIA E PARABENIZA A INICIATIVA.

terça-feira, 13 de maio de 2014

CE EDISON LOBÃO LANÇA LIVRO COMO RESULTADO DE PROJETO

     O Livro Crônicas: Vi e Escrevi é resultado de um projeto escolar intitulado Lendo e Escrevendo Crônicas inscrito e aprovado pelo Programa Criar, da Secretaria de Estado da Educação do Estado do Maranhão.
       A principal finalidade do projeto foi estimular a leitura, a escrita e a produção desse gênero textual para os alunos do 1º ano do Ensino Médio. Os professores Virgulino Barbalho Neto e Ana Cristina Nascimento da Rocha, juntamente com a direção do CE Edison Lobão de São João dos Patos foram mediadores do projeto de leitura  e produção de textos. De cada turma foi selecionados os dez melhores textos para compor o livro. As turmas participantes foram 100, 101, 102 e 103 do turno vespertino e noturno, a turma 100.
               Todas as crônicas escritas foram construídas a partir de fatos do cotidiano dos alunos, sem a intenção de uma grandeza literária ou padrões que fogem da realidade do aluno, definida como uma visão de mundo descrita sob a ótica dos alunos.

ESCOLAS DA URE REALIZAM SIMULADO PARA O ENEM

CE Maria José Macedo Costa
CE Maria José Macedo Costa- Colinas
CE Aquiles Lisboa- S.D. Azeitão

CE Aquiles Lisboa
Parabéns a todas as escolas pela iniciativa, e aos alunos pela participação. Continuemos envolvidos e disciplinados rumo aos nossos objetivos.

Segue algumas ações do plano de Metas da URE-2014

1-     Melhoria do Ensino:
- Acompanhar a execução de ações em 100% das escolas que possuem o PROEMI;
- Buscar alternativas de ensino por meio de projetos, orientando gestores e professores das escolas que não possuem o PROEMI;
-Orientar a elaboração de projetos pelo programa Criar em 80% das escolas;
- Elevar a participação de estudantes no ENEM para 70% em todas as escolas da URE;
- Elevar a média do ENEM em 10% na URE;
- Ganhar três posições no Ranking de Regionais do Estado em médias do ENEM;
- Atingir as metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB para a Educação Básica do Estado do Maranhão

2-     Universalização do Ensino Médio:
- Orientar e desenvolver projetos que reduzam a evasão;
- Ampliar o Programa de Mediação tecnológica para cinco escolas/anexos;
- Fortalecer o acompanhamento e o monitoramento do acesso e da permanência na escola por parte dos beneficiários de programas de assistência social e transferência de renda, identificando motivos de ausência e baixa frequência e garantir, em regime de colaboração, a frequência e o apoio à aprendizagem.

3-     Combate ao analfabetismo:
- Elevar o número de matrículas na EJA em 10%;
- Reduzir a evasão na EJA em 50%;

4-     Fortalecer o Regime de Colaboração – Prefeituras-Escolas-URE:
-Realizar reunião com Prefeitos e Secretários de todos os municípios que estão jurisdicionados à esta URE;
-Promover pelo menos 3 (três) eventos a nível regional com a colaboração de Prefeitos e Secretários Municipais de Educação;

sábado, 10 de maio de 2014

PARABÉNS À TODAS AS MAMÃES!




Aqui estou, para te dar meu carinho.
Sentir teu perfume embalando meus sonhos.
Teus abraços de amor a me proteger.
Teu sorriso, tuas mãos, tua pele, teus olhos.
Tudo que me faz crescer.
Agradeço a vida 
Consentida, refletida.
No espelho da alma 
Amiga e companheira
Agradeço o amor 
Tão suave em teu peito 
Tão puro e sem medo 
Tão mágico e pleno 
Da luz de Jesus 
Das bênçãos de Deus! Feliz dia das Mães!

Que Deus derrame suas bênçãos sobre as professoras que cuidam dos seus, e dos filhos de pessoas que também são mães! Parabéns às mães professoras, parabéns às professoras mães!

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Inscrições para o Enem 2014 serão abertas na segunda-feira, diz MEC

Provas serão nos dias 8 e 9 de novembro, segundo a assessoria da pasta.
As inscrições poderão ser feitas entre os dias 12 e 23 de maio.

SENHORES GESTORES, NÃO ESQUEÇAMOS DA META SEDUC, DE INSCREVER 95% DOS ALUNOS E 70% DA PARTICIPAÇÃO

      As inscrições da edição de 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão abertas na próxima segunda-feira (12), afirmou nesta quinta-feira (8) a assessoria de imprensa do Ministério da Educação. As regras das provas deste ano serão publicadas em um edital na edição desta sexta-feira (9) do "Diário Oficial da União", diz a pasta. Entre as novidades anunciadas pelo ministério está a tradução do edital para aumentar a acessibilidade dos estudantes surdos e cegos, e o uso de detectores de metal nas salas de aplicação das provas, para coibir tentativas de fraude.

      Assim como nos anos anteriores, o Enem será realizado em dois dias. Em 2014, ele acontece em 8 e 9 de novembro. No dia 8, um sábado, os candidatos farão as provas de ciências humanas e ciências da natureza entre as 13h e as 17h30 (no horário de Brasília). No dia 9, domingo, serão aplicadas as provas de linguagens e códigos, matemática e redação. Neste dia, o tempo de prova será mais longo, entre as 13h e as 18h30 (também no horário de Brasília).

    "Nós sabemos o quanto o Enem é importante para o país do ponto de vista de oportunidades. Há uma grande responsabilidade do MEC na produção desse processo", afirmou o ministro da Educação, Henrique Paim, em entrevista coletiva na tarde desta quinta. "Na medida em que o processo do Enem vai sendo aperfeiçoado, vamos ganhando confiança e, com isso, gerando maiores oportunidades."

      Paim reiterou que o Enem "é um processo complexo" que exige atenção dos participantes e familiares. "É importante que cada futuro participante tenha atenção para esse nível de detalhe do edital, para que a gente possa cumprir de forma correta a aplicação do Enem."

      Números da edição 2014

      O ministério prevê receber 8,2 milhões de inscrições no Enem, cerca de um milhão a mais do que no ano passado. O número de alunos que participaram dos dois dias de provas em 2013 foi de pouco mais de 5 milhões. "O aumento nas inscrições se deve à adesão ao Sisu [Sistema de Seleção Unificada], o Ciências Sem Fronteiras, que exige o Enem para participação, todos os programas, como o Prouni [Programa Universidade para Todos] e Fies [Fundo de Financiamento Estudantil], que abrem caminho de oportunidades e cada vez mais jovens e adultos que não tiveram oportunidades antes fazem o Enem para ter mais acesso", disse Paim.

      De acordo com o MEC, serão, ao total, 18,3 milhões de provas impressas (incluindo normal, ampliada, ledor e braile) em 1.699 municípios. Neste ano, serão 785 mil coordenadores de locais de aplicação, assistentes de coordenação, chefes de sala, fiscais e apoio. No total, serão 16,6 mil locais de prova.

Fonte: G1

quarta-feira, 7 de maio de 2014

MARANHÃO PROFISSIONAL

A partir da presente data (07/05/2014), Sistema SGAMA encontra-se disponível para inserção das novas matrículas dos alunos do Programa Maranhão Profissional – Etapa Pré- Vestibular e Cursos de Qualificação, realizadas no referido polo.
            Acrescento que para efetivação da matrícula será necessário que o supervisor (a) do polo esteja devidamente cadastrado no sistema.  Adotando os seguintes procedimentos:

1° passo – Acessar o sistema SGAMA
2° passo – No canto superior direito clicar no link Acesso Acadêmico;
3° passo - Digitar o CPF e senha de acesso do supervisor;
4° passo – Clicar no botão azul Entrar;
5° passo – No menu a esquerda clicar no item Usuário;
6° passo – Pesquisar o CPF do aluno:

          6.1 – CASO O ALUNO JÁ POSSUA CADASTRO
6.1.1- Atualizar os dados pessoais, observando os campos obrigatórios;
6.1.2 - Após atualizar os dados pessoais, consultar o CPF novamente e clicar no item matrícula.
6.1.3 - Selecionar o polo;
6.1.4 - Selecionar o curso;
6.1.5 - Após selecionar o polo e curso, confirmar a matrícula;

           6.2 – CASO NÃO POSSUA CADASTRO
 6.2.1- Cadastrar o aluno inserindo os dados pessoais, observando os campos obrigatórios;
6.2.2 - Após o cadastro dos dados pessoais, consultar o CPF novamente e clicar no item matrícula.
6.2.3 - Selecionar o polo;
6.2.4 - Selecionar o curso;
6.2.5 - Após selecionar o polo e curso, confirmar a matrícula;

            Enfatizamos que o término do prazo para inserção de novas matrículas no referido SISTEMA será dia 15/05/2014, logo reforçamos a necessidade de efetivar as referidas inserções com a maior brevidade possível, a fim de que todos estejam devidamente cadastrados com acesso regular até esta data limite.

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Abertas as inscrições para Especialização em Educação do Campo na Uema

   A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) divulgou o edital de abertura da Especialização em Educação do Campo. O curso lato sensu tem 420 horas de duração, ou seja, 18 meses e vai oferecer 95 vagas em sete polos de ensino do Maranhão, sendo: 10 vagas em São Luís e Carolina; 15 em Codó, Fortaleza dos Nogueiras e São João dos Patos; e 20 nos polos de Caxias e Santa Inês.
     O curso oferecido por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação (UemaNet) acontece na modalidade a distância e tem como público alvo profissionais com nível superior completo que exerçam atividades na área.
       Os interessados devem se inscrever na página www.uemanet.uema.br, preenchendo o formulário de inscrição até o dia 29, das 8h às 18h. Além do preenchimento da ficha de inscrição, o candidato deverá entregar até o dia 29, no Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), onde o curso será ofertado, a documentação constante do item 7 do edital e um currículo simplificado que justifique o interesse pelo curso.
      A seleção será realizada, por meio da análise do Curriculum Vitae comprovado, pela Comissão de Seleção de candidatos ao provimento de vaga no Curso de Especialização em Educação do Campo na modalidade aberta e a distância, observando o especificado contido no edital de abertura. 
      O resultado será divulgado na página www.uemanet.uema.br. O curso é totalmente gratuito, estando isento das taxas de inscrição ou qualquer tipo de mensalidade.
  O Edital pode ser encontrado no mesmo link em que são feitas as inscrições:http://www.uemanet.uema.br/forms/formEspecializacaoEDC/

DOCUMENTÁRIO OBMEP

VALE A PENA ASSISTIR!
             ENTREGA DE MEDALHAS AOS ALUNOS DAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA QUE FORAM DESTAQUE NA OBMEP EM 2013.
ACESSE: https://www.youtube.com/watch?v=sgiT4aylNGQ

CONCURSO ICM JOVEM 2018

      Já está lançado o Concurso ICM Jovem 2018, por meio da qual será escolhida a mascote do Congresso Internacional de Matemáticos 2018.
    O Concurso está aberto aos alunos e professores de todas as escolas da Educação Básica.
     Acesse o site http://icm2018.sbm.org.br/icm_jovem.html ou curta a página ICM Jovem 2018 ( https://www.facebook.com/ICMjovem2018?fref=ts ) no Facebook para saber como participar.
       Promova o Concurso ICM Jovem em sua escola!
       Participe na aventura do ICM 2018 e ainda concorra a prêmios!
       Mais informações pelo site: http://anpmat.sbm.org.br/

06 de maio é o dia da Matemática. Parabéns a todos os professores e alunos de matemática.

 
    O Dia Nacional da Matemática é comemorado no dia 06 de maio. A data foi escolhida para homenagear Malba Tahan, pseudônimo do professor de Matemática Julio César de Mello e Souza, que nasceu no Rio de Janeiro, em 1895, e faleceu em 1974, no Recife, aos 79 anos.
        Autor de mais de uma centena de livros, escreveu sobre Matemática Recreativa, Didática da Matemática, História da Matemática e Literatura Infanto-juvenil. Seus livros ensinam conceitos de Matemática e mostram que a disciplina pode ser uma divertida e desafiante aventura quando estudada de forma dinâmica e criativa. Daí ele ter recorrido a aventuras misteriosas, com beduínos, xeiques, vizires, magos, princesas e sultões. Sua obra mais famosa é "O Homem que Calculava", que foi traduzido para doze idiomas.
       A data foi instituída em 2004, pelo projeto de Lei n. 3.482/2004, de autoria da deputada professora Raquel Teixeira e foi aprovado por unanimidade pela Comissão de Educação e Cultura. Desde 2008 encontra-se na Comissão de Constituição e Justiça para homologação final que institui o dia 6 de maio como o Dia Nacional da Matemática.
       Nesse dia, os matemáticos ligados à área da educação devem promover dinâmicas, com o objetivo de divulgação da data comemorativa, bem como demonstrar que a Matemática é definitivamente importante na evolução da sociedade, visto que seu próprio crescimento ocorreu de acordo com o processo de modernização regido pelas ações humanas ao longo do tempo.
    Esse trabalho de divulgação também tem o propósito de mostrar às pessoas que a Matemática não é tão complicada como muitos pensam. Suas aplicações facilitam o entendimento em processos de contagem relacionados a cálculos diários e cotidianos. As instituições escolares possuem papel decisivo nessa divulgação, que pode ocorrer através de palestras, oficinas, feiras, mostras de trabalhos confeccionados pelos alunos, abordando as inúmeras utilizações da Matemática.

PRORROGADAS AS INSCRIÇÕES DA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE LÍNGUA PORTUGUESA

       PRORROGADA até 15 de maio as inscrições e adesões para a 4º edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro!
    Muito mais que um concurso de textos, a Olimpíada é uma oportunidade para o aperfeiçoamento de professores e uma ocasião especial para os alunos desenvolverem competências de leitura e escrita.
        Professor (a) Inscreva-se o quanto antes em: https://www.escrevendoofuturo.org.br/

ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO


        REITERAMOS A TODOS OS GESTORES ESCOLARES QUE SE ENCERRA NESTE DIA 18/05, O PRAZO PARA A ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO.
      O PROCESSO REQUER QUE O GESTOR ENTRE NA PLATAFORMA DO PNLD E REALIZAR A LEITURA DA RESOLUÇÃO Nº 9.

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA


 INSTITUTO FEDERAL DO PIAUI , CAMPUS FLORIANO, OFERECE CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA

          Inscrições abertas para o CAPMEM 2014.2, acesse o linkhttp://goo.gl/KcA58t ou escaneei o QR Code na foto até o dia 01 de julho de 2014 para fazer sua inscrição.
          O evento será realizado no período de 21 a 25 de julho de 2014.



sábado, 3 de maio de 2014

URE planeja palestra com medalhista Olímpico Brasileiro na OBMEP

       Ao digitar o nome Sandoel Vieira no goggle, you tube, ou qualquer outro site de busca da grande internet, todos o levarão a um ilustre desconhecido de uma cidade do interior do Piauí. Simplesmente, Sandoel Vieira, 21 anos, medalhista olímpico brasileiro (ouro) nas Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas-OBMEP, graduado e mestre em matemática pela UFPI em apenas 4 anos, aceito com conceito A para o programa de doutorado no Instituto de Matemática Pura e Aplicada-IMPA (Rio de Janeiro), natural de Cocal do Alves,Escola Estadual Agostinho Brandão, destaque nacional, apresentado pelo programa da Rede Globo Fantástico como a nº 1 em medalhas olímpicas.
      Recentemente, a URE de São João dos Patos apresentou às escolas de sua jurisdição o POMI- Projeto Olímpico de Preparação Inicial par alunos do Ensino Médio, que estrutura apenas uma proposta de preparação dos estudantes de nossa Regional. Na programação, pretende-se oferecer uma palestra com o professor Raimundo Alves, o ex aluno Sandoel Vieira Brito, e quem sabe, o grande professor Vitalino Amaral que são protagonistas de um dos maiores feitos no Brasil e no mundo: Ter uma cidade do interior de um dos estados mais pobres do Brasil reconhecida mundialmente pelo seu sucesso com a matemática através da OBMEP.
       Através da possibilidade da grandiosa oferta da palestra ainda no 1º semestre de 2014, solicitamos aos gestores escolares das escolas jurisdicionadas a esta URE que nos envie entre 05 e 09 de maio a inscrição de 5 alunos e 1 professor de matemática de sua escola para participar de uma palestra com Sandoel e seus professores, gostaríamos também da presença dos excelentíssimos gestores escolares.
       A data e o local ainda estão por ser marcados e a serem divulgados neste blog.
       Visão, otimismo e futuro são palavras chave para que busca crescimento, e oportunidade é o caminho para um futuro promissor para a educação, portanto, ficam abertas as inscrições, e que os alunos dos anexos sejam por igualmente contemplados com o mesmo quantitativo, para que possamos plantar uma semente de otimismo numa das regionais de menores índices do ENEM do país.
       Contamos com todos para que juntos possamos realizar um belo evento.
       
        Matérias sobre o assunto:
https://www.youtube.com/watch?v=sBAQPQ8mlmE
http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,medalhista-de-ouro-vira-exemplo-em-cidade-do-interior-do-piaui,971061,0.htm