s

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Alunos do CEDALL participam do Prêmio Curta Histórias 2014

      Curta Histórias é uma premiação voltada aos alunos matriculados na Educação Básica da rede pública de ensino de todo o país. Em sua segunda edição, o prêmio tem como tema Personalidades Negras.

       Esta iniciativa visa incentivar novos talentos e estimular o desenvolvimento das atividades pedagógicas e audiovisuais de cunho cultural e educativo em escolas públicas brasileiras.

    Desta forma, valoriza a Educação para as Relações Étnico-Raciais a partir do proposto pela Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira na Educação Básica. Vale ressaltar que em 2014 o Parecer CNE/CP 003/2004 completa dez anos. Neste estão estabelecidas as Diretrizes Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais. Assim, é importante que todas as escolas conheçam estas diretrizes para que avancemos no sentido de termos uma sociedade sem racismo e com mais equidade.
  
     Oportunidades

     Um dos principais objetivos deste blog é a oportunização igualitária a todos os alunos, professores e demais envolvidos com a educação, principalmente jurisdicionados a esta URE e a partir dele foi divulgado o programa Curta História com publicação inicial divulgada pelo MEC e outros sites, mas infelizmente poucas escolas se inscrevem e participam, por isso vale enaltecer o empenho dos alunos, professores e gestão do Centro de Ensino Adonias Lucas de Lacerda que efetuou a inscrição de sua escola através do vídeo exposto no link: https://www.youtube.com/watch?v=78yOY3PlXjI .

        A referida escola já se destacou nos anos anteriores por ter uma de suas alunas eleita representante do Parlamento Juvenil do Mercosul, a aluna Erislane Campos.

          Parabéns pela iniciativa e sucesso aos alunos que montaram o vídeo.

domingo, 27 de abril de 2014

Abertas inscrições para Mostra Competitiva de Artes para estudantes

       Estão abertas as inscrições da Mostra Competitiva “À Mercê das Artes”, promovida pela Fundação da Memória Republicana Brasileira, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Educação (Seduc). A mostra competitiva pretende promover trabalhos artísticos estudantis em cinco linguagens: Música, Teatro, Artes Visuais, Dança e Literatura, de forma a incentivar as vivências próprias da arte e a descoberta de novos talentos.

      Poderão ser inscritos na Mostra trabalhos realizados por alunos do Ensino Fundamental (6º ao 9º Ano) e do Ensino Médio, regularmente matriculados em escolas da rede pública estadual de São Luís, devidamente orientados por um professor responsável. As inscrições são gratuitas e deverão ser efetuadas na Sede da Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB), localizada no prédio do Convento das Mercês, à Rua da Palma, nº 502, bairro do Desterro, até o dia 16 de maio, no horário das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas.

     No edital do projeto estão descritos todos os formatos e critérios para a inscrição dos trabalhos, além dos anexos que devem ser apresentados na inscrição. O edital e os formulários de inscrição estão disponíveis no site da Fundação (www.fmrb.ma.gov.br). Parentes em primeiro grau de membros da Comissão Julgadora e de servidores da FMRB não podem participar da Mostra.

       A seleção dos trabalhos participantes obedecerá a critérios como criatividade, inovação, clareza e objetividade do trabalho. A Comissão de Seleção será formada por sete membros com reconhecida formação e atuação profissional nas áreas artísticas e/ou educacional afins à Mostra e os trabalhos selecionados serão divulgados a partir de 09 de junho, no site e no mural da FMRB.

    A Mostra Competitiva Estudantil será realizada nos dias 17, 18 e 19 de setembro, na Fundação da Memória Republicana Brasileira. Os trabalhos participantes serão avaliados por uma comissão formada por 15 membros, sendo três para cada linguagem da competição, com reconhecida formação e atuação profissional nas áreas artísticas e/ou educacional afins. Os estudantes e professores orientadores das duas categorias (ensino fundamental e médio) que apresentarem os três melhores trabalhos, em cada uma das cinco linguagens artísticas, receberão menções honrosas. A premiação das escolas será divulgada posteriormente.


Data: 24/04/2014
Fonte: ASCOM / SEDUC MA

sexta-feira, 25 de abril de 2014

OPORTUNIDADE! CHAMADA PÚBLICA PARA FORMADORES DO ESTADO

     ABERTA CHAMADA PÚBLICA PARA FORMADORES EM CURSOS DE CAPACITAÇÃO NA REDE ESTADUAL.
      OS INTERESSADOS DEVERÃO SE APRESENTAR COM COMPROVAÇÃO DE PRÉ-REQUISITOS PARA CONCORRER, PORTANTO, ESPERAMOS QUE OS PROFESSORES QUE ESTIVEREM APTOS POSSAM SE INSCREVER.
             Contatos: http://www.educacao.ma.gov.br/documentos/CHAMADA%20PuBLICA%20PROFESSORES%20FORMADORES.pdf
       Os interessados devem comparecer à SARH/SEDUC no período de 28 a 29/04, conforme disposto no documento acima indicado.



Resultado do Seletivo do grupo de Formadores:

NOMES
MATRÍCULA
FORMAÇÃO
1
Maria Rita de Cássia Coutinho Melo e Silva
1725464
Pedagogia
2
Jemara Maria da Silva
2245257
L. Portuguesa
3
José Genésio Lima da Silva
1512599
Pedagogia
4
Renato Darcio Noleto Silva
2051639
Matemática
5
Sebastião Amaury Carneiro Pareira
2245843
Pedagogia



O Parlamento Juvenil do Mercosul no MEC

A participação no Parlamento Juvenil abre novos horizontes aos estudantes (Foto: Divulgação)
     Pioneira no Estado do Maranhão, a URE de São João dos Patos já teve dois jovens escolhidos como Parlamentar Juvenil do Mercosul: Adão Randerson Barros- Colinas (2011 a 2012) e Erislane Campos- Suc. do Norte  (2013-2014).
      
      Dos vários eventos realizados mundo a fora a URE de São João dos Patos teve o prazer de sediar três muito importantes, o último, um Fórum estadual que reuniu mais de 300 jovens da Região onde o jovem Gustavo Medrado esteve presente.

     “Eu participei desse projeto e ele mudou a minha vida”, comenta o estudante Gustavo Medrado, de Uberlândia (MG), ao defender a participação de outros jovens no Parlamento Juvenil do Mercosul (PMJ). Ele credita a sua escolha profissional ao aprendizado sobre a vida política, social e cultural adquirida como parlamentar. “Política era uma coisa do outro mundo, não me interessava, agora tenho uma visão muito mais ampla sobre direitos e deveres dos cidadãos”, admite.

      As candidaturas para a terceira edição do Parlamento, relativa ao período de 2014-2016, estão abertas. Podem se candidatar alunos do ensino médio da rede pública matriculados no primeiro ou segundo ano, na faixa etária de 14 a 17 anos. O prazo para que as secretarias estaduais de educação apresentem os três candidatos selecionados por unidade federativa à Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação se encerra em 15 de maio. O MEC arcará com as despesas de passagem e hospedagem para a etapa nacional, prevista para ocorrer em Vitória, no início do mês de junho.

     Gustavo é estudante de comunicação social, e descreve o jornalismo como a profissão de seus sonhos. “Devo a escolha desse curso inteiramente ao Parlamento Juvenil, que me mostrou o quanto é importante expressar nossas opiniões e defender nossas ideias”, afirma.

     Selecionado aos 15 anos, na Escola Estadual Parque São Jorge, situada na periferia de Uberlândia, Gustavo, agora aos 17, não para de atuar politicamente. Incentivou e ajudou a criar o Parlamento Jovem de Uberlândia. “Pretendo seguir na carreira jornalística, mas não nego que tenho vontade de, no futuro, disputar um cargo eletivo”, admite.

   Periferia – “Venho de uma escola pública de periferia, onde sofremos muito com o descaso”, conta ele. “O espírito de impotência pairava sobre nós, não tínhamos autoestima o suficiente para participar de uma competição, pois não nos julgávamos capazes de obter tal mérito”, relata Gustavo. O incentivo da professora foi decisivo para encorajá-lo a se candidatar.

     “Tudo mudou quando minha professora de língua portuguesa, Maribeth Paes, começou a nos motivar e nos encorajar, dizendo que éramos tão capazes quanto qualquer outro. Ela era determinada, queria proporcionar melhores oportunidades a seus alunos e nos incentivou a participar do processo seletivo”, recorda o estudante, agradecido.

      Em Minas Gerais, Gustavo concorreu à representação do estado em concurso de redação cujo tema era O ensino médio que queremos. Os 10 selecionados para a segunda etapa estadual produziram um vídeo de 2 minutos explicando a razão de suas candidaturas ao parlamento. Uma comissão selecionou três jovens para a etapa nacional, que aconteceu em 2012 em Brasília. Entusiasta do parlamento, Gustavo já conversou a respeito com a Secretaria de Educação do estado, e está divulgando a oportunidade para jovens de sua cidade e arredores.

    Gustavo mora com a mãe, irmão, tia e prima. O pai mora em Goiânia. São todos orgulhosos do primeiro membro da família a conquistar tamanha representatividade. “Eles me apoiaram em todos os momentos e me incentivam a lutar cada vez mais pelos direitos da juventude”, comenta.

       Amigos – No Parlamento, a família de Gustavo cresceu. “A palavra amigo é pequena para se dirigir aos companheiros nacionais e internacionais que tive durante esses dois anos”, observa. “Eles foram muito mais do que isso, foram irmãos que estavam presentes nos melhores e nos piores momentos, participavam da minha vida. O nosso mandato pode chegar ao fim, mas creio que amizades como essas eu levarei para o resto da vida. Planos para nos encontrarmos é o que não falta”, garante.


      “Precisamos fortalecer o verdadeiro Mercosul, precisamos mostrar aos jovens os aspectos culturais, sociais e educacionais que esse bloco tem a oferecer”, frisa Gustavo. “Espero que o parlamento possibilite a entrada de novos parceiros da América do Sul. Vejo a integração como uma ferramenta indispensável para o sucesso do bloco, mas não podemos esquecer os aspectos culturais, sociais e educacionais”, preconiza o futuro jornalista.

        O MEC recomendou às secretarias estaduais que orientem as escolas a promover encontros de no mínimo quatro horas, com o número máximo de estudantes, para apresentação de candidaturas e debates. Cada estado elegerá três representantes e o ministério solicitou a observância à garantia de representação por gênero, estudantes negros, indígenas e moradores de comunidades populares, ou da área rural ou pessoas com deficiência.

Professora da Rede Estadual conclui Mestrado

Parabéns ao CE Aristides Lobão.

    A professora, Adelina Glória Lopes Marreiros Mendes, do C.E “Aristides lobão” em Barão de Grajaú- MA, concluiu o seu mestrado em Ciências da Educação em janeiro de 2014.  Sua dissertação teve como título: A contribuição do Multiculturalismo Crítico para a construção do currículo emancipatório do educador: O caso do C.E “Aristides Lobão em Barão de Grajaú-MA.




Gestores escolares conhecem plataforma de aprendizagem de conteúdo do Enem

       Com parte da programação do 3º Encontro Temático de Gestores Regionais de Educação foi apresentada, nesta quinta-feira (24), no encerramento do evento, a plataforma tecnológica de ensino adaptativo Gekkie Lab, fruto da parceria firmada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e a Geekie Desenvolvimento de Software.

            A Gekkie, formada por um grupo de jovens, começou a oferecer pela internet, há pouco mais de dois anos e meio aula em quatro áreas do conhecimento do Exame Nacional de Ensino Médio. O projeto deverá ser lançamento oficialmente no Maranhão em maio.

          Durante o encerramento do encontro, realizado no auditório do Palácio Henrique de La Roque com a presença da administração central da Seduc e de gestores escolares da Unidade Regional de Educação de São Luís, o professor da Gekkie, Eric Runai Hanal proferiu a palestra "Avaliação Diagnóstica para Aprendizado Adaptativo do Conteúdo do Enem". Ele destacou que a adesão da secretaria representa um passo importante para beneficiar cerca de 200 mil alunos de ensino médio matriculados regularmente na rede estadual de ensino.

       Eric Runai explicou que o Gekkie Lab é um projeto social focado na melhoria da educação do ensino médio, por meio de uma plataforma que oferece gratuitamente aos estudantes brasileiros ensinamentos das quatro áreas de conhecimento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem.)

           "Os alunos que acessarem a plataforma poderão ficar aptos para o Enem até o final do ano ou previsão de ser selecionado como um dos candidatos para preencher uma das vagas em instituições públicas de ensino superior que terá acesso por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu)", disse.

          Neste sentido, esclarece Eric Runai, o aluno acessa a plataforma gratuitamente, faz um simulado inicial e gera um diagnóstico que aponta os aspectos fracos e fortes do aluno e a possível nota que obteria nos testes do Enem. Identificadas as dificuldades, a ferramenta gera um plano de estudo focado em solucionar as dificuldades daquele aluno.

         Ele salientou, ainda, que a ferramenta possibilita que o próprio estudante monte um plano de aula por meio de videoaula, texto, games ou som. No final dos estudos ele fará um novo simulado que vai mostrar se ele adquiriu competência e habilidades para ser aprovado. "Caso contrário, esses conhecimentos poderão ser aprofundados".

       A plataforma, que também foi apresentada aos gestores regionais, coordenadores do Sistema Integrado de Acompanhamento, Monitoramento e Avaliação das Escolas (Siama) e diretores regionais de educação, está disponível na internet e pode ser acessado de qualquer local, incluindo o compartilhamento nas redes sociais com o uso de computador, tablet, celular ou qualquer equipamento com acesso a rede mundial.

        O Geekie Games é uma plataforma de aprendizagem adaptativa capaz de identificar, por meio de avaliações diagnósticas feitas através de simulados no Formato Enem. A plataforma tem como foco garantir acesso gratuito ao Geekie Lab, uma plataforma online de aprendizado adaptativo que possibilita que todos os estudantes se preparem para o Enem por meio das ferramentas inovadoras de diagnóstico e estudo personalizado.

        De acordo som a secretaria adjunta de Ensino da Seduc, Leuzinete Pereira, a plataforma deverá ser lançada oficialmente em maio em tempo real para os 217 municípios por meio da Universidade Virtual do Maranhão (Univima).
        Fonte: SEDUC

quinta-feira, 24 de abril de 2014

REUNIÃO DE GESTORES ESCOLARES, SUPERVISORES E TUTORES DO MARANHÃO PROFISSIONAL

        SERÁ REALIZADO NESTE DIA 29/04, A PARTIR DAS 8:00H, NO AUDITÓRIO DO CE DR, PAULO RAMOS, UMA REUNIÃO COM TODOS OS GESTORES, SUPERVISORES E TUTORES DO PROGRAMA MARANHÃO PROFISSIONAL.
        NA OPORTUNIDADE, SERÁ TRATADO DE, ALÉM DA APRESENTAÇÃO DOS MESMOS, PONTOS IMPORTANTES PARA FORTALECER O PROGRAMA.

PREPARAÇÃO PARA A OBMEP NAS ESCOLAS



     Além de elaborar um projeto que prevê a preparação dos alunos das escolas do Ensino Médio nas escolas da Rede Estadual da nossa URE estamos disponibilizando link para tal ação via CAPES.

     Mais detalhes no site: http://www.obmep.org.br/OBMEP_na_escola.html

      Voltado para o professor de matemática das escolas públicas, o programa quer estimular atividades extraclasse com o uso dos materiais da OBMEP, tais como provas e Bancos de Questões. Professores de todo o país serão habilitados e preparados para desenvolver essa atividade em sua escola ou em escolas vizinhas. O programa conta com o apoio da CAPES.

quarta-feira, 23 de abril de 2014

URE DE SÃO JOÃO DOS PATOS APRESENTA ANDAMENTO DE IMPLANTAÇÃO DAS DIRETRIZES EM S LUIS

        Em missão pedagógica estiveram em S. Luis os técnicos Maria da Glória (Mapeamento e SIAEP), Edith (SIAMA), Marciano (Logística, transporte e apoio), o Diretor Regional de Educação, Prof. Renato Darcio e a gestora Jarlane Sá Gomes (Licenciada) nos dias 22 e 23 de abril. Na oportunidade, foram sorteadas duas das dezenove URE`s para a apresentação de resumo sobre a implantação das Diretrizes Curriculares do Estado do Maranhão,e,  como observado na foto ao lado, a URE de São João dos Patos foi uma das duas sorteadas e representadas pelo professor Renato Darcio, que além dos dados, enfatizou o crescimento em 63 pontos na média do CE Aquiles Lisboa (em S. D. do Azeitão) nos índices do ENEM 2013, parabenizando o professor de matemática Frazão da referida escola pelo crescimento significativo de 52 pontos na média, elevando em mais de 17% a média da escola e ao trabalho na gestão e supervisão escolar que não mediu esforços para alcançar melhores índices.
    Muita expectativa se cria com a troca de Secretários, porém, Dr. João Bringel já demonstrou a sua capacidade e entusiasmo pela educação e contribuirá de maneira significativa por dias melhores.  

APERFEIÇOAMENTO DE INGLÊS NOS ESTADOS UNIDOS

      Após submeter-se a uma avaliação de nível em língua inglesa, o Profº Marlon de Vasconcelos foi selecionado juntamente com 12 professores do Maranhão para participar do programa de aperfeiçoamento para professores de língua inglesa ( PDPI ) durante um período de seis semanas (13 de Jan a 21 de Fev. ) na cidade de Nova Iorque , Estados Unidos. Apesar do inverno rigoroso ( o quinto mais intenso em cinquenta anos ) , as atividades de capacitação não foram afetadas, segundo o Professor Marlon . O curso foi realizado na Universidade de St. John's. As atividades foram concernentes a visitas a lugares de interesse cultural e artístico, metodologia e observância de práticas pedagógicas em escolas públicas de Nova Iorque, assim como estudos sobre a cultura Americana.
                                   

quinta-feira, 17 de abril de 2014

AULA INAUGURAL PROGRAMA MARANHÃO PROFISSIONAL

Convidamos todos os gestores, supervisores, tutores e alunos para participar da aula Inaugural do Programa Maranhão Profissional: Cursos de Qualificação e Etapa Pré-Vestibular, que realizar-se-á nesta terça-feira próxima dia 22/04/2014 às 15h00min nos polos da UNIVIMA  instalados em cada município.
       

sexta-feira, 4 de abril de 2014

SECTEC DIVULGA RESULTADO DE SELETIVO PARA TUTORES DO PROGRAMA MARANHÃO PROFISSIONAL

     A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - SECTEC por intermédio da Universidade Virtual do Maranhão – UNIVIMA, torna pública a lista de classificados do Processo Seletivo Público Simplificado para preenchimento das vagas de Bolsista Supervisor e Bolsista Tutor, conforme ANEXOS I e II, para atendimento ao programa Maranhão Profissional – 2014, objeto dos Editais Nº 01 de 15 de janeiro de 2014 e o Edital nº 03 de 13 de fevereiro de 2014.

ESCOLAS DA URE DE SÃO JOÃO DOS PATOS APRESENTAM PROJETO DE REFORÇO ESCOLAR

       Escola Epitácio Pessoa apresenta projeto de Reforço Escolar e mais uma vez sai na frente com ações que refletem no pedagógico.
       Com uma equipe unida e disposta a crescer, professores da escola se prontificam a executar projeto que incluirá aulas de reforço no contra turno  na disciplina de matemática.
Com a prática, alunos e comunidade ganham buscando melhorias no ensino.
         A Escola CE Epitácio pessoa desenvolve com maestria o Programa Ensino Médio Inovador, implementando ações e projetos visando a ampliação da jornada escolar dos adolescentes.
        Além do CE Epitácio Pessoa, os CE Edison Lobão e CE Dr. Paulo Ramos, ambos de São João dos Patos, e CE Aristides Lobão em Barão de Grajau apresentaram um esboço de projeto mas ainda não iniciado.

                       Parabéns às escolas, professores e alunos pelo empenho.

Lançado o Programa Maranhão com Ciência


       A Universidade Virtual do Maranhão (Univima), em parceria com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectec), lançou, nesta quarta-feira (2), no Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís, o Programa Maranhão com Ciência. O objetivo é popularizar a ciência e a tecnologia nas escolas de ensino fundamental do Maranhão. Participaram da solenidade, o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectec), José Costa, entre outras autoridades. Será aberto um edital, em abril, para que as escolas possam se inscrever para participar do programa.

        José Costa destacou que o programa resgata o interesse do estudante por áreas como a biologia, química, física, motivando os alunos a estudar ciência. “O Maranhão com Ciência se desenvolve em diferentes ações, uma delas é o Clube da Ciência na escola, onde vamos ter um professor articulador que vai fazer o relacionamento do clube com a coordenação do projeto. O planetário é uma das peças desse projeto, é uma peça lúdica que vai ter a finalidade de motivar os alunos a se tornarem curiosos com a ciência", explicou.

      O secretário lembrou que o interesse dos jovens por áreas científicas é determinante para o desenvolvimento do país, uma vez que o estudo da ciência se reverte em tecnologia e desenvolvimento.

      O coordenador de Projetos e Planejamento da Sectec e idealizador do projeto, Leonardo Evangelista, disse que o projeto era um anseio antigo da Sectec. "Nós buscávamos um projeto que aproximasse a academia da escola, fazendo com que as ciências não fossem algo restrito e exclusivo do universo acadêmico".

      Na ocasião foram apresentados kits que serão utilizados nas escolas, de acordo com as temáticas das aulas, complementando a teoria com atividades práticas. A ação foi bem recebida pelos estudantes do Ensino Fundamental, como Jackeline de Sousa Lima. "Esse projeto vai trazer para nós algo novo, não vamos ficar só na aula teórica, vamos aprender mais sobre essas áreas de modo mais prático, e isso é com certeza mais interessante", ressaltou.

      Presentes, também, o secretário adjunto da Sectec, José Ribamar Torres; a vice-reitora da Universidade Virtual do Maranhão (Univima), Marise Carvalho; José de Ribamar Araújo, pro-reitor da Univima; reitor em exercício do Instituto Federal do Maranhão (Ifma), Carlos César; Porfírio Guerra, representando do vice-reitor da Universidade Estadual do Maranhão; presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa Científica do Maranhão (Fapema), Rosane Guerra; além de estudantes.

Maranhão com Ciência

      O Programa "Maranhão com Ciência" foi definido como uma importante ferramenta pedagógica para o estudo das ciências. O programa alia às práticas pedagógicas tradicionais, o experimento em laboratórios e a pesquisa de campo.

       O programa será desenvolvido em etapas. Segundo o idealizador do projeto, Leonardo Evangelista, serão desenvolvidas ações específicas como a formação e articulação de conteúdos voltados para as escolas. Será promovida uma formação especializada para os professores multiplicadores que serão denominados de Professores Articuladores Regionais (PAR).

        Será realizada ainda a feira itinerante (Ciranda da Ciência) e o Fórum Regional de Ciências do Maranhão, evento que reunirá os melhores projetos desenvolvidos pelos clubes da ciência instalados no Estado.

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Titular na SEPLAN, João Bernardo Bringel responderá pela SEDUC

      Titular da Secretaria de Estado de Planejamento e Orçamento (Seplan), João Bernardo de Azevedo Bringel responderá, também, pelo comando da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em substituição a Pedro Fernandes, que reassume sua cadeira na Câmara para disputar um novo mandato de deputado federal. Os dois tiveram encontro com servidores no fim da tarde desta quarta-feira (2), na sede da Seduc.

      Na ocasião, Pedro Fernandes destacou que deixa a secretaria com a certeza do dever cumprido e que seu maior legado foi consolidar a educação como uma política de Estado. Bringel frisou que Pedro Fernandes, durante sua administração, construiu um novo modelo de educação. “Vamos aproveitar ao máximo os projetos construídos e concluir os projetos deixados que visem à melhoria dos indicadores educacionais”, disse.

       Bernardo Bringel lembrou que, há anos, tem uma relação de amizade, confiança e lealdade com Pedro Fernandes, com quem sempre conversou sobre a educação maranhense, o orçamento da Seduc e os desafios enfrentados para melhorar os indicadores educacionais nos 217 municípios devido à extensão territorial do estado.

       Ele acrescentou que se sente honrado em voltar a dirigir a Seduc, por decisão da governadora Roseana Sarney, e disse esperar receber o mesmo apoio e a colaboração dada ao ex-secretário Pedro Fernandes.

       Pedro Fernandes disse que estava entregando a Seduc com um planejamento estratégico para que a educação maranhense avance ainda mais na nova administração do secretário Bernardo Bringel. “É importante que educação tenha essa visão de longo prazo com foco no aluno, aproximando a administração central da Seduc das escolas, valorizando os profissionais da educação e trabalhando para que a instituição seja cada vez mais fortalecida”, destacou.

Avaliação

       Durante uma reunião de trabalho foram apresentados os avanços registrados na Seduc nos 510 dias da gestão do secretário Pedro Fernandes. Na oportunidade, Fernandes disse que um dos principais objetivos da política de educação do Maranhão é a valorização dos profissionais de educação com a aprovação do novo Estatuto do Educador. Frisou que, em respeito aos direitos dos servidores, a superintendência de recursos humanos, somente em sua gestão, analisou 261.183 processos, alguns engavetados há mais de 30 anos.

       Pedro Fernandes também destacou a parceria com as diversas instituições na realização de 28 conferências intermunicipais que serviram de alicerce para a construção do Plano Estadual de Educação.

      O plano construído pela Seduc e o Fórum Estadual de Educação foi reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), que destacou o trabalho realizado pela secretaria como exemplo para outros estados. O plano está pronto para ser analisado pela Assembleia Legislativa e os municípios estão recebendo apoio do Governo do Estado, por meio da Seduc, para a construção de seus planos.

       Pedro Fernandes citou também a implantação das diretrizes curriculares, que estão em fase de análise pelos conselheiros do CEE, e que aproximam a administração central da Seduc das escolas para promover educação de qualidade em todos os colégios do Maranhão.

        Além do plano, que colocou o Maranhão na vanguarda, outros focos de sua gestão foi melhorar o nível de aprendizagem, universalizar o acesso ao ensino médio, combater o analfabetismo e trabalhar em regime de colaboração entre União e municípios que resulte na melhoria dos indicadores educacionais do estado.

Fonte: www.ma.gov.br

MAIS ALUNOS DO CE ARISTIDES LOBÃO EM B DE GRAJAÚ SÃO APROVADOS


PARABÉNS AOS ALUNOS DO CE ARISTIDES LOBÃO EM BARÃO DE GRAJAÚ APROVADOS!


01- Guilherme Henrique Silva Araujo – Administração – ANANGUERA
            02 - James Andrade Vieira – Administração – UFPI
            03 - Bruno de Sousa Noleto – Administração – UFPI

            04 - Liliann Ribeiro Tavares – Biologia – UFPI

terça-feira, 1 de abril de 2014

SECRETÁRIO PEDRO FERNANDES FAZ BALANÇO DOS 510 DIAS NA PASTA

    Aconteceu neste dia 31 de março de 2014, no auditório da Fundação da Memória Republicana Brasileira, com sede no Convento das Mercês em São Luis, um balanço das ações desenvolvidas nos 510 dias frente à pasta da Educação pelo Deputado Federal Pedro Fernandes.
    Todos os setores da SEDUC se fizeram presente, além do Magnífico Reitor na Universidade Estadual do Maranhão, Prof. Dr. José Augusto de Oliveira e do Presidente do Conselho Estadual de Educação do Maranhão, Dr. José Ribamar Bastos Ramos.


      Na oportunidade, vários avanços foram citados, por todas os setores, dentre os quais podemos destacar:
  • realização de 28 conferências intermunicipais que serviram com alicerce para a construção do Plano Estadual de Educação;
  • implantação das diretrizes curriculares, que está em fase de análise pelos conselheiros do CEE;
  • aprovação do novo Estatuto do Educador;
  • análise de 261.183 processos;
  • implantação do SIAEP;
  • implantação do mapeamento eletrônico;
  • informatização de todo o sistema da SEDUC;
  • reorganização dos espaços públicos (prédio) de funcionamento da secretaria;
  • aquisição de 186 ônibus escolares pelo programa Caminhos da Escola;
  • conclusão do PAR;
  • elaboração do Plano Estadual de Educação;
Dentre várias outras ações que numericamente são impossibilitadas de serem citadas neste espaço