s

quarta-feira, 27 de março de 2013

COMAE REGIONAL DE SÃO JOÃO DOS PATOS

 
UNIDADE REGIONAL DE SÃO JOÃO DOS PATOS REALIZARÁ A ETAPA INTERMUNICIPAL DA COMAE-CONFERÊNCIA MARANHENSE  DE EDUCAÇÃO
 
          A CONFERÊNCIA ACONTECERÁ EM DOIS MUNICÍPIOS DA REGIONAL: EM COLINAS E SÃO JOÃO DOS PATOS NOS DIAS 18 e 19 DE ABRIL.
 
            OS MUNICÍPIOS QUE PARTICIPARÃO DA INTERMUNICIPAL  EM SÃO JOÃO DOS PATOS, CADA UM COM 42 PARTICIPANTES, SERÃO:
 
Barão de Grajáu
Benedito Leite
Nova Iorque
Paraibano
Pastos Bons
São Domingos do Azeitão
São Félix de Balsas
São João dos Patos
Sucupira do Riachão
 
          OS MUNICÍPIOS QUE PARTICIPARÃO DA INTERMUNICIPAL EM COLINAS, CADA UM COM 42 PARTICIPANTES, SERÃO: 
 
Buriti Bravo
Colinas
Fortuna
Jatobá
Lagoa do Mato
Mirador
Passagem Franca
Sucupira do Norte


NOTA: Funcionamento do Protocolo URE

A URE DE SÃO JOÃO DOS PATOS, OBJETIVANDO A ADEQUAÇÃO AO NOVO SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE PROTOCOLO RESOLVE:

  • Oferecer atendimento ao público no setor de protocolo, a partir de 1º de abril, apenas a partir das 13:00 h pelo prazo de 30 dias.

PORTARIA 279 DE 11 DE MARÇO de 2013

PARA CONHECIMENTO DE TODOS OS INTERESSADOS:
 
O Seretário de Estado da Educação, no uso de suas atribuições legais resolve:
 
         Art. 1º- Suspender, pelo prazo de 90 dias, a concessão de remoções, licenças prêmio por assiduidade, cujas solicitações forem formalizadas a partir de 15/03/13;
 
        Art 2º - Determinar que as solicitações de remoções formalizadas até 15/03 somente serão concluídas para o 2º semestre/2013 e, as requeridas posteriormente para o 1º semestre de 2014;
 
        Art. 3º - Determinar que as concessões de Licenças Prêmio seja dada prioridade aos servidores que já atendem aos requisitos legais para aposentadoria;
 
        Art 4º - Suspender, pelo prazo de 12 (doze) meses, a concessão de remoções formalizadas a partir de 15 de março, para os municípios de Barão de Grajaú e Timon;
 
 
Esta portaria entra em vigor em 11 de março de 2013.  
     

sábado, 16 de março de 2013

Cursos grátis de inglês são oferecidos pelo MEC


BRASÍLIA - Entrou no ar, no início de março, a versão on-line do Programa Inglês Sem Fronteiras, e as inscrições para a 1ª etapa já podem ser feitas de forma gratuita.
A iniciativa do Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), tem como objetivo desenvolver o nível de proficiência dos estudantes que ingressam no Programa Inglês sem Fronteiras, ao oferecerem dois milhões de vagas para o curso grátis de inglês via internet. O programa oferece tipos diferentes de aprendizagens da Língua Inglesa.
Para concorrer às vagas, os alunos de Ensino Superior (rede particular e pública) e de Pós-Graduação devem ter alcançado pelo menos 600 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), contagem esta conferida a partir da edição de 2009 do Exame Nacional. O candidato deve inscrever-se gratuitamente no portal My English Online e automaticamente lhe será enviado a confirmação de inscrição. As aulas terão início quando as turmas estiverem completas.
A Mastertest, empresa credenciada pelo Educational Test Service (ETS), fará a aplicação de 500 testes para verificar o nível de inglês dos alunos das universidades brasileiras.
Para maiores informação, acesse o portal do Inglês Sem Fronteiras.
Fonte: imirante

sexta-feira, 15 de março de 2013

S. J. dos Patos inicia primeiras turmas dos cursos superiores pelo IFMA

     Os primeiros calouros dos cursos superiores do Campus São João dos Patos foram recebidos nesta segunda, 11, pelos servidores da instituição. Eles fazem parte das turmas de bacharelado em administração e licenciatura em física.
      Na recepção os novos alunos conheceram a estrutura, o perfil e as oportunidades de atuação no mercado de trabalho de cada curso. Um dos aspectos destacados nesse primeiro momento foi a relevância da pesquisa científica para a formação acadêmica.
     A implantação desses dois cursos superiores vai contribuir com o desenvolvimento educacional da região. Para a coordenadora dos cursos superiores do campus, Cynara Barros, em razão da oferta de vagas para esses cursos os alunos terão a opção de continuar os estudos no município.
    Ela destacou, ainda, que os cursos foram implantados de acordo com as necessidades locais. “O comércio é a atividade que move a economia patoense e existe uma carência muito grande de professores licenciados em física na região”, disse Cynara. Cada turma é formada por 40 alunos.

FASE FINAL DE CONSTRUÇÃO

O CE Mariêta Sá, que oferece ensino médio no turno noturno em espaço cedido pela Prefeitura Municipal de Sucupira do Riachão conta os dias para mudança para o novo prédio.
Com capacidade para 24 turmas, ou seja 8 salas de aula por turno, a nova estrutura da escola está em fase de conclusão.
Atualmente, muitos alunos na idade de 15 anos têm que se deslocar até São João dos Patos para fazer o ensino médio no diurno, mas esse deslocamento aproxima-se do fim com a chegada da nova estrutura. São em torno de 60 alunos que vão diáriamente para a cidade vizinha concluir o E Médio, que no futuro, pretendem fazer o ensino médio em sua própria cidade. 

Educação de Jovens e Adultos faz entrega de certificados na URE de São João dos Patos


   A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino prevista no  artigo Art. 37 da LDB que a é destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria. 
     É o caso real de D. Eurides Noleto Silva,49, casada, dona de casa, mãe de quatro filhos e dois netos. Ela, concluiu a 32 anos a 6a série do fundamental, mãe do Diretor Regional de Educação, prof. Renato, incentivada a fazer a avaliação de conclusão do ensino fundamental, agora sente-se motivada a fazer o ENEM e, quem sabe, até ingressar numa faculdade. 
 
Suzany Freire de Oliveira
     São ações de incentivo e valorização pessoal como esta,  que a URE sente orgulho em oferecer com o objetivo de proporcionar uma nova visão de mundo aos cidadãos que se encontram fora da realidade escolar.

      A aprovada no ENCCEJA Suzany Freire de Oliveira, hoje cursa o técnico em radiologia, por uma escola técnica da região que "...ter uma profissão e ingressar efetivamente no mercado de trabalho em busca de sua estabilidade financeira..." foi um dos fatores que a motivaram concluir o ensino médio.

Professores da sala de recursos de escolas da URE de São João dos Patos participam de capacitação

       Professores das escolas que possuem sala de recursos multifuncionais, participam de formação continuada na Unidade Regional de São João dos Patos.
     O técnico responsável pelo Atendimento Educacional Especializado na URE, Maria José Dias dos Santos, acompanha e capacita professores destas salas multifuncionais.
     O projeto de implantação da sala de recursos começou a ser desenvolvido pelo MEC desde 2005 que atualmente possui 5.500 salas de aula e 15775 profissionais  e tem como meta fortalecer o processo de inclusão educacaional nas classes comuns do ensino regular na educação básica com o AEE.
      Nesta Unidade Regional funcionam quinze escolas com o atendimento, e destas, seis iniciam neste ano letivo.

quinta-feira, 14 de março de 2013

Maranhão Profissional Etapa Pré-Vestibular

      Estão abertas as inscrições para alunos no Programa Maranhão Profissional-Etapa Pré Vestibular até o dia 20/03.
      Serão 15.240 vagas em todo o Maranhão
    Os alunos poderão se inscrever na própria escola através de ficha de inscrição disponível com a direção.
      O Maranhão Profissional - Etapa Pré-Vestibular constitui-se de aulas presenciais mediadas por videoconferência e tem como finalidade oferecer reforço escolar para os alunos do Ensino Médio que prestarão vestibular, com ênfase no Exame Nacional de Ensino Médio – ENEM. O curso conta com a parceria da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC).
 
        Os municípios/Escolas da regional que forma contemplados são:
 
  • CE Adonias Lacerda- Suc. Norte
  • CE Ney Braga- Barão de Grajaú
  • CE Aquiles Lisboa - São Domingos do Azeitão
  • CE Edison Lobão- São João dos Patos
  • CE Maria José- Colinas
  • CE Edison Lobão- Mirador
     

CE Aluízio Azevêdo em Jatobá capacita alunos pelo SENAR

      Quinze alunos do CE Aluízio Azevedo, na sede do município de Jatobá, estão participando de um curso técnico de implemento de técnicas agrícolas e manutenção de máquinas pelo SENAR em parceria com a SEDUC.
     A oportunidade de capacitação profissional é uma novidade na escola que busca a inserção dos seus alunos no mercado de trabalho.
     O curso é oferecido prioritariamente aos alunos do de  2º e 3º ano da escola, sendo que a primeira fase é teórica e a segunda com atividades práticas, inclusive com tratores e demais maquinares.
     Além da sede, o programa também está sendo desenvolvido no povoado Cahimbos.


quinta-feira, 7 de março de 2013

CE LUCAS COELHO TEM NOVA GESTÃO

         Tomou posse nesse dia 01/03, o novo gestor do CE Lucas Coelho, Francisco Nordman Costa Santos. O CE Lucas Coelho fica localizado no município de B. Leite e Nordman assume com uma grande responsabilidade: "Contribuir para melhorar os índices da escola".
         O novo gestor é formado em matemática e quer aplicar sua experiência como educador à novas práticas que contribuam na qualidade do ensino de sua escola.
       Boa sorte, novo gestor, e que o fazer educacional se reforce a cada novo dia!

sexta-feira, 1 de março de 2013

COMUNICADO IMPORTANTE AOS GESTORES

    A SEDUC através da Supervisão de Normas, trabalha junto às Unidade Regionais de Educação com o objetivo de definir a versão final do mapeamento, garantindo a divisão da carga horária de acordo com lei do piso, contabilidade das horas-extras bem como contratação de professores.
     Para isso, a URE de São João dos Patos necessita que prioritariamente seja enviado a esta regional impreterivelmente até o dia 04/03/13:
 
  •  Mapeamento, digitado em Excel por e-mail, de acordo com as orientações já enviadas, objetivando sanar as necessidades;
  • Último relatório de frequências (Frequência on-line);
  • Cópia dos documentos comprobatórios de afastamento dos professores; (Professores que estão fora de sala de aula, licença, aposentadoria ou carga hoária reduzida);
*OBS: Todos os professores lotados, por escola, deverão constar no mapeamento, conferindo com o resumo de frequência.
 
  
Jarlane Sá Gomes Correia
Gestora Regional de Educação/URE-SJP