s

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Prêmio Gestão Escolar 2013 será lançado no Maranhão

      O Prêmio Gestão Escolar (PGE) 2013 - um dos mais relevantes instrumentos de mobilização e auto avaliação de escolas públicas brasileiras, será lançado no Maranhão, durante a reunião ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), que acontecerá nos dias 14 e 15 de março, em São Luís. A informação foi transmitida pela Secretária Adjunta de Ensino da Secretaria de Educação (Seduc), Leuzinete Pereira, aos 19 gestores das Unidades Regionais (UREs), na reunião técnica que aconteceu nesta segunda (25), na Seduc.

      Podem concorrer à premiação escolas públicas estaduais e municipais da educação básica de todo o país. O PGE é uma iniciativa conjunta do Consed, da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciências e a Cultura (Unesco), Ministério da Educação (MEC), da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, da Fundação Roberto Marinho – FRM, da Fundação Itaú Social, da Gerdau, do Instituto Unibanco, da Fundação SM e Fundação Vitor Civitab.
A finalidade da competição é estimular o desenvolvimento da gestão democrática das escolas públicas no Maranhão, destacar e disseminar as suas boas práticas, bem como proporcionar a construção de uma cultura de auto avaliação desse processo, servindo como instrumento de sensibilização, de motivação e de orientação para o seu avanço, principalmente no que se refere à melhoria dos níveis de aproveitamento dos alunos.
     As escolas representantes dos estados e do Distrito Federal recebem o diploma de destaque estadual/distrital e um prêmio em dinheiro. A selecionada como primeira colocada ganha além de um prêmio em dinheiro, o título de Referência Brasil. Os diretores de todas as instituições de ensino selecionadas para representar seus estados também são contemplados com uma viagem de intercâmbio para os Estados Unidos.
 
Pronatec 
 
     Durante a reunião com os gestores das regionais, também foram divulgadas as ações do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) no Maranhão que neste ano de 2013 funcionará em 65 municípios, nas 19 UREs, com a oferta em todo o estado, de 25.681 vagas de cursos de formação inicial e continuada (carga horária de 160h a 400h) e técnicos (800h a 1.200h).

     Os cursos são destinados a estudantes com 16 anos de idade, matriculado no 2º e 3º anos do Ensino Médio da rede pública estadual de ensino. No Maranhão, os cursos serão ofertados nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e nos Serviços Nacionais de Aprendizagem - como o Senai, Senac, Senat, Senar e no Colégio Universitário (Colun).

    O Pronatec tem como objetivo expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos técnicos e profissionais de nível médio, e de cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores.

Secretaria lança a Conferência Maranhense de Educação, na AL


   A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) lançou ontem a Conferência Maranhense de Educação (Comae) durante solenidade no auditório da Assembleia Legislativa do Maranhão, que teve participação de representantes do Ministério da Educação (MEC), do Conselho Nacional de Secretário de Educação (Consed), de 33 instituições que compõem o Fórum Estadual de Educação (FEE), além de educadores e da sociedade civil.

     A Comae, cujo tema é O Plano Nacional de Educação na Articulação do Sistema Nacional de Educação - Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração, é uma ação do Governo do Estado que tem como foco a articulação entre governo e sociedade em prol de uma educação com qualidade social nas redes estadual e municipais de ensino.

     Antes da conferência estadual, que será realizada em agosto, serão desenvolvidas 26 conferências regionais, que acontecerão a partir de abril, e discutirão o sistema articulado de educação no país e o Plano Estadual de Educação. Na conferência estadual, serão eleitos os delegados que representaram o Maranhão na reunião nacional.

     Plano estadual - O coordenador do FEE e secretário-adjunto de Gestão Institucional da Seduc, Fernando Silva, explicou que o evento será o momento de oficialização estadual da Comae para discutir o plano estadual e o Plano Articulado de Educação (PAR) para melhorar a gestão e buscar parcerias com os municípios visando à melhoria do ensino.

   “Estamos trabalhando nosso Plano Estadual de Educação e vamos discutir com a sociedade para que a gente possa realmente avançar. É um fórum legítimo em que a população pode opinar, propor boas ideias para que possamos melhorar a educação do estado e em nível nacional. Queremos preservar as conquistas que o Maranhão já teve e buscar outras”, afirma o secretário de Estado da Educação, Pedro Fernandes.

    Conferências - Segundo o coordenador do Fórum Nacional da Educação, Francisco da Chagas Fernandes, as conferências são espaços democráticos no Estado brasileiro na educação. Esse é apenas o início de um processo de discussão de propostas que vão ser apresentadas e aprovadas em 2014 na conferência nacional. “Existem temas importantes para que a educação avance em qualidade, como o financiamento da educação, a valorização dos profissionais da área, a gestão democrática, como o setor se desenvolve nas comunidades indígenas e quilombolas, como podemos garantir a diversidade. São temas que vão estar em debate ao longo desse período”, explicou Francisco da Chagas Fernandes.

   O coordenador do NE ressaltou ainda a discussão estabelecida no Congresso Nacional sobre o que a conferência nacional de 2010 propôs, a destinação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação. O debate mais forte é para saber quais as fontes que vão subsidiar esse montante. “Uma grande discussão que tem sido feita é a destinação dos royalties do petróleo e o Fundo Social do pré-Sal para a Educação”, frisou.

   O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Arnaldo Melo, acredita que a realização dessas conferências é o caminho mais correto para garantir a excelência na educação do país.

    “Quanto mais as três esferas do governo se articularem e trabalharem juntas, fazendo um sinergismo de força com recurso percentual constitucional dos municípios, do Estado e da União, e elaborando bons projetos, com certeza, a política pública nacional atingirá dos maiores aos menores municípios do Brasil, qualificando a nossa juventude para o futuro”, destacou o deputado.

           Prêmio Gestão Escolar 2013 será lançado em março no Maranhão

     Em reunião a ser realizada nos dias 14 e 15 do próximo mês, Conselho Nacional de Secretários de Educação lançará o PGE.

     O Prêmio Gestão Escolar (PGE) 2013 - um dos mais relevantes instrumentos de mobilização e autoavaliação de escolas públicas brasileiras, será lançado no Maranhão durante a reunião ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), que acontecerá nos dias 14 e 15 de março, em São Luís. A informação foi transmitida pela secretária adjunta de Ensino da Secretaria de Educação (Seduc), Leuzinete Pereira, aos 19 gestores das Unidades Regionais (UREs), na reunião técnica que aconteceu ontem, na Seduc.

     Premiação - Podem concorrer à premiação escolas públicas estaduais e municipais da educação básica de todo o país. O PGE é uma iniciativa conjunta do Consed, da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciências e a Cultura (Unesco), Ministério da Educação (MEC), da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, da Fundação Roberto Marinho – FRM, da Fundação Itaú Social, da Gerdau, do Instituto Unibanco, da Fundação SM e Fundação Vitor Civitab.

     A finalidade da competição é estimular o desenvolvimento da gestão democrática das escolas públicas no Maranhão, destacar e disseminar as suas boas práticas, bem como proporcionar a construção de uma cultura de autoavaliação desse processo, servindo como instrumento de sensibilização, de motivação e de orientação para o seu avanço, principalmente no que se refere à melhoria dos níveis de aproveitamento dos alunos.

Mais
     O Fórum Estadual de Educação foi instituído no ano passado e tem como uma de suas responsabilidades deliberar e acompanhar as políticas públicas para a educação nos âmbitos estadual e municipal

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

ENTREGA DE FARDAMENTO

     A URE de São João dos Patos representou o Governo do Estado no ato de entrega dos kit`s  mochila e fardamento escolar no município de Nova Iorque no dia 08/02 . A comunidade se mostrou muito satisfeita com a iniciativa do Governo.
     Estiveram presentes Benta Marinho, Edenilza Santana, José Murilo Assunção, Walter Alencar, técnicos da URE e o Diretor Regional Renato Darcio Noleto. A ausência da Gestora Jarlane Sá se deu pelo motivo de participação de reuniões na SEDUC.
 
      O Secretário Municipal de Educação  Washington Carvalho representou o Exmo. Prefeito Municipal e reafirmou a parceria entre a educação do estado e municipal.
 
      Com a ação, a URE de São João dos Patos contribui com a política estadual de apoio ao estudante distribuindo 220 mil kits onde foram investidos cerca de R$ 15 milhões em kits com fardamento e material escolar que devem beneficiar alunos do ensino fundamental da rede pública de todo o MA.  

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Experiência exitosa: Blog mostra que aprender espanhol pode ser agradável

    Os alunos do ensino fundamental e médio de duas escolas públicas no Cariri paraibano descobriram, em 2012, que é exquisito aprender espanhol. Como na grade curricular havia apenas uma aula semanal da língua estrangeira, o professor Arysttotenes da Silva Prata, 35 anos, decidiu ampliar esse tempo, ao criar o blogue Hablar Espanõl es Exquisito — falar espanhol é muito bom.

    “Eu não poderia desperdiçar aquele entusiasmo dos alunos”, diz o professor. “Uma aula de apenas de 45 minutos por semana é muito pouco para introduzir temas, debater e falar; então, criei o blogue.”
   Além de exercícios para a fixação de conteúdo, foram postados textos, vídeos e temas para estimular o debate e a conversação em sala de aula. Não só alunos das duas escolas usam o blogue, como estudantes de outros países, o que amplia a interatividade.
   Graduado em letras (espanhol) pela Universidade Estadual da Paraíba (UFPB), Arysttotenes dá aulas de língua espanhola na Escola Estadual de Ensino Fundamental Francisco de Assis Gonzaga, em Prata, e na Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora das Graças, em Ouro Velho. As duas cidades, com menos de cinco mil habitantes cada uma, estão distantes 13 quilômetros, mas o blogue permite aos alunos trocar informações diariamente.
   O projeto do blogue foi premiado em 2012 pelo Ministério da Educação, na sexta edição do prêmio Professores do Brasil. Também no ano passado, o trabalho foi distinguido pelo programa Missão Pedagógica no Parlamento, da Câmara dos Deputados. “De cada estado, foram selecionados dois professores que revelaram propostas pedagógicas de ensino inovadoras, de compromisso com a cidadania e a democracia”, explica Arysttotenes.
     Cidadania — O trabalho do professor também foi selecionado para participar, em janeiro último, do Memorial de La Shoah – Desafios Educativos, em Israel. O encontro reunirá educadores de todo o mundo para relatar práticas relacionadas à cidadania. Durante a seleção, o projeto de Arysttotenes concorreu com outros 132, de 11 países latino-americanos. No Brasil, seis foram selecionados.
     O evento em Israel é organizado pela Yad Vashem, entidade que promove encontros em Jerusalém, anualmente, com professores de diversos países para debates sobre o Holocausto. O blogue Hablar Espanõl es Exquisito contém textos que tratam de temas como bullying, exploração infantil, trabalho escravo e outros destinados a estimular o debate e a consciência de cidadania.
    “Reconheci na internet uma moderna tecnologia que favorece o compartilhamento de conhecimento e que pode colaborar para uma reflexão crítica, permanente e autônoma quando bem utilizada”, argumenta o professor. Ele ressalta que o blogue permite o acesso dos estudantes a tecnologias digitais, os torna ativos, participativos, capazes de se posicionar e não apenas escutar o professor. “É uma forma de ensinar mais de acordo com as tendências de modernização da sociedade.”
      Lei — O ensino da língua espanhola é de oferta obrigatória nas escolas brasileiras nos currículos do ensino médio, de acordo com a Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005. Embora seja facultativa a inclusão da língua espanhola nos currículos do ensino fundamental, as escolas públicas dos municípios de Prata e Ouro Velho a oferecem também na grade curricular dessa etapa do ensino.
      O professor defende a importância de trabalhar com projetos pedagógicos na escola. “É uma metodologia fundamental; não dá para trabalhar apenas a questão da disciplina, mas os temas transversais também”, comenta. “Após o uso do blogue, as notas subiram de 7 para uma média de 8,5 a 10, resultado que é formidável.”

Fonte: MEC

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

PNAIC

    Tem inicio hoje, dia 18/02, a formação do Plano Nacional de Alfabetização na Idade Certa-PNAIC  nos Pólos de Sao Luis, Bacabal , Caxias, Pinheiro, Presidente Dutra e Imperatriz.
 
    Para os municípios que participarão da Formação no Polo de São Luis,  estarão prsentes os prefeitos para o Lançamento do PACTO. 

    O referido lançamento será transmitido por videoconferência nos Polos que tenham esta disponibilidade.
 
PNAIC
 
    O governo federal vai investir R$ 2,7 bilhões até 2014 na formação dos professores de classes de alfabetização em escolas públicas. A 360 mil alfabetizadores em todo o país serão concedidas bolsas para cursos de formação. Além disso, o governo oferecerá prêmios em dinheiro a professores e escolas que obtiverem os melhores resultados.

   Os recursos se estenderão à compra de livros didáticos e de literatura e à avaliação do aprendizado das crianças nos três primeiros anos do ensino fundamental.

   Essas iniciativas fazem parte do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), tema do programa de rádio Café com a Presidenta desta segunda-feira, 12, transmitido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC). “Nosso objetivo é fazer com que todas as crianças do nosso país, sem exceção, sejam alfabetizadas até os oito anos de idade”, disse a presidenta da República, Dilma Rousseff. “Isso quer dizer que, com essa idade, toda criança vai ter de saber ler, escrever, interpretar um texto simples e, também, somar e subtrair e ter noções de multiplicar e dividir.”

    Segundo a presidenta, 15% das crianças com oito anos de idade não conseguem interpretar um texto ou fazer as contas básicas. “Por causa dessa dificuldade, elas não conseguem aprender as outras matérias ensinadas nos anos seguintes, e muitas são reprovadas; algumas até abandonam a escola”, afirmou.

    O
pacto pela alfabetização na idade certa foi lançado pela presidenta na quinta-feira, 8, em cerimônia no Palácio do Planalto, com a presença do ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

    Dilma ressaltou ainda que o aprendizado será avaliado. “Todos os anos, as crianças do segundo e terceiro anos do ensino fundamental vão fazer uma prova, que vai verificar se elas realmente estão aprendendo”, afirmou. “Se a prova mostrar que alguma criança está ficando para trás, ainda haverá tempo de ajudar essa criança a aprender na idade certa.”

    O objetivo de todo o esforço do governo federal com o pacto, segundo a presidenta, é atrair para a alfabetização os melhores professores das escolas públicas. “Vamos premiar os melhores resultados”, salientou. “Já reservamos R$ 500 milhões para essa premiação, pois achamos que o Brasil deve reconhecer e valorizar as melhores práticas educacionais, os melhores professores e as escolas mais bem-sucedidas.”

Seduc renova parceria para o programa Senado Jovem Brasileiro

     Para estimular o sentimento de civismo e participação política entre os jovens cidadãos e eleitores maranhenses, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e o Senado Federal renovaram, esta semana, a parceria de participação nas edições 2013/14 no programa Senado Jovem Brasileiro – Concurso de Redação do Senado Federal e Projeto Jovem Senador.

     O termo de adesão foi firmado pelo secretário de Educação, Pedro Fernandes, que também indicou os nomes dos representantes da Seduc que irão contribuir para o desenvolvimento do programa no Maranhão. Foram indicados como representantes Négile Sinary Melo e Rosa Maria Lindoso Everton, ambas ligadas à Secretaria-Adjunta de Ensino.

      A o assinar o termo de adesão, Pedro Fernandes ressaltou que o foco é estimular entre os estudantes, regularmente matriculados nas escolas da rede estadual de ensino, a cidadania. “Esse programa contribuirá para despertar em nossos estudantes o exercício da cidadania e motivar a descoberta de novos talentos e competências nas escolas”, enfatizou.

      Com a renovação da parceria, os estudantes de ensino médio com idade máxima de 19 anos, poderão participar do 6º Concurso de Redação do Senado Federal. Este ano será enfocado o tema “Buscar Voz para ter cidadania, democracia e participação”, que trata de uma reflexão sobre o processo democrático e o papel de cada cidadão como corresponsável pelos rumos do país.

Destaque maranhense

      Estudantes maranhenses participaram com destaque de todas as edições do Programa Senado Jovem Brasileiro. Na edição do ano passado o estudante de Dom Pedro, matriculado no Centro de Ensino Ana Isabel Tavares, Fernando Alef Ladislau Jadão, foi um dos 27 selecionados para a etapa nacional com a redação “Meu Brasil dentre tantos Brasis”, que abordou a realidade do seu município diante dos desafios atuais no país.

     Fernando Alef, que deseja estudar direito e atuar com juiz federal, acredita que somente com investimentos na educação será possível construir um Brasil mais justo. “Nosso futuro depende de nossas ações de hoje, por isso se fazem necessários investimentos nas instituições de ensino, nos alunos e nos profissionais de educação, assegurando um futuro melhor”, apontou.

     Além de selecionado, Fernando Alef foi empossado como Jovem Senador, graças ao destaque que obteve no 5º Concurso de Redação do Senado Federal, realizado em parceria com o Ministério da Educação e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

    Fernando Alef e outros 26 estudantes de ensino médio, um de cada unidade da federação, também receberam medalha e um notebook durante a cerimônia de premiação realizada no Congresso Nacional.

     O Programa Senado Jovem Brasileiro foi criado com o objetivo de proporcionar aos estudantes conhecimento sobre a estrutura e o funcionamento do poder legislativo brasileiro, bem como motivar a participação de jovens cidadãos no Senado Federal.

Inep prorroga inscrições para o Encceja 2013

       O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prorrogou, até às 23h59min de sexta-feira (22), as inscrições para o Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2013. As inscrições devem ser feitas exclusivamente via internet no endereço eletrônico sistemasencceja3.inep.gov.br/inscricaoEncceja/ As provas acontecerão dia 14 de abril de 2013.

        O Exame é uma avaliação voluntária e gratuita, destinada às pessoas que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos do Ensino Fundamental na idade curricular apropriada. O candidato precisa ter, no mínimo, 15 anos na data da realização do exame. No ato da inscrição, os interessados devem selecionar uma ou mais áreas de conhecimento.

       No Maranhão, podem se inscrever interessados residentes em sete unidades regionais de educação e no município de Santa Luzia do Paruá. De acordo com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), poderão se inscrever jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir o ensino fundamental na idade apropriada.

       A inscrições estão abertas para as unidades regionais de São Luís, Açailândia, Caxias, Balsas, Barra do Corda, Imperatriz e Santa Inês. O cartão de inscrição será emitido após a conclusão da inscrição com número do CPF e carteira de identidade.

       Os resultados do Encceja podem ser utilizados para obter a certificação de conclusão do ensino fundamental, a critério das secretarias estaduais de educação. No ato da inscrição, o participante deverá indicar a secretaria em que pleiteia a certificação.

       Os interessados em participar do Encceja 2013 poderão se inscrever em uma ou mais das áreas do conhecimento que serão avaliadas: 1) Língua Portuguesa (com redação), Língua Estrangeira Moderna, Educação Física e Educação Artística; 2) Matemática; 3) História e Geografia; e 4) Ciências Naturais.

      Fica assegurado o atendimento diferenciado aos participantes que comprovarem necessidade. A aplicação do Encceja a participantes privados de liberdade e adolescentes cumprindo medidas socioeducativas consta do edital.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

MENSAGEM DE PESAR

   O papel desenvolvido pelo professor é de fundamental importância para a sociedade, haja vista que habilita as crianças e os jovens para estarem prontos a aceitar os desafios impostos pelo mundo.
    Quando o professor falta um dia de aula, observa-se que há uma quebra no desenvolvimento da Escola, porém, quando um professor falta pelo motivo mais perene, o seio da Escola em que é lotado e a sociedade em que está inserido,  sente-se mutilada dando lugar ao sentimento de tristeza.
       É por esse motivo e imbuídos do sentimento de solidariedade, que a URE/São João dos Patos expressa seus votos de consolo através desta mensagem à família da professora da UI João Furtado Brito na cidade de Paraibano,  Joanice Dias da Silva Cunha, ocorrido ontem, dia 14, manifestando pesares pelo seu súbito falecimento, esperando que Deus conforte sua família, seus amigos e todos nós.
    
Nossos Pêsames.

Abertas as inscrições para cursos de formação de professores na Plataforma Paulo Freire

      Está aberto, até o dia 18 de março, o período de pré-inscrição nos cursos do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) pelo endereço eletrônico: freire.mec.gov.br Podem se pré-inscrever os profissionais cadastrados no Educacenso na função docentes e tradutores intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras). Os cursos ofertados por instituições de educação superior são gratuitos. O prazo não será prorrogado.

       O Parfor, na modalidade presencial, está disponibilizando em todo o país mais de 34,1 mil vagas em cursos de licenciatura para este ano. No Maranhão serão 44.786 vagas, das quais 15.777 na rede estadual e 28.991 nas redes municipais de ensino.

      Os professores das redes públicas de ensino federal, estadual e municipal, em exercício na educação básica, podem realizar a pré-inscrição na instituição de ensino superior no curso pretendido e acompanhar as orientações do calendário do Parfor 2013. Os cursos gratuitos são ofertados por instituições de ensino superior parceiras da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

       O processo de pré-inscrição deve ser feito somente pela Plataforma Freire (freire.mec.gov.br.). O professor interessado deve se cadastrar nessa plataforma e manter os dados atualizados. É importante, também, que o professor tenha respondido o Censo Escolar, pois interfere no processo de seleção. Os critérios de seleção são de responsabilidade da instituição de ensino superior.

      São ofertados três cursos o de Licenciatura para docentes em exercício na rede pública que não tenham formação superior, ou que, mesmo tendo essa formação, se disponham a realizar o curso de licenciatura na área em que atua em sala de aula.

      A Segunda Licenciatura para docentes que possuem formação em licenciatura, mas atuam em área distinta dessa formação. Nesse caso os docentes deverão comprovar ter pelos menos três anos de exercício no magistério na educação básica e realizar sua pré-inscrição no curso correspondente à disciplina que ministra em sala de aula. E Formação Pedagógica para docentes graduados, não licenciados que se encontram no exercício da docência na rede pública da educação básica.

       O Parfor é um programa proposto pelo Ministério da Educação em regime de colaboração com as instituições de ensino superior e Secretarias de Educação estaduais e municipais. O programa visa à formação de professores da rede pública de ensino que necessitam de formação superior exigida pela LDB 9.394/96, na etapa ou disciplina que atuam em sala de aula.
 
Fonte: ASSCOM

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

O SIAEP PARABENIZA

      A EQUIPE DE ACOMPANHAMENTO DO SIAEP VEM POR MEIO DESTE PARABENIZAR AS ESCOLAS QUE CONCLUÍRAM O ANO LETIVO DENTRO DO PRAZO.
     A URE CONTA COM TODAS AS ESCOLAS DE SUA JURISDIÇÃO PARA QUE AS AÇÕES SEJAM CUMPRIDAS DENTRO DOS PRAZOS ESTABELECIDOS.

 
PARABÉNS!

CE MARIA JOSE MACEDO COSTA - COLINAS
CE DR PAULO RAMOS - SÃO JOÃO DOS PATOS
CE EPITACIO PESSOA- COLINAS
CE ESTADO DE SAO PAULO- SÃO FRANCISCO DO MARANHÃO
CE ESTADO DE SAO PAULO ANEXO MIMOSO
CE GOV JOAO CASTELO- PASTOS BONS
CE GOV JOAO CASTELO ANEXO SANTA FE
CE LUCAS COELHO-BENEDITO LEITE
CE PROFESSORA LEDA TAJRA ANEXO JUCARA
CE.DR. JOSÉ NEIVA- PASTOS BONS
UE MANULA COSTA- BURITI BRAVO
UE PRESIDENTE MEDICI-COLINAS
UI DUQUE DE CAXIAS- COLINAS

Secretário Pedro Fernandes discute melhoria do serviço de banda larga nas escolas

     O secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes, recebeu, nesta quinta-feira (7), na Secretaria de Estado de Educação (Seduc), técnicos da operadora de telefonia Oi. Na ocasião eles discutiram medidas para melhoria e otimização do atendimento do Programa Banda Larga nas Escolas (PBLE), que conecta as escolas da rede pública estadual da zona urbana à rede mundial de computadores.

      A gestão o Programa Banda Larga nas Escolas (PBLE) é feita em conjunto pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em parceria com os Ministérios das Comunicações (MCOM), Planejamento (MPOG) e com as Secretarias de Educação Estaduais e municipais.

     O PBLE tem como objetivo conectar todas as escolas públicas urbanas à internet, por meio de tecnologias que propiciem qualidade, velocidade e serviços para incrementar o ensino público no país.

    “O desenvolvimento do Programa Banda Larga nas Escolas é de grande importância para a comunidade escolar. Representa um dos instrumentos tecnológicos necessários para que o jovem estudante acompanhe a evolução digital e com isso tenha acesso mais rápido à informação”, ressaltou o secretário Pedro Fernandes. 

    Durante a reunião foram levantas questões referentes à qualidade do sinal, velocidade de link, melhoria da comunicação interna da secretaria, remanejamento de linhas, dentre outros.

    O PBLE está sendo desenvolvido nas escolas da rede pública estadual do Maranhão desde 2010, e já beneficia 768 escolas da zona urbana.

    O programa foi lançado em 2008 pelo Governo Federal, por meio do Decreto nº 6.424 que altera o Plano Geral de Metas para a Universalização do Serviço Telefônico Fixo Comutado Prestado no Regime Público – PGMU (Decreto nº 4.769).
 
Fonte:www.educacao.ma.gov.br

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

MEC define valor de bolsas do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

PNAIC
 
    BRASÍLIA – O Ministério da Educação (MEC) divulgou hoje (7), em portaria publicada no Diário Oficial da União, o valor máximo das bolsas para os profissionais da educação participantes da formação continuada de professores alfabetizadores no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. As redes municipais e estaduais têm que aderir ao programa para receber recursos e o apoio técnico do Ministério da Educação.

        O pacto - coordenado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do MEC – é um acordo formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios para a alfabetização de crianças até os 8 anos de idade. A iniciativa foi lançada em novembro passado pela presidenta Dilma Rousseff.

        Os valores são R$ 200,00 mensais para o professor alfabetizador; R$ 765 para o orientador de estudo; R$ 765,00 para o coordenador das ações do pacto nos estados, Distrito Federal e municípios; R$ 1.100 para o formador da instituição de ensino superior; R$ 1.200 para o supervisor da instituição de ensino superior; R$ 1.400 para o coordenador adjunto da instituição de ensino superior; e R$ 2.000 para o coordenador-geral da instituição de ensino superior.
 
Fonte: imirante.com

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Inscrições para a Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas começam no dia 18


     BRASÍLIA – As inscrições para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) de 2013 começam no dia 18 de fevereiro e vão até 5 de abril. A previsão é que aproximadamente 20 milhões de alunos de todo país participem da competição. As inscrições devem ser feitas no site www.obmep.org.br .
    A olimpíada visa a estimular a revelação de alunos com grande aptidão para a matemática. Qualquer escola pública poderá inscrever os alunos conforme três níveis: o nível 1 para alunos do 6º e 7º anos do ensino fundamental, nível 2 para 8º e 9º anos e nível 3 para 1º a 3º anos do ensino médio.
     As provas da primeira fase da olimpíada serão aplicadas no dia 4 de junho, em horário definido pelas próprias escolas. Os alunos com melhor desempenho serão classificados para a segunda fase, que ocorrerá no dia 14 de setembro, às 14h30 (horário de Brasília) em locais que ainda serão definidos.
      Na edição deste ano, serão lançados os Clubes de Matemática para disseminar o estudo da disciplina no país e incentivar o desenvolvimento intelectual dos alunos. A partir do dia 15 de fevereiro, alunos de todo o país podem formar Clubes Olímpicos de Matemática e inscrevê-los no blog http://clubes.obmep.org.br/blog.
     A divulgação dos vencedores da olimpíada será no dia 29 de novembro. No total, 6 mil alunos serão premiados com medalhas, sendo 500 de ouro, 900 de prata e 4.600 de bronze. Além disso, 46.200 alunos ganharão menções honrosas. Todos os medalhistas serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica da Obmep, em 2014.
     A olimpíada é um projeto do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e existe desde 2005. É promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação e pelo Ministério da Educação (MEC), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática. No ano passado, mais de 19 milhões de alunos de 46.728 escolas participaram.
Fonte: imirante.com

Governadora Roseana entrega 220 mil kits a estudantes do ensino fundamental da rede estadual



Alunos do ensino fundamental da rede estadual receberam, nesta terça-feira (5), kits contendo fardamento e material escolar, investimento do Governo do Estado de R$ 15.064.293,11 que beneficia 220 mil estudantes. A entrega simbólica dos kits foi feita pela governadora Roseana Sarney e pelo secretário de Educação, Pedro Fernandes, em solenidade realizada no Palácio Henrique de La Rocque e que reuniu também gestores regionais de Educação do interior do Estado, diretores de escola, professores, estudantes, secretários estaduais e representantes de instituições ligadas à área de educação.

O primeiro kit foi entregue pela governadora Roseana Sarney à diretora da Unidade Integrada Aluisio Azevedo, Maria Eliete Vieira Amorim, e ao aluno da mesma escola Tiago Cruz, de 14 anos. A escola fica no bairro São Cristóvão, em São Luís. “O meu governo tem investido maciçamente no setor porque enxergamos a educação como um pilar do desenvolvimento. A entrega desses kits, além de beneficiar os alunos, representa uma economia para os pais, que poderão, com o dinheiro que empregariam na compra de uniforme e material para os filhos, aplicar em outras necessidades da família, como alimentação e transporte”, declarou Roseana Sarney.

A partir desta quarta-feira (6), quando começa o ano letivo na rede do Estado, os alunos vão receber nas escolas uniforme completo, além de mochila, caderno, caneta, lápis de cor, caneta, régua, apontador e borracha. Entre os presentes à solenidade os secretários Luis Fernando Silva (Casa Civil e interino de Infraestrutura), Olga Simão (Cultura), Hildo Rocha (Assuntos Políticos e Cidades), Luiza Oliveira (Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania), coronel José Ribamar Vieira (Gabinete Militar), Maria Helena Costa (Auditora Geral do Estado), João Bringel (Planejamento e Orçamento), José Antonio Heluy (Trabalho e Economia Solidária), o presidente do Conselho de Educação, José Ribamar Bastos, a chefe da Unidade Regional de Educação de São Luís, professora Sônia Maciel e a representante da Promotoria de Educação, Creuza Marques; entre outras autoridades.
 Investimento

Durante seu pronunciamento a governadora ressaltou que o governo vai investir este ano R$ 1,6 bilhão na melhoria da educação do Estado que deve somar-se a mais recursos que serão captados junto ao Governo Federal para execução de outras ações importantes. “Vamos continuar a construir escolas onde precisar. Vamos reformar e ampliar as escolas e continuar a formação inicial e continuada dos nossos professores. Educação para o meu governo é investimento. Investir em educação de qualidade é o meu compromisso”, afirmou Roseana Sarney.

A governadora declarou que professores, pais e alunos devem integrar essa corrente na busca por uma educação de qualidade. “O Governo do Estado está aberto a melhorar cada vez mais a nossa educação. Agora, com a consultoria do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), que está nos dando direcionamento a seguir, temos tudo para que nossa educação melhore”, completou.

Para a diretora da Unidade Integrada Aluisio Azevedo, Maria Eliete Vieira Amorim, a entrega dos kits é uma iniciativa relevante do Governo do Estado. Segundo ela, vai ajudar os alunos a se manterem organizados e também favorecer atividades em sala de aula, pois contém o material necessário.

A iniciativa também foi elogiada por estudantes presentes. Para Tiago da Cruz, o beneficio favorece não só pais e alunos, mas também a escola. “Temos mais motivação para aprender quando temos condições melhores e isso passa também por um fardamento adequado e material escolar, que muitas vezes os pais não podem comprar”, afirmou.

O secretário Pedro Fernandes destacou que essa é uma iniciativa que valoriza a educação no Maranhão. Ele contou que estão sendo captados recursos no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e no Ministério da Educação para que seja dado um salto ainda maior na educação do Estado. Durante sua fala, o secretário lembrou que a aquisição dos kits foi idealizada por seus antecessores, Olga Simão e João Bernardo Bringel, quando secretários de Educação. Ele também falou nos avanços alcançados em 90 dias de sua gestão.

“Estamos implantando na Secretaria de Educação nosso planejamento estratégico que pensa a educação a partir de uma política de Estado. Isso é fruto de uma excelente idéia que teve a governadora de contratar o PNUD para realizar um grande diagnóstico da educação no estado e junto com a secretária implantaram as metas que agora cabe a mim estabelecer junto ao planejamento estratégico e tenho certeza que com isso vamos melhorar os indicadores da educação no Maranhão”, contou.
 
Os kits:

- 1ª a 4ª série: duas camisetas, duas bermudas, dois pares de meia, um par de tênis, uma mochila, quatro cadernos brochura (p), um caderno de desenho (g), quatro lápis preto nº 2, quatro borrachas branca (p), dois apontadores com depósito, um tubo de cola branca 40g, uma caixa de lápis de cor com 12 (g) e uma régua 30cm.

- 5ª a 8ª séries: duas camisetas, uma jaqueta, uma calça, uma bermuda, dois pares de meia, um par de tênis, uma mochila, dois cadernos de 10 matérias, quatro cadernos de desenho (g), quatro lápis nº 2, três canetas esferográficas, dois apontadores com depósitos (g), uma borracha branca (p) e um conjunto de régua.
         Na URE:

        As escolas da URE de São joão dos Patos já contam com todos os kits e fardamentos para serem entregues, a abertura desta entrega, será marcada por uma entrega simbólica no município de Nova Iorque nesta sexta-feira a partir das 8:00h no CE Anália Neiva.


Data: 05/02/2013
Fonte: ASCOM / SEDUC MA

CARNAVAL CONSCIENTE BY C.E. EDISON LOBÃO

 

 
      O CARNAVAL é tema da primeira ação do CE Edison Lobão de São João ds Patos para o novo ano letivo, pois a referida escola realizará no dia 08/02 a partir das 7:30h,uma caminhada carnavalesca que traz o slogan: Lobão Folia, consciência e alegria.
      O objetivo da ação é provocar os jovens para uma reflexão sobre a importância de brincar um carnaval sem drogas, sem violência e com segurança em todos os aspectos, principalmente no trânsito. A ação está prevista no planejamento inicial para o ano letivo do referido centro e não substituirá um dia letivo, contribuindo como função social da escola  para uma sociedade mais justa.
         A URE de São João dos Patos apoia toda iniciativa que venha beneficiar atitudes positivas e direcionadas ao ensino. Parabéns à todos que fazem o CE Edison Lobão pela iniciativa.

ANO LETIVO DE 2013 TEM INICIO HOJE

CE DR. PAULO RAMOS- SJP
      O ano letivo começou para a rede estadual de ensino.A foto ao lado mostra as boas vindas expressas numa faixa aos alunos do CE DR. PAULO RAMOS. Além de palestra com o prof. Renato Darcio Noleto, diretor regional de ensino, foi oferecido aos seus alunos, um diálogo sobre as normas de convivência escolar e apresentação das dependências bem como quadro de funcionários da escola.
     O ano letivo já está sendo marcado como um ano de mudanças. Um dos fatores que contribuem para essa visão é o atendimento à lei do piso salarial que prevê jornada de 2/3 da carga horária em sala de aula para os professores, reduzindo assim seu tempo em sala e oferecendo mais tempo para planejamento e outras atividades peculiares à sua profissão.
    A previsão de oferta de reforço escolar também já faz parte do planejamento de muitas escolas da URE de São João dos Patos além de projetos que serão fomentados pela própria SEDUC.
   Outro fator importante sobre a mudança é a entrega de kit e fardamento escolar que será entregue pela rede aos alunos do ensino fundamental além de formação continuada aos professores que ainda está sendo planejada.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO OFERECE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SJP

      A UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO ABRE INSCRIÇÕES PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATU-SENSU EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR.
     AS INSCRIÇÕES DEVERÃO SER FEITAS NO  CESJOP, LOCALIZADO NA RUA HERMES DA FONSECA, S/N EM SÃO JOÃO DOS PATOS.
     MAIS INSFORMAÇÕES PELO TELEFONE: (99) 3551-2320.