s

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

O trabalho em equipe é elemeno primordial para o sucesso da educação

       Um conceito cada vez mais valorizado no ambiente profissional é o trabalho em equipe. Ter agilidade para desenvolver trabalho em conjunto tem sido uma das qualidades mais exigidas para contratações na rede privada, mas esse pré-requisito não parece tão importante no setor público, mais precisamente na educação, pois é comum lidarmos com professores, gestores e outros servidores públicos que não pensam de forma coletivacom o objetivo de resolver os problemas de sua comunidade.
     
    Quem disse que não podemos ficar sem alunos um dia? - Sem alunos, não há professor, não há educação, não há cultura, portanto, tratar nossos alunos bem, fazendo nosso papel como educador independente da função exercida é nossa garantia de futuro profissional.
     O mundo muda a cada dia, surgem as tecnologias, novos desafios e o setor educacional precisa acompanhar essa evolução.
    - O telefone toca em sala;
    - O aluno saca seu enorme celular touch screen;
    - O professor bruscamente subtrai por alguns instantes o celular do aluno na ameaça de retê-lo até que o pai venha resgatá-lo, mas o telefone está ligado, o professor tenta por várias vezes desligar, não aceta;
    - Ouve-se risos baixos e ao fundo da sala, isolados, que vão ganhando força a cada segundo até que a sala esteja toda envolvida.
    - O professor se envergonha, devolve o celular e começa a refletir após pedir para que ele guarde  aparelho;
 
   Após alguns dias, o mesmo tenta ministrar uma aula com o auxílio de um recurso tecnológico, não sabendo utilizar, pede o auxílio do mesmo aluno da situação do telefone...
 
    Não querendo remeter a situação explícita anteriormente ao trabalho em equipe, mas à necessidade de estarmos sempre mudando, e, trabalhar em equipe talvez requeira uma mudança todos os dias.
 
    Trabalhar em equipe significa criar um esforço coletivo para resolver um problema, no âmbito profissional, são pessoas que se dedicam a realizar uma determinada tarefa visando concluir determinado trabalho, cada um desempenhando uma determinada função específica, mas todos unidos por um só objetivo: " alcançar o tão almejado sucesso".
 
    A atividade em equipe deve ser entendida como o resultado de um esforço e, portanto as vitórias e os fracassos são de responsabilidade de todos os membros envolvidos .Muitas pessoas, que atuam em diversas organizações, estão trabalhando em grupo e não em equipe, como se estivessem em uma liha de produção, onde o trabalho é individual e cada um se preocupa em realizar apenas sua tarefa e pronto, acentuando ainda mais a reflexão quando o assunto é educação.
   
    No trabalho em equipe, cada membro sabe o que os outros estão fazendo e conhecem sua importância para o sucesso da tarefa. Os objetivos são comuns e as metas coletivas estão são desenvolvidas para ir além daquilo que foi pré-determinado. O trabalho em equipe possibilita a troca de conhecimentos e agilidade no cumprimento de metas e objetivos compartilhados. Na sociedade em que vivemos, o trabalho em equipe é muito importante, pois cada um precisa do outro.
    
    Olhando o cenário educacional, percebemos que a cultura do trabalho em equipe é colocada cada dia em xeque.Se considerarmos os resultados de avaliações externas onde as metas até então quase em sua totalidade  estão sendo cumpridas mas não se trata apenas disso, o lado humano de cooperação e de mutualidade precisa ser reforçado constantemente.
 
   Quando pegamos os nossos sonhos e juntamos com os sonhos das outras pessoas, tudo se torna mais forte, iluminado e por mais escuro que o mundo pareça ser, quando o ser humano traça um caminho uno, consegue milagres extraordinários, e a educação clama por isso, portanto a URE de São João dos Patos espera em cada um dos servidores que a compõe opte pelo trabalho em equipe neste ano de 2013.
 
Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros (...). Então, tende o mesmo sentimento uns para com os outros. (Rm 12:5,16)

Parlamentar Juvenil do Mercosul visita a Governadora

SÃO LUÍS - A governadora Roseana Sarney recebeu, no fim da tarde desta quarta-feira (23), a estudante da rede estadual Erislane Campos da Silva, moradora do município de Sucupira do Norte e que foi eleita representando o Maranhão no Parlamentar Juvenil do Mercosul. A audiência também contou a presença do estudante e ex-parlamentar Adão Randerson Barros Lima, de Colinas, que representou o estado na primeira edição do projeto.

Acompanharam os estudantes a secretária adjunta de Ensino da Secretaria de Educação, Leuzinete Pereira, e o assessor especial da Seduc, Carlos Sampaio. Durante o encontro, os alunos apresentaram à governadora Roseana a estrutura e funcionalidade do projeto, que tem como objetivo contribuir para a formação política e cidadã dos jovens, dando-lhes ferramentas para que possam participar ativamente de grupos e comunidades que promovem a cidadania.

“Apresentamos à governadora a importância do projeto para politização dos jovens maranhenses. Quando fui parlamentar, pude entender melhor a política e os processos educacionais”, declarou Adão Randerson.

“A governadora nos estimulou a continuar cada vez mais engajado nesse projeto e demonstrou total apoio ao nosso mandato de parlamentar juvenil, que irá durar dois anos”, ressaltou a nova parlamentar do Mercosul pelo Maranhão, Erislane Campos.

A estudante do Centro Ensino Dr. Adonias Lucas de Lacerda (Sucupira do Norte) detalhou à governadora seu plano de trabalho para o Maranhão, que engloba a realização de uma conferência estadual com o tema “O ensino médio que queremos”, além de fóruns.

Após conhecer o projeto Parlamento Juvenil do Mercosul, a governadora Roseana parabenizou os estudantes por fazerem da educação pública no Maranhão uma referência para o país e confirmou o apoio total do governo, por meio da Secretaria de Educação para o desenvolvimento do projeto. “O Governo do Estado garante total apoio ao Parlamento Juvenil do Mercosul no Maranhão, para que estimule outros alunos a participarem”, declarou.
O projeto

Ao todo, 27 jovens brasileiros, um de cada estado da federação, estão participando do programa que está em sua 2ª edição. Eles participarão dos debates com jovens de outros países (Argentina, Bolívia, Colômbia, Uruguai e Paraguai), visando à elaboração de um documento final, cujo enfoque é o "Ensino Médio que queremos".

Para participar como Parlamentar Juvenil do Mercosul, os jovens selecionados, segundo critérios e orientações do MEC, devem apresentar o seguinte perfil: ser capaz de levar a voz do grupo que representa, ter ideias inovadoras e propositivas, ter participações nas discussões, saber se comunicar, interessar-se pelas temáticas, ler e conhecer os assuntos abordados e propostos.

O Parlamento Juvenil teve origem no Uruguai e é apoiado pela Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Paraguai e Venezuela.

As informações são da Secom do governo do Estado.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

INSCRIÇÕES NO SISU

           Os candidatos a vagas na educação superior pública por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação farão a inscrição a partir de segunda-feira, 7, pela internet. O período vai até o dia 11. Também pela internet, o estudante já pode conferir a oferta de vagas, por localidade, instituição, curso e turno.
           Na primeira edição deste ano, a oferta chega a 129.279 vagas, em 3.751 cursos. Ao todo, 101 instituições públicas de educação superior selecionarão estudantes por meio do Sisu.
            A primeira chamada de selecionados está prevista para o dia 14. Os convocados devem providenciar a matrícula nos dias 18, 21 e 22. A segunda chamada será divulgada no dia 28 deste mês, com matrícula em 1°, 4 e 5 de fevereiro.
           O Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São João dos Patos oferecerá 80 vagas  já em 2013 pelo Sistema.
           Os cursos oferecidos para o primeiro momento serão Licenciatura em Física e Bacharelado em Física. Encontra-se aprovado para o mesmo Campus o curso de Matemática que estará disponível para as próximas seleções.
           O estudante poderá entrar na página do SISU através do link que encontra-se no canto direito superior deste blog.

MATRÍCULAS 2013

ESCOLAS DA URE DE SÃO JOÃO DOS PATOS DEVERÃO AGUARDAR ORIENTAÇÕES PARA EFETUAREM NOVAS MATRÍCULA PARA 2013.

        Começar o ano letivo de forma planejada e eficiente é a meta da URE de São João dos Patos, e, pensando nisso, muitas ações estão sendo desenvolvidas no sentido de planejar o ano letivo de 2013 e por isso, alguns fatores precisam serem resolvidos antes do início da matrícula. Podemos citar dentre tais fatores a Municipalização do Ensino Fundamental no ano de 2012, onde situações das mais diversas ainda precisam serem resolvidas. Lembramos que precisamos iniciar nossas matrículas de maneira uniforme, portanto, as escolas deverão aguardar orientações.
       É importante lembrar que existe um grande gargalo no sentido de organização de informações sobre o andamento do ano letivo, este por sinal termina por refletir na eficiência das atividades realidadas pelos técnicos da URE, pois estamos nos referindo à demora do retorno de dados  que está ocorrendo por parte do corpo  gestor de algumas unidades de ensino  que extrapolam o prazo de envio, tornando este, um problema altamente prejudicial ao bom andamendo das atividades. 
       Esperamos contar com o apoio, união muito compromisso para que 2013 seja um ano diferente.

Feliz ano novo e sucesso a todos!

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Semana pedagógica: o que não pode faltar

MATÉRIA DO MÊS: REVISTA NOVA ESCOLA


Se é verdade que um bom planejamento evita problemas posteriores, certamente a primeira semana do ano é a mais importante para qualquer escola: é quando os gestores e a equipe pedagógica se reúnem para projetar os próximos 200 dias letivos e fazer a revisão do Projeto Político Pedagógico (PPP) - o documento que marca a identidade da escola e indica os caminhos para que os objetivos educacionais sejam atingidos. É o momento de integrar os professores que estão chegando, colocando-os em contato com o jeito de trabalhar do grupo, e, claro, mostrar os dados da escola para todos os docentes, além de apresentar as informações sobre as turmas para as quais cada um vai lecionar.
         Em uma pesquisa realizada pela Revista Nova Escola, gestores de vários lugares do país questionaram desde como organizar os encontros pedagógicos até incertezas sobre temas a serem debatidos, portanto, sugerimos a matéria publicada no site da revista, para que gestores e professores pudessem fazer uma reflexão sobre o reinício do ano letivo.
          A semana pedagógica, nunca é demais lembrar, não se restringe a esse período - pelo menos para os gestores. Érika Virgílio Rodrigues da Cunha, professora de Didática, Currículo e Avaliação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), afirma que o diretor deve planejar com antecedência, executar a agenda definida e acompanhar os resultados durante o ano.
        Uma regra geral é começar o encontro pela discussão dos grandes temas e depois partir para os desafios específicos. Para o presidente da Comissão de Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), Rubens Barbosa de Camargo, a melhor maneira de fazer isso é preparar bons diagnósticos. "As decisões essenciais decorrem da reflexão sobre os rumos que a escola quer percorrer", diz.
         O cronograma apresentado a seguir é apenas uma sugestão da matéria publicada na Nova Escola para ajudar você no planejamento da semana. Dependendo do tamanho da sua equipe docente e da escola, faça as adequações necessárias.
       
Primeiras providências

Reúna a equipe gestora alguns dias antes para preparar a semana. Algumas ações devem ser realizadas:

- Montagem do calendário da escola
Com base na programação oficial da Secretaria de Educação (em que constam feriados, recessos e eventos de rede), planeje o calendário da escola, reservando datas para reuniões periódicas, como as de pais, do Conselho de Escola e da Associação de Pais e Mestres. Eleja alguns dias para eleição dos representantes de classe, feiras de Ciências e de livros, confraternizações e festas ou outro evento que a escola costume realizar. Peça ao coordenador para sugerir dias e horários para o trabalho pedagógico coletivo (geral, por área e por série).

- Consolidação dos dados da escola 

Faça uma tabela com os principais dados da escola - número de matrículas iniciais e finais e as taxas de aprovação, repetência e distorção idade-série , os resultados de avaliações e planilhas de aprendizagens dos alunos. (O SIAEP é um forte aliado)


- Planejamento do tempo

Monte um cronograma da semana pedagógica baseado na quantidade de dias que a escola dispõe para o encontro.

- Organização do espaço

Calcule quantos grupos de trabalho serão formados durante os encontros e combine com o pessoal da limpeza para que os espaços estejam limpos e organizados. Exponha as produções de alunos e professores em corredores e nas salas de aula para criar familiaridade e valorizar o trabalho realizado pelos alunos. (Utilize resultados de programas estaduais e federais)

- Previsão de alimentação 

Como receber a equipe? Com um café da manhã de boas-vindas? Então é preciso contar com a presença das merendeiras no local e preparar um espaço para essa recepção. Se a equipe vai se reunir por alguns dias, planeje os momentos em que ocorrerão as pausas e o almoço e o que será servido. 

- Temas importantes

Uma boa sugestão para ser implementada e a realização de pequenas formações continuadas para relembrar temas importantes para o sucesso escolar como o relacionamento professor-aluno, temas relativos à tecnologias também é uma boa opção. 

Matéria Adaptada da Revista Nova Escola.

Para ajudar a montar nosso prórpio cronograma, montamos uma pequena enquete, basta só clicar no link abaixo, preencher e enviar.

https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dEJYY0NBc1pGNHZjUHlaWno2bWZqZVE6MQ

Ao final do mês de janeiro, divulgaremos o resultado e a análise das sugestões.

Equipe URE.