s

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

TV Escola filma curta-metragem vencedor em concurso nacional, em Buriti Bravo – MA

Milane Brandão dos Santos, aluna da 8ª série do Centro de Ensino Professora Leda Tajra venceu o concurso com o roteiro “A baleia que sobreviveu ao dilúvio”.
Nos dias 17 e 18 de agosto a equipe da TV Escola, do Ministério da Educação (MEC), comandada pelo premiado diretor Eduardo Nunes, realizou a filmagem do curta-metragem vencedor do Concurso Roteiro, Escola e Cinema “O lugar onde vivo” na cidade de Buriti Bravo, o roteiro vencedor, ficou em segundo lugar a nível nacional, dentre mais de 140 escolas de todo o país.
As filmagens foram realizadas em locais importantes e históricos de Buriti Bravo, como a Igreja Santo Antonio, principal cenário do roteiro vencedor, que foi baseado em uma antiga lenda da cidade, a da baleia. Os atores que contracenaram foram alunos da escola, escolhidos mediante concurso e que se saíram muito bem, nas gravações, segundo o Diretor Eduardo Nunes.
No mesmo dia estavam sendo realizadas as eleições do Colegiado Escolar e Milane Brandão dos Santos recebeu mais uma incumbência importante, foi eleita a representante dos alunos na escola, com a maioria dos votos.
A Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, Ciência e Cultura (OEI), em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB) e a TV Escola, do Ministério da Educação (MEC), promoveu o Concurso Escola, Roteiro e Cinema em escolas públicas participantes do Programa “Mais Educação”. Estudantes dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) elaboraram roteiros em formato de curtas-metragens (duração de até 3 minutos) sobre o tema “O Lugar Onde Vivo”.
A filmagem do curta-metragem será exibida no Congresso de Línguas da Ibero-América, a realizar-se na cidade de Salamanca, na Espanha, na primeira semana de setembro de 2012, onde a aluna Milane Brandão dos Santos da 8ª série, acompanhada da professora Maria Raimunda Pereira da Silva, irá representar a Escola, o Estado e o Brasil.
Conheça os vencedores, que estão listados abaixo em ordem alfabética!

Dener Silva de Oliveira
 Roteiro: Rio Formoso, de um jeito que não se vê nos livros
 Escola de 1º. E 2º. Grau Pedro de Albuquerque
 Município/Estado: Rio Formoso - PE

Ivi Sibeli Rocha de Barros (co-autoria: Daiane Monteiro, Poliana Aguiar Ferreira e Maria Luiza Rodrigues da Silva)
 Roteiro: Lenda da Cobra Grande
 Escola Professor Antonio de Barros Freire
 Município/Estado: Cruzeiro do Sul - AC

João Pedro Braff Cardoso
 Roteiro: O Baile de Masquê
 Escola Municipal de Ensino Fundamental Antonio Laureano da Cunha Filho
 Município/Estado: Santo Antonio da Patrulha - RS

Milane Brandão dos Santos
 Roteiro: A Baleia que sobreviveu ao dilúvio.
 Centro de Ensino Professora Leda Tajra
 Município/Estado: Buriti Bravo - MA

Pabikyt Santos Cinta Larga
 Roteiro: Uiteré, “o lugar onde vivo”
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Celso Ferreira da Cunha
            Município/Estado: Cacoal – RO

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Estudante da URE de São João dos Patos foi eleita Parlamentar Juvenil do Mercosul

           Mais uma vez, o Maranhão será representado por uma aluno da Rede Estadual e da URE de São João dos Patos. Depois do aluno do CE Jão Pessoa de Colinas, Adão Randerson, foi a estudante Erislane Campos da Silva, da 2ª série do ensino médio do Centro Ensino Adonias Lucas de Lacerda, localizado no município de Sucupira do Norte, foi eleita Parlamentar Juvenil do Mercosul. Ela vai representar o Maranhão na Assembléia de Jovens do Mercosul, em Medellín, em Colômbia. A estudante participou de uma seleção nacional juntamente com jovens dos demais estados brasileiros no início deste mês, em Brasília.

         Ao todo, 27 jovens representarão o Brasil na 2ª edição do programa, que será realizada entre os dias 28 e 29 deste mês. Os 27 alunos brasileiros eleitos participarão dos debates com jovens de outros países (Argentina, Bolívia, Colômbia, Uruguai e Paraguai), visando à elaboração de um documento final, cujo enfoque é o "Ensino Médio que queremos".

           Para participar como Parlamentar Juvenil do Mercosul, os jovens selecionados, segundo critérios e orientações do MEC, deveriam apresentar o seguinte perfil: ser capaz de levar a voz do grupo que representa, ter idéias inovadoras e propositivas, ter participações nas discussões, saber se comunicar, interessar-se pelas temáticas, ler e conhecer os assuntos abordados e propostos. Dessa forma, poderiam ter participação atuante nos debates e preparação para se posicionarem frente aos temas voltados para a educação.

            Além de Erislane Campos da Silva, irão compor o grupo que representará o Brasil na Assembléia de Jovens do Mercosul, os estudantes maranhenses: Hendreu Barros Silva, também da 2ª série do Ensino Médio do CE Salomão Cury-Rady, da cidade de Senador La Roque; e Inglyd Dayanne Leite Castro, da 2ª série do Ensino Médio do CE Luiza Sousa Gomes, no Município de Rosário.

           Parabéns à Erislane.
 
A URE de São João dos Patos tem orgulho de tê-la na luta em prol da Educação.
 
Adaptado: Ascom

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas

            A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), do Ministério da Justiça em parceria com Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC) lançam a 5ª edição do Curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas. O Curso é totalmente gratuito e executado pelo PRODEQUI/PCL/IP da Universidade de Brasília - UnB. Esta oferta é parte integrante do Plano "Crack, é possível vencer", que no eixo prevenção prevê ampla capacitação para profissionais das redes de educação, segurança pública, saúde e assistência social, além de conselheiros e lideranças comunitárias e religiosas.
           Inscrições até dia 06/08/2012.
            Todo o processo de inscrição e seleção deve ser acompanhado no sitehttp://educadores.senad.gov.br.