s

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Escolas Recebem Recursos do PROEMI

"Escolas da Regional de Educação de São João dos Patos recebem recursos do PDDE- Ensino Médio Inovador."

       As escolas abaixo listadas, foram inseridas e tiveram sua proposta aprovada tendo seu recurso liberado a partir deste mês de julho para investimento no PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR.

CE JOÃO CASTELO/ PASTOS BONS------------------------- RS 30.000,00 (EM CONTA)
CE EDISON LOBÃO/ SÃO JOÃO DOS PATOS--------------- RS56.000,00 (EM CONTA)
CE ANTÔNIO REINALDO PORTO/P. FRANCA --------------RS 50.000,00 (EM CONTA)
CE EPITÁCIO PESSOA/PARAIBANO -------------------------RS 40.000,00 (EM CONTA)
CE EDISON LOBÃO/ MIRADOR-------------------------------RS40.000,00(EM CONTA)

AS ESCOLAS DEVERÃO COMEÇAR A APLICAÇÃO DOS RECURSOS DE ACORDO COM O PLANO DE APLICAÇÃO.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Inscrições para o PAES/Uema 2013 começam na próxima segunda-feira, 30

      Serão iniciadas, na próxima segunda-feira (30), as inscrições para o Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), com a finalidade de selecionar candidatos, nas modalidades presencial e a distância, para o primeiro e segundo semestres de 2013.

        No total, serão ofertadas 4.595 vagas para o ano de 2013, sendo 1.911 para o primeiro semestre letivo e 2.684 para o segundo. As inscrições ficam abertas impreterivelmente até o dia 24 de agosto.
    Para se inscrever, é necessário acessar a página da universidade (www.vestibular.uema.br), selecionar o link PAES/2013; optar por um dos sistemas de vagas (Universal ou Especial); preencher e imprimir o requerimento de inscrição, gerar boleto bancário e efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 75,00, em qualquer agência do Banco do Brasil ou nos seus correspondentes bancários até o dia 27 de agosto.
       O candidato isento do pagamento da inscrição, para participar do PAES 2013, em cursos nas modalidades presencial e a distancia, deverá, obrigatoriamente, também se inscrever no Processo Seletivo, acessando o endereço eletrônico: www.vestibular.uema.br.   
No período de 31 de outubro a 10 de novembro, os participantes do certame deverão retirar sua confirmação de inscrição por meio da internet e colar uma foto 3x4 datada e recente, para que tenham acesso aos locais de prova.
        A primeira etapa do Processo Seletivo acontece no dia 11 de novembro, quando os candidatos deverão responder a 80 questões objetivas de múltipla escolha, abrangendo conteúdos referentes às disciplinas das três séries do Ensino Médio.
Na segunda etapa, marcada para o dia 16 de dezembro, os candidatos serão submetidos a um teste contendo 16 questões analítico-discursivas de duas disciplinas específicas por curso e à prova de produção textual. Todas as provas serão realizadas no horário das 13h às 18h, conforme Edital 087/2012-PROG/UEMA que se encontra disponível no site www.vestibular.uema.br.
        As questões da prova de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira terão como referência textos nacionais e as obras literárias recomendadas: O mulato, do escritor Aluísio Azevedo; Poema sujo, de Ferreira Gullar; e A capital federal, de autoria de Artur Azevedo.
Para mais informações sobre o PAES 2013, acesse www.vestibular.uema.br, envie sua pergunta para vestibular@uema.br, ou ligue ainda para os telefones (98) 3245-1102 e (98) 3245-2756. 

Fonte: UEMA

quarta-feira, 25 de julho de 2012

SENHA PARA ACESSO AO CONTRA-CHEQUES ON LINE

        NOTA DE UTILIDADE PÚBLICA

       FICOU MUITO FÁCIL O SEU ACESSO AO CONTRA-CHEQUES ON LINE, BASTA SOLICITAR NA PÁGINA DISPONÍVEL PARA ACESSO DA SECRETARIA DE PLANEJEMENTO E FAZENDA, QUE TEM O LINK AQUI NO NOSSO BLOG EM :LINKS IMPORTANTES DIGITANDO SUA MATRÍCULA, DAÍ UMA SENHA PROVISÓRIA SEGUE AUTOMATICAMENTE PARA SEU E-MAIL QUE LOGO APÓS O PRIMEIRO ACESSO SERÁ SOLICITADO TROCA.
         PARA QUEM TEM DUAS MATRICULAS SÓ PRECISA DE APENAS UMA SENHA,POIS AO ACESSAR A MATRICULA INFORMADA A OUTRA JÁ ESTARÁ DISPONÍVEL.

terça-feira, 24 de julho de 2012

Reforço Escolar- Uma experiência

      As disciplinas de português e matemática constituem a base do trabalho das aulas de reforço na Escola Municipal Manoel Bandeira, no município paranaense de Campo Mourão, a 477 quilômetros de Curitiba. Ambas apresentam mais dificuldades para os estudantes da instituição, que tem 560 alunos matriculados, da educação infantil ao ensino fundamental.

    Os estudantes com defasagem no conhecimento ou dificuldades em acompanhar o conteúdo trabalhado em sala de aula são encaminhados a aulas de reforço pela professora regente da turma. “Encaminho os alunos que apresentam baixo rendimento nas disciplinas de português e matemática ou que estejam com conteúdo defasado por dificuldades de assimilação ou por motivo de transferência escolar”, explica a professora Maria Rita Roza da Silva. Graduada em geografia, com pós-graduação em psicopedagogia institucional, ela está no magistério há 11 anos.

        As atividades ocorrem duas vezes por semana, no período do contraturno (turno oposto ao das aulas regulares) escolar. Os estudantes são reunidos em grupos com no máximo 10 componentes, de acordo com a faixa etária. É uma forma de facilitar o trabalho da professora de reforço e de melhorar a convivência entre os alunos.

      “A participação nas aulas de reforço não é obrigatória”, esclarece a professora Ana Aparecida Morsch, diretora da escola desde 2002. Porém, quando os pais são informados sobre a necessidade e a importância dessas aulas para a melhoria do rendimento escolar, os alunos comparecem assiduamente. Segundo ela, os estudantes não veem as atividades extras como castigo ou compensação, mas como uma possibilidade de obter sucesso na aprendizagem.

De acordo com a diretora, a professora do reforço escolar não é a mesma que leciona na turma regular, embora atue na mesma unidade de ensino. Graduada em geografia, com pós-graduação em educação infantil e séries iniciais, Ana Aparecida tem 25 anos de magistério.
Dinâmica — Professora de reforço, Vera Lúcia Varolo Bello observa que a dinâmica das aulas torna diferente a abordagem para o estudante. “Isso motiva a participação e aumenta a autoestima, gerando responsabilidade e tornando prazeroso o ato de ensinar e consequentemente de aprender”, afirma.

     Outro benefício lembrado por Vera Lúcia é o atendimento individualizado e personalizado aos alunos, o que favorece o esclarecimento de dúvidas e a retomada de ideias e conceitos ainda não dominados. Além disso, a professora cita a manipulação de materiais concretos e a utilização de jogos e materiais pedagógicos que estimulam o pensar. A sala de reforço escolar é equipada com brinquedos e materiais pedagógicos variados, computador e impressora.

     Professora há 20 anos, Vera Lúcia é graduada em pedagogia — orientação educacional —, com pós-graduação em supervisão escolar e formação em tecnologias de informação e comunicação acessível. Ela dá aulas de reforço a alunos do segundo ao quinto ano do ensino fundamental.

     Avaliação — Ao final de cada bimestre, a equipe pedagógica da escola avalia o trabalho docente realizado e verifica o rendimento escolar dos alunos. “Constatamos que o reforço escolar tem colaborado para a melhoria do nível de aprendizagem”, salienta Vera Lúcia.

     Na visão da professora Maria Rita, o reforço escolar contribui para o desenvolvimento da aprendizagem, melhora o rendimento dos alunos e facilita o trabalho da regente de turma quanto à apresentação do conteúdo. Além disso, eleva a autoestima dos estudantes e os torna mais autônomos, participativos e motivados.

MEC: Fátima Schenini

Confira o blog da escola

segunda-feira, 23 de julho de 2012

REUNIÃO DE GESTORES

     A UNIDADE REGIONAL DE SÃO JOÃO DOS PATOS CONVOCA TODOS OS GESTORES ESCOLARES PARA UMA REUNIÃO NESTE DIA 27/07 PARA TRATAR DE ASSUNTOS PERTINENTES AO RETORNO PARA O 3° PERÍODO LETIVO.
    FARÁ PARTE DA MESMA O SUPERINTENDENTE DE PLANEJAMENTO DA SEDUC, O SR. EMANUEL DENNER.
   O EVENTO ACONTECERÁ NO AUDITÓRIO DA FUNASA, NA RUA SÁ SOBRINHO S/Nº A PARTIR DAS 8:00H.
     CONTAMOS COM A PRESENÇA DE TODOS!




Prorrogadas inscrições do curso de tecnologias educacionais promovido pela Seduc



Prorrogado até o dia 29 deste mês o prazo de inscrições para o curso "Tecnologias na Educação - Ensinando e Aprendendo com as TIC", promovido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Supervisão de Tecnologias Educacionais (STE). O curso terá como alvo os professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares das redes estadual e municipais de ensino. As inscrições podem ser feitas no endereço eletrônico: www.educacao.ma.gov.br
Com duração de 100 h, o curso realizará um estudo sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), abrangendo temas pontuais como internet, hipertexto, hipermídia e suas implicações na prática educativa, refletindo no uso das múltiplas linguagens trazidas pelas mídias, bem como seu potencial para o processo de ensino-aprendizagem.
Os interessados em participar do curso devem comprovar, no ato da inscrição, que é professor efetivo da rede estadual de ensino, possuir conhecimento básico em informática, de internet e possuir um email pessoal e ter acesso a internet. As atividades serão desenvolvidas em 80h, por meio da plataforma E-Proinfo/MEC e mais 20 horas de encontros presenciais (um em cada mês com duração de quatro horas).
A quantidade de vagas referente a cada curso obedecerá a ordem de inscrição e o limite de vagas oferecidas a cada Unidade Regional de Educação. O curso TIC deverá ter início em agosto e término em novembro.
Gostaríamos de informar em especial aos professores da cidade de Benedito Leite, que pediram ,em reuniã, preferencialmente pela oportunidade de participar de cursos de formação.
Fonte: Ascom

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Escola da Regional de São João dos Patos lança projeto ambiental

       A proposta

       A UI Deputado Iêdo Lobão, do municipio de Mirador, organizou um mini-projeto que traz a discussão sobre a AGENDA 21 em sua comunidade em favor da semana do meio ambiente.
       Alunos e professores resolveram elaborar uma proposta com ações possíveis de serem implantadas na comunidade escolar.
      Aproposta tem como base a Agenda 21, elaborada na conferência das Nações Unidas sobre o meio ambiente e desenvolvimento que aconteceu na cidade do Rio de Janeiro em 1992.

Agenda 21

      A Agenda 21 é o principal resultado da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento – UNCED/Rio-92. Este documento foi discutido e negociado exaustivamente entre as centenas de países ali presentes, sendo portanto um produto diplomático contendo consensos e propostas.

     Agenda 21 é um documento estratégico, um programa de ações abrangente para ser adotado global, nacional e localmente, visando fomentar em escala planetária, a partir do século XXI, um novo modelo de desenvolvimento que modifique os padrões de consumo e produção de forma a reduzir as pressões ambientais e atender as necessidades  básicas da humanidade. A este novo padrão, que concilia justiça social, eficiência econômica e equilíbrio ambiental, convencionou-se chamar de Desenvolvimento Sustentável.

     A Agenda 21 Global é atualmente o documento mais abrangente e de maior alcance no que se refere às questões ambientais, contemplando em seus 40 capítulos e 4 seções temas que vão da biodiversidade, dos recursos hídricos e de infra-estrutura, aos problemas de educação, de habitação, entre outros. Por esta razão tem sido utilizada na discussão de políticas públicas em todo o mundo, tendo em vista a sua proposta de servir como um guia para o planejamento de ações locais que fomentem um processo de transição para a sustentabilidade.

     Em 1994, o Senado Federal publicou a versão deste documento em português.

fonte:http://www.ambiente.sp.gov.br/agenda21.php

A URE

     A URE de São João dos Patos apoia a iniciativa e parabeniza o corpo docente e discente da escola UI Dep. Iedo Lobão.


     

terça-feira, 17 de julho de 2012

Conheça mais sobre o CONCURSO ESCOLA ROTEIRO E CINEMA

         O Concurso consiste na elaboração de roteiros e posterior produção, em formato de curtas metragens, visando estimular a produção escrita dos jovens, fomentando seu desenvolvimento pleno por meio da expressão do pensamento, das ideias e dos sentimentos, aproximando-os das indústrias criativas, tais como, neste caso, o cinema e a televisão.
         A Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, Ciência e Cultura (OEI), em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB) e a TV Escola, do Ministério da Educação (MEC), convida os estudantes dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano), matriculados nas escolas públicas e que fazem parte do Programa “Mais Educação” para participar do Concurso “Escola, Roteiro e Cinema”.
         O Concurso está inserido no compromisso dos países ibero-americanos com o Projeto da OEI Metas Educativas 2021 e faz parte, também, de um conjunto de ações da Organização, tais como o Programa para o Fortalecimento das Línguas da Ibero-América na Educação e o Programa Arte/Educação, Cultura e Cidadania
        O Programa “Mais Educação”, instituído em 2010, é uma estratégia do Governo Federal para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular, na perspectiva da Educação Integral. Esta estratégia promove tanto a ampliação dos tempos, dos espaços e das oportunidades educativas, quanto o compartilhamento da tarefa de educar entre os profissionais da educação e de outras áreas, as famílias e diferentes atores sociais, sob a coordenação da escola e dos professores.
        O Programa “Mais Educação” também é elemento de articulação, no bairro, do arranjo educativo local em conexão com a comunidade que organiza ações nas áreas da cultura, do esporte, dos direitos humanos e do desenvolvimento social, em torno da escola pública. Ao contribuir para a formação e o protagonismo de crianças, adolescentes e jovens, o Programa “Mais Educação” fomenta atividades organizadas em macrocampos, cada um dos quais agregando atividades específicas.
        No macrocampo “Comunicação e Uso de Mídias”, voltado para a criação de “ecossistemas comunicativos” e o uso adequado das tecnologias da informação, inserem-se atividades específicas de introdução à leitura crítica do produto audiovisual e de instrumentalização para a produção de conteúdos audiovisuais e de busca de espaços de visibilidade para as produções locais.
        Assim, o Concurso “Escola, Roteiro e Cinema” vai ao encontro do Programa ao contribuir para a criação de pequenos documentários e curtas metragens, envolvendo os estudantes em pesquisas, na produção e no fortalecimento da escrita e levando-os, portanto, a refletirem e recriarem suas vidas em movimento, por meio da capacitação técnica e estética e de aprendizagens significativas.
        Conheça mais: http://oei.org.br/principal.php

Aluna Milane da URE de São João dos Patos é destaque nos sites de notícia do Estado

       Depois de publicado em nosso blog a matéria sobre a aluna Milane Brandão, do CE Professora Lêda Tajra no municipio de Buriti Bravo, que ganhou prêmio e uma viagem para Salamanca na Espanha pelo seu curta metragem entitulado " A baleia que sobreviveu ao dilúvio", a noticia se espalhou pelos sites de noticia do estado.
      A URE de São João dos Patos tem o prazer em tê-la como aluna e a escola como jurisdicionada desta Regional.
     Parabéns ao trabalho desenvolvido e que mais pêmios possam vir a partir de outros alunos incentivados pelo sucesso de Milane.


Sites divulgados: http://www.ma.gov.br/index.php/agencia/noticias/?id=40684  , http://www.educacao.ma.gov.br/ExibirNoticia.aspx?id=4296 e http://imirante.globo.com/noticias/2012/07/17/pagina313761.shtml

ALUNA DO CE PROFª LEDA TAJRA/URE-SJP, EM BURITI BRAVO, É PREMIADA EM CONCURSO NACIONAL DE ROTEIRO, COM VIAGEM A ESPANHA

        O CE Profª Leda Tajra participou do Concurso Escola, Roteiro e Cinema, com o tema ”O lugar onde vivo”, promovido pela Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, Ciência e Cultura (OEI), em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB) e a TV Escola, do Ministério da Educação (MEC), sendo um dos cinco roteiros de curta metragem premiados o de Milane Brandão dos Santos, aluna da 8ª/9ª ano sob o título: “A baleia que sobreviveu ao dilúvio” que será gravado nos dias 6,7 e 8 de agosto pela TV Escola.
        A exposição do curta metragem será no Congresso de Línguas da Ibero-América, a realizar-se na cidade de Salamanca, na Espanha, em setembro de 2012.
      Milane viajará a Salamanca juntamente com os outros 4 roteiristas premiados, Dener Silva de Oliveira (PE), Sibeli Rocha de Barros (co-autoria: Daiane Monteiro, Poliana Aguiar Ferreira e Maria Luiza Rodrigues da Silva), João Pedro Braff Cardoso (RS) e Pabikyt Santos Cinta Larga (RO).
     O Concurso consistiu na elaboração de roteiros e posterior produção, em formato de curtas metragens, visando estimular a produção escrita dos jovens, fomentando seu desenvolvimento pleno por meio da expressão do pensamento, das ideias e dos sentimentos, aproximando-os das indústrias criativas, tais como, neste caso, o cinema e a televisão.
Mais informações em:
http://www.oei.org.br/concursocinema/vencedores.php
     Experiências como a de Milane servem de incentivo para milhares de jovens alunos que fazem parte dessa URE.
     Parabéns à todos que fazem o CE Lêda Tajra e principalmente à aluna  Milane Brandão dos Santos pela grande conquista. Desejamos toda a sorte do mundo em seu novo caminho, e que a oportunidade sirva de abertura para novos horizontes em sua vida estudantil, pessoal e profissional.

Comitê inicia processo de avaliação para a escolha da “Escola Destaque Estadual"






O comitê maranhense do Prêmio Gestão Escolar iniciou o processo de avaliação para a escolha da “Escola Destaque Estadual”, que irá concorrer no comitê nacional ao título de “Escola Referência Brasil”. A premiação é disputada por 11 escolas, das quais oito da rede estadual de ensino. O resultado deverá ser divulgado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) na próxima sexta-feira (13).
No Maranhão, 45 escolas participaram do processo de inscrição, mas apenas 11 se classificaram para a segunda etapa para concorrerem ao título de primeira escola classificada no Estado. São três escolas das redes municipais (Trizidela do Vale e Alto Alegre do Pindaré) e oito estaduais das Unidades Regionais de Educação de São Luís, Pedreiras, Rosário, Bacabal, Caxias, Timon e Santa Inês.
A Superintendente de Gestão Educacional da Seduc (Supge), Zélia Maria Moreira Mendonça Pereira, informou que no período entre 20 a 27 de junho aconteceu a avaliação dos comitês regionais. Até sexta-feira (13) será feita a avaliação do comitê estadual quando será escolhida a “Escola Destaque Estadual” que vai concorrer ao título de “Escola Referência Brasil”.
O Prêmio Estadual Gestão Escolar, iniciativa da Seduc que se encontra na 6ª edição, tem como meta estimular o desenvolvimento da gestão democrática das escolas da rede estadual de ensino e disseminar as suas boas práticas.
De acordo com Zélia Mendonça, outro viés da premiação visa proporcionar a construção de uma cultura de autoavaliação desse processo, servindo como instrumento de sensibilização, de motivação e de orientação para o seu avanço, principalmente no que se refere à melhoria dos níveis de aproveitamento dos alunos.
Esta será a 13ª edição do ciclo de sua realização. Destaca-se como um dos mais relevantes instrumentos de mobilização e autoavaliação das escolas públicas, tendo por objetivo a melhoria da gestão e da qualidade do ensino.
O prêmio é uma iniciativa conjunta do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciências e a Cultura (Unesco), Ministério da Educação (MEC), da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, da Fundação Roberto Marinho e outras instituições da iniciativa privada.

Confira lista das escolas inscritas para avaliação do Comitê Estadual


URE
MUNICÍPIO
NOME DA ESCOLA
ESFERA
Pedreiras
Trizidela do Vale
CE Messias Rodrigues de Sousa
Municipal
Rosário
Morros
CE America Central
Estadual
São Luis
São Luís
UI Barbosa de Godóis
Estadual

São José de Ribamar
CE Sete de Setembro
Estadual
Bacabal
Bacabal
CE Estado do Ceará
Estadual
Caxias
Caxias
CE Thales Ribeiro Gonçalves
Estadual
Timon
Timon
UE Odilo Costa Filho
Estadual

Timon
UE Duque de Caxias
Estadual

Timon
CE Higino Cunha
Estadual
Santa Inês
Alto Alegre do Pindaré
CEB Sebastião Sudario Brilhante
Municipal

Alto Alegre do Pindaré
UI Dagmar Desterro e Silva
Municipal



UI Duque de Caxias em Colinas realiza atividades do Programa Mais Educação

Por Eudinéia Pereira Mouraeudineia09@gmail.com

Os alunos do Programa Mais Educação estão em plena atividade no que diz respeito ao macrocampo cultura e artes. A escola recebeu uma média de 23 instrumentos para compor a fanfarra e os discentes estão cada vez mais interessados e envolvidos com a atividade. O monitor responsável pelos ensaios é o Sr. Salviano Alves de Assunção, profissional experiente nesta área na cidade de Colinas-MA. As aulas acontecem sempre às sextas-feiras, das 13h30 às 15h45. Durante as aulas, os alunos aprendem também a ter mais responsabilidade, disciplina, concentração e compromisso com a atividade desenvolvida. Habilidades essas que, se imagina, eles acabem transferindo para a sala de aula.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Abertas inscrições para concurso de redação do Senado


Jovens de 16 a 19 anos, matriculados no ensino médio da rede pública estadual e do Distrito Federal, têm a chance de compor por três dias o Senado Jovem Brasileiro. Eles poderão apresentar, debater e votar propostas de interesse da população, aprender sobre tramitação de leis e processo legislativo.
A oportunidade é oferecida pelo 5º Concurso Nacional de Redação, promovido pelo Senado Federal em cooperação com o Ministério da Educação e secretarias estaduais de Educação. No Maranhão a informação foi divulgada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
Para participar do concurso, os estudantes devem fazer uma redação dissertativa de 20 a 30 linhas sobre o tema Meu Município, meu Brasil. O concurso tem três etapas.
Na primeira, as escolas selecionam o texto de um aluno, que deve ser inscrito nas secretarias estaduais até 31 de agosto. Na segunda, as secretarias de Educação de cada unidade da Federação selecionam os três melhores textos enviados pelas escolas e os encaminham para o Senado Federal, até 28 de setembro. Na última etapa, nacional, uma comissão julgadora indicada pelo Senado seleciona as redações classificadas em primeiro, segundo e terceiro lugares.
Os primeiro colocados de cada unidade da Federação serão convidados a integrar o Senado Jovem Brasileiro e viajarão a Brasília para simular a atuação de senadores. Além disso, cada finalista receberá um computador portátil, certificado de participação no concurso e medalha. As escolas dos três primeiros da etapa nacional receberão computadores de mesa para uso coletivo na escola.
O texto deve ser manuscrito em folha de inscrição própria, disponível na página do programa na internet (http://www12.senado.gov.br/jovemsenador). Os custos com transporte para Brasília, acomodação e alimentação na capital ficam por conta do Senado.

EMAIL PARA RECEBIMENTO DE SOLICITAÇÕES DA URE

           Atualmente a Unidade Regional de Educação possui um fluxo muito grande de e-mails no endereço ure_sjp@yahoo.com.br e por isso, muitas vezes dificulta a busca de documentos enviados pelas escolas quando solicitados pela regional, portanto, abrimos um e-mail apenas para confirmação de recebimento de  e-mails importantes pelos gestores, e destinado também ao envio de informações solicitadas às escolas pela URE.
          Esperamos que a iniciativa dê certo e que possamos melhorar a dinâmica do nosso trabalho.
          Endereço novo: confirmacaoure@gmail.com

ESCOLAS TERÃO ELEIÇÃO DO COLEGIADO ESCOLAR EM AGOSTO

       Atendendo ao principio democrático ao qual a escola deve ter como base para uma educação voltada para a cidadania, a SEDUC por meio da URE de São joão dos Patos está encaminhando às escolas regimento e passo a passo orientando gestores escolares para a realização das Eleições para o Colegiado Escolar biênio 2012/2014.
       A data prevista para a realização da votação é 17 de agosto de 2012.
        Os gestores escolares serão os responsáveis pela divulgação e organização de todo o processo e já está sendo informadas via e-mail.

                   Esperamos a participação de toda a comunidade escolar no processo.    

Aluno da URE de São João dos Patos participa de Audiência com Ministro

         O aluno Adão Randerson Barros Lima, à direita, aluno do 3° ano no CE João Pessoa em Colinas-MA, jevem parlamentar  maranhense do Parlamento Juvenil do Mercosul, participa, constantemente de audiências públicas em quase todos os países da América Latina leveando orgulhosamente o nome de seu estado nas discussões.
         Esperamos que o novo representante do Parlamento Juvenil do Mercosul saia, este ano, de nossa URE.
         Parabéns jovem Randerson, agradecemos a sua contribuição e acreditamos no seu potencial para seguir em frente.                               Sucesso!

Nova Direção de Educação

         Assume oficialmente a Diretoria Regional de Educação de São João dos Patos o Prof. Renato Darcio Noleto Silva a partir de 09/07/12 após professora Lúcia Maria Aguiar Braúna afastar-se a pedido com um excelente legado na prestação de serviços para a comunidade regional com certeza ainda permanecendo no quadro da Unidade Regional de Educação ela irá compor a equipe pedagógica.
        "Estar a frente da URE, na função de Diretor só aumenta nossa responsabilidade, mas os principios profisisonais,a ética e a dedicação devem vir acima de tudo para vencer os desafios que a Regional nos oferece. Estaremos na Regional para contribuir com toda a comunidade escolar, e esperamos que a recíproca seja verdadeira, contamos com a colaboração de todos."  
            
        A Unidade Regional de São João dos Patos tem como Gestora Regional a Dra. Jarlane Sá Gomes Correia, recém empossada a pouco mais de dois meses que assumiu após pedido de afastamento para candidatura de mandato eletivo.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

NOTA DE UTILIDADE PÚBLICA

 INFORMAMOS A TODOS OS CANDIDATOS INSCRITOS PARA OS EXAMES SUPLETIVOS REFERENTES AO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO 2012 QUE OS REFERIDOS EXAMES SERÃO REALIZADOS NO DIA 14 E 15 DE JULHO DAS 9:00 HORAS NO CENTRO DE ENSINO DR. PAULO RAMOS.

terça-feira, 10 de julho de 2012

Alunos da Rede Estadual são destaque nos JEM`s

              A cidade de São João dos Patos foi representada pela 1ª vez dos  JEM’s – Jogos Escolares Maranhenses apenas em sua 40ª edição.
             Na ocasião, município cumpriu a Etapa Municipal com os JIAC-Jogos intercolegiais do Aniversário da Cidade,  e as equipes campeãs do mesmo,  ganham o direito de participar da Etapa Regional do JEM`s.
             Os competidores fizeram parte da Regional Sul que foi sediada na cidade de São Domingos do Maranhão de 30 de junho a 06 de julho. A Delegação Patoense fez parte com três equipes: Futsal Infantil Masculino do Colégio Paulo Ramos (vice campeã), Futsal Infanto Feminino do Colégio Paulo Ramos  que foi campeã e, irá para etapa estadual em São Luis de 16 a 26 de Setembro 2012) e Futsal Infanto Masculino do colégio Edison Lobão (vice campeã ).
         A Regional de educação de São João dos Patos parabeniza a iniciativa de professores, Secretaria Municipal de Desporto, Lazer e cultura, às escolas e alunos envolvidos, e acredita que este seja o pontapé inicial para que, quem sabe, futuros atletas olímpicos em 2016.
         Sucesso a todos!
             

OPORTUNIDADE!


Encontra-se em Paraibano, ao lado do mercado público municipal, a carreta do Viva Cidadão, oportunidade única e viável para os alunos principalmente do 2º ano que farão em 2013 e 3º ano que pretendem fazer o ENEM e não inscreveram-se esse ano.
       Aproveitamos a oportunidade para lembrar o Ministério da educação já sinalizou a possibilidade de haver duas edições por ano a partir do próximo ano prevista para abril.

Cursos Superiores com ingresso pelo ENEM         

       São João dos Patos já conta com Instituição de nível superior que trará cursos pelo ENEM para este ano. Um exemplo é o INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO que tem previsão de início dos cursos de Licenciatura em Matemática e Física e Bacharelado em Administração.
       Desejamos a todos os alunos inscritos no ENEM uma boa prova.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Prêmio Jovem Cientista

        A Fundação Roberto marinho através da SEDUC/ URE de São joão dos Patos, convida a escolas e alunos  a participar da XXVI edição do Prêmio Jovem Cientista, que tem como tema Inovação tecnológica nos esportes. A premiação foi instituída pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em 1981, com o objetivo de estimular novos talentos na ciência, investindo em estudantes e pesquisadores que buscam soluções para os desafios brasileiros. A premiação conta com a parceria da Fundação Roberto Marinho, da Gerdau e da GE.
         Anualmente, são oferecidos pelo Jovem Cientista mais de R$ 600 mil em prêmios, incluindo bolsas de pesquisa, em várias categorias, entre elas a Estudante do Ensino Médio. E o mais importante: o prêmio dá reconhecimento público à criatividade do jovem brasileiro na busca de soluções para os maiores desafios do nosso país.
        
          O calendário do Prêmio Jovem Cientista está definido como abaixo:
·         1º semestre de 2012: elaboração dos trabalhos pelos alunos do Ensino Médio, com a orientação de seus professores;
·         De 15 de março a 30 de junho: disponibilização de kits pedagógicos sobre Inovação Tecnológica nos Esportes para professores do Ensino Médio;
·         De 1º de abril a 30 de maio: oficinas de formação de professores do Ensino Médio nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo de Futebol
·         De 1º de abril a 31 de agosto: inscrições pelo www.jovemcientista.org.br
·         Setembro de 2012: avaliação dos trabalhos inscritos pelas comissões julgadoras
·         Novembro de 2012: anúncio dos vencedor e dezembro de 2012: cerimônia de entrega dos prêmios.

A Regional de São joão dos Patos apoia a iniciativa e convida a todos que dela fazem parte a participar.

Gestores escolares participam de formação em gestão

     A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Instituto Ayrton Senna (IAS), Instituto Coca-Cola Brasil e Renosa, realizam até sexta-feira (6), a Formação em Gestão de Coordenadores Estaduais e Regionais, Supervisores de Acompanhamento Técnico-Gerencial e Gestores Escolares do Programa Gestão Nota 10 (GN10). O evento acontece em São Luís e reúne um contingente de 670 profissionais das 19 Unidades Regionais de Educação (URE’s).

         Gestores que já estiveram em formações passadas e outros que estão participando pela primeira vez do evento realizam atividades distintas. Os gestores veteranos estão aprofundando e aperfeiçoando os conceitos que já foram trabalhados em relação à formação em gestão escolar. Já para os gestores que estão participando pela primeira vez, o momento é voltado para conceitos primários, buscando sua familiarização ao programa.

         Segundo Lúcia Braúna, da URE de São João dos Patos, o programa GN10 vem contribuindo de forma qualitativa nos resultados adquiridos e no desenvolvimento do trabalho realizado em sala de aula. Ela disse que os mecanismos trabalhados na busca por melhorias no ensino-aprendizagem estão possibilitando aos professores e alunos um melhor desempenho de suas atividades dentro da escola.
        A Formação Continuada de Gestores Escolares está objetivando o fortalecimento da ação gestora dos Grupos de Lideranças Escolares e Regionais, buscando o alinhamento à política educacional da rede de ensino do estado do Maranhão. Nesse contexto, busca-se a institucionalização das práticas gerenciais no cotidiano escolar, que proporcionem a implementação da chamada “cultura do sucesso”.

        Todo esse viés trabalhado durante o evento vai instituir o planejamento da prática pedagógica, considerando como ponto de partida a avaliação do processo de aprendizagem. Para esse fim, é necessário capacitar os técnicos da secretaria e das unidades escolares para que todos desempenhem suas funções e atribuições, com o objetivo voltado para resultados e metas, ratificando as respectivas responsabilidades pelo panorama da aprendizagem de cada um dos alunos da rede estadual, além de fazerem a avaliação do processo e resultados para identificar as ameaças e planejar intervenções.

        Para Rita Paulon, gerente de projeto e agente técnica do IAS, esse momento da formação está sendo observado também como espelho dos resultados obtidos em 2011 e, consequentemente, será observado por meio desse panorama as diretrizes para que sejam realizadas propostas de aperfeiçoamento ao Plano de Ações e Metas de 2012, para o segundo semestre.

         “Este trabalho tem esse foco de observar os resultados obtidos com o Plano de Ações e Metas de 2011, no sentido de buscar propostas para o plano que já foi elaborado no início de 2012, e trabalhar o aperfeiçoamento de todos esses pontos para o segundo semestre, buscando a otimização na busca por melhores resultados”, observou Rita Paulon.

         A formação ainda irá atender em sua segunda etapa os gestores escolares das URE’s de Bacabal, Caxias, Chapadinha, Codó, Itapecuru, Pedreiras, Pinheiro, Santa Inês, Timon, Viana e Zé Doca.

         Esse trabalho é parte integrante do compromisso do Governo do Estado, em capacitar de forma continua as Equipes Estaduais e Regionais do GN10, no sentido de propor a responsabilidade pela Formação Continuada dos Gestores Escolares, além de realizarem o acompanhamento mensal das ações desenvolvidas no âmbito escolar, com o foco no sucesso de 251.340 alunos.

         Ana Karolina Salomão, coordenadora geral do GN10, informou que todo esse trabalho é de grande importância para a obtenção dos resultados satisfatórios para a educação no Maranhão. Segundo ela, a participação de todos e o comprometimento com as metas a serem cumpridas é que vem garantindo o sucesso do GN10 no Maranhão.

        “Estamos trabalhando para modificar a realidade educacional do nosso estado, e a participação de todos os coordenadores estaduais e regionais, supervisores de acompanhamento técnico-gerencial e gestores escolares, é que faz a diferença em relação ao aumento dos índices educacionais no Maranhão”, afirmou.

        A URE de SJP foi representada por todas as supervisoras do GN-10 alé de sua coordenadora Edith Souza,Lúcia Braúna (Diretora de Educação), Jarlane Sá (Gestora Regional) e gestores escolares.