s

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

PROFESSORES RECEBEM DVD`S EXPLICATIVOS PARA AUXÍLIO NO SIAEP

        A URE de São João dos Patos, recebeu e está redistribuindo para as gestoras escolares DVD`s explicativos que auxiliam o corpo docente na realização de atividades que envolvem os professores na utilização do SIAEP para registro de conteúdos, notas e frequência dos seus alunos.
       Cada gestor receberá um DVD para cada professor da sua escola.
        O SIAEP é um sistema informatizado de apoio à gestão escolar. É também um recurso para a integração e geração de uma base comum de dados, a partir de informações geradas em cada escola, o que facilita a tomada de decisões nos níveis operacionais, tático e estratégico.
         É com  inovações como estas que o Programa de Modernização do Ensino Público do Estado do Maranhão pretende proporcionar aos gestores estaduais e demais atores envolvidos na educação alternativas viáveis, eficientes e eficazes de gestão educacional, impactando de forma positiva diretamente nos indicadores da educação em nosso estado.

CONHEÇA OS REPASSES DESTINADOS ÀS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL

      As Escolas da Rede Estadual de Ensino são assessoradas por um Colegiado Escolar, órgão deliberativo que deve ajudar na tomada de decisões e por uma Caixa Escolar, Pessoa Jurídica, que é responsável pela aplicação dos diversos recursos com os quais as mesmas são contempladas, tais como:
REPASSADO PELO GOVERNO FEDERAL MEC/FNDE:
 Programa Dinheiro Direto na Escola: Um Repasse anual, destinado a reforma, pequenos reparos e aquisição dos materiais necessários para o início do ano letivo;
Programa de Desenvolvimento da Escola, um repasse anual e deve ser aplicado na melhoria da qualidade de ensino.
Programa Nacional de Alimentação Escolar, dez repasses por ano e deve ser aplicado unicamente na aquisição de merenda;
PDDE Campo;
 PDDE Água na Escola;
 PDDE Acessibilidade;
REPASSADOS PELO GOVERNO ESTADUAL, através do Fundo Estadual de Educação – FEE:
Quatro repasses anuais que devem ser aplicados na manutenção da Escola;
Recursos em caráter emergencial para aquisição de carteiras, Recursos para reforma, recursos para aquisição de equipamentos, recursos para aquisição de material de informática etc.
Conheça a prestação de contas da sua escola, recurso usado corretamente garante a melhoria na qualidade do ensino.
Fonte: Contabilidade - SEDUC/URE

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Diárias de formação continuada serão pagas até sexta-feira

     Gostaríamos de repassar informações oriundas dos responsáveis pelas diárias da 1a semana de  Formação de técnicos para a matrícula SIAEP.

     Em relação às transfências bancárias para as contas dos respectivos técnicos escolares que participaram, estas  serão realizados até a sexta-feira, dia 27 de janeiro, o atraso decorreu pela burocracia bancária, em decorrência do número de transferências que serão feitas.

     As referidas diárias serão creditadas nas contas correntes, estas informadas pelas UREs. Prevemos também, a possível ocorrência:

    Caso o participante verifique que não houve o crédito das diárias em sua conta(isso ocorrerá para aqueles que informaram os dados bancários com erro)  o procedimento de pagamento destas diárias será feito  através do CPF do participante, que deverá se dirigir-se a qualquer caixa do Banco do Brasil e solicitar retirada de pagamento pelo CPF no caixa convencional. Assim todos os participantes receberão as suas diárias.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

ENEM E SEUS PLANOS FUTUROS...

 
     Quando falamos da opinião pública em um país democrático como o Brasil é preciso estarmos abertos a ouvir de tudo, principalmente quando se trata de educação, ou mais especificamente, do ENEM.
     O tema é um dos mais debatidos dos ultimos dias, há os que são contra, apontando falhas, mas há os que se valem do mesmo, principalmente os estudantes de baixa renda que conseguem bolsas pelo PROUNI.
     Em uma cidade como São João dos Patos, onde as possibilidades de escolha são poucas, tratando-se de cursos, o ENEM é uma porta de entrada para o mundo da formação pessoal e profissional, e a cada ano mais alunos buscam seu lugar na Universidade por este instrumento avaliativo.
     Enquanto muitos dependem do acontecimento destas provas tão importantes para o processo educacional do país, circulam as mais diversas indagações e projetos sobre o exame.

MIRANTE:
24/01/2012 - 18h12

Justiça suspende acesso de alunos a redações do Enem


MEC diz que não tem como disponibilizar correções. Ainda cabe recurso.
CEARÁ -

    O presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), Paulo Roberto de Oliveira, suspendeu a liminar da Justiça Federal no Ceará que determinava ao Ministério da Educação (MEC) o acesso às provas e espelhos de correção das redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011 para todos os candidatos do País que participaram do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A decisão foi divulgada nesta terça-feira (24) e cabe recurso ao Pleno do TRF-5, com sede no Recife, ao qual está subordinada a Justiça Federal do Ceará.
    Na decisão, o presidente do TRF-5 sublinha “saltar aos olhos a mais aparente politização das questões relativas ao Enem. Se, de um lado, o exame ainda não ostenta – é fato a se lamentar – a qualidade operacional desejada, de outro não pode ser ignorado o descuido – inexiste palavra mais amena para dizê-lo – com que vem sendo judicialmente combatido”.
Na decisão, o desembargador alegou que a ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público Federal no Ceará sofreu dois aditamentos, sugerindo que o MPF não sabia o que queria, mas que reconhecidamente queria, perseguindo o resultado até obtê-lo.
    Ainda de acordo com o magistrado, o Instituto Nacional de Pesquisas Nacionais (Inep), a União e o MPF, através da Subprocuradoria Geral da República, já tinham celebrado um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) em agosto de 2011, homologado pelo Juízo da 13ª Vara do Distrito Federal, no qual o governo se compromete a dar vistas à redação apenas a partir da edição de 2012 do Enem.

Procurador diz que vai recorrer
   O procurador da República no Ceará, Oscar Costa Filho, autor da ação que pediu o acesso de todos os alunos à prova de redação do Enem, informou que vai recorrer da decisão do TRF5. "Essa coisa de o aluno pedir a revisão da prova independe do Enem. Isso é um direito constitucional à informação".
   Para o procurador, o Termo de Ajuste de Conduta assinado pelo Inep, União e MPF para conceder esse direito apenas a partir de 2012 não justifica negar esse direito agora. "Fatos novos mostraram erros materiais, como o aluno que tirou nota zero e não tinha tirado. A realidade agora é outra. Essa luta pelos direitos independe do Enem".

Haddad diz que Enem ''apanha todo dia''

   Na segunda-feira (23), véspera de deixar o comando do MEC, Fernando Haddad afirmou que o Enem "apanha todo santo dia". Nesta terça-feira, Haddad comentou ainda que "foi feita uma pesquisa sobre o Enem e vocês vão constatar que a juventude aprova o Enem. Sobretudo o aluno de escola pública vê no Enem a única chance de acesso [às universidades]. As pessoas reconhecem que é preciso aperfeiçoar, mas reconhecem também que o esforço está sendo grande no sentido da redemocratização", disse.
  O Enem apresentou problemas nas três últimas edições do exame, desde quando passou a ser usado como forma de acesso às instituições públicas de ensino superior - em 2009, houve furto de provas da gráfica; em 2010, problemas com a impressão dos cadernos de provas; e, em 2011, vazamento de questões em uma apostila distribuída a estudantes de um colégio em Fortaleza.
  Na sexta-feira (20), o MEC decidiu cancelar a edição do Enem que seria realizada em abril deste ano. Uma portaria de 18 de maio de 2011 havia anunciado que, a partir de 2012, o Enem seria realizado duas vezes por ano. A mesma portaria havia fixado a data da primeira edição do exame para os dias 28 e 29 de abril, e afirmado que a data da segunda edição só seria divulgada posteriormente. Em nota, o ministério agora afirma que, neste ano, a única edição do Enem acontecerá nos dias 3 e 4 de novembro.
  A presidente Dilma Rousseff garantiu a realização de duas edições do Enem em 2013.

Mudanças

  Mercadante deve promover alterações em 4 das 6 secretarias do MEC, além de uma das principais autarquias do ministério, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), presidida por Malvina Tuttman.
  O órgão é o responsável pela organização, elaboração e aplicação do Enem. Desde outubro, a edição de 2011 do Enem vem sofrendo fortes críticas e já sofreu diversas ações judiciais. O vazamento de 14 questões para mais de 500 alunos de Fortaleza, no Ceará, foi alvo de inquérito policial, e a correção das redações, divulgada em dezembro, também vem sendo contestada.

O IMPARCIAL:

Edição de 25/01/2012  impresso.

Confirmado: Enem terá duas edições por ano.

MEC: Fala do novo Ministro da Educação Aloízio Mercadante

  Em relação ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), disse que seu compromisso é de aprofundar os esforços para aprimorar a aplicação do teste. Mercadante disse que é preciso reconhecer que há um tensionamento em relação ao Enem, dado que o exame tornou-se classificatório e eliminatório para milhares de jovens.

  Mas, afirmou, é necessário preservar e consolidar esse mecanismo que, em perspectiva, é muito mais adequado, democrático e republicano do que a antiga proliferação de vestibulares. “Ele (o exame) é o grande instrumento para a democratização do acesso ao ensino superior, mediante o ProUni, o Fies e o Sisu. Ele é a vital porta de acesso que tende a igualar a distribuição de oportunidades que o ensino superior dá aos jovens.”

  Para que o exame atenda plenamente seus objetivos, Mercadante disse que pretende realizar uma consulta junto a reitores das instituições federais de ensino superior, das instituições públicas estaduais e municipais e aos profissionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), autarquia do MEC responsável pelo exame. Nessas consultas, vai buscar soluções que melhorem a eficiência e reforcem o caráter republicano do Enem.
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=17421

   Enquanto isso, renovemos nosso espírito, busquemos muito trabalho e comprometimento com nosso alunado. Sucesso a todos e que esse novo ano nos traga bons ares na formação dos nossos alunos.

SEDUC IRÁ FOMENTAR PROJETOS EDUCACIONAIS PARA AS ESCOLAS DAS 19 URES

  No 5° encontro de gestores regionais em Bacabal, que ocorreu neste mês de janeiro, a SEDUC por meio do professor Emanuel Denner, apresentou, em acordo com o PPA, ações que fomentam a execução de projetos educacionais para as escolas de todo o estado.
   Os gestores juntamente com seus professores deverão elabroar projetos pedagógiocos que visam a melhoria do ensino. Todos os projetos devem estar de acordo com os eixos previstos no PPA, e após avaliação de técnicos da SEDUC/URE ocorrer a liberação de recursos.
Em breve, mais detalhes neste blog.

GESTORES DA URE DE SÃO JOÃO DOS PATOS PARTICIPAM DE ENCONTRO DE IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO


    A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por intermédio da Secretaria-Adjunta de Ensino, da Superintendência de Educação Básica e da Coordenação do Programa Mais Educação, está realizando, este mês acompanhamento às escolas da rede estadual, localizadas em 12 Unidades Regionais de Educação (UREs), que aderiram ao Programa Mais Educação em 2011.

   O Programa Mais Educação (PME) integra ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) como uma estratégia do Governo Federal, em parceria com a Seduc, para ampliação dos tempos, espaços e oportunidades educativas em diferentes áreas do conhecimento, na perspectiva da educação em tempo integral.

     De acordo com a superintendente de Educação Básica da Secretaria, Leuzinete Pereira da Silva, para que o programa tenha êxito, é preciso que os gestores sejam orientados, especialmente, no processo de execução de cada ação. "Monitoramento, controle e avaliação são fundamentais para que o trabalho desenvolvido na escola obtenha os resultados esperados, qual seja: melhorar a qualidade da educação por meio do avanço contínuo da aprendizagem dos estudantes," destacou.

     Nesse sentido, tendo em vista a necessidade de acompanhamento e orientação às escolas que aderiram ao Mais Educação, em 2011, quanto ao processo de implantação do programa, a equipe técnica da coordenação do PME vem realizando reunião técnica-pedagógica com os coordenadores nas sedes das Regionais, bem como gestores e coordenadores escolares das unidades regionais de Balsas, São João dos Patos, Barra do Corda, Presidente Dutra, Pinheiro, Viana, Santa Inês, Zé Doca, Rosário, Itapecuru-Mirim, Chapadinha e Pedreiras.

      A coordenadora do Mais Educação, Verenne Marjorie Braga, explicou que as reuniões têm como finalidade orientar e instrumentalizar os participantes quanto ao uso do Simec; Plano de Atendimento das escolas; metodologia do PME; seleção dos monitores e sua atuação nas atividades; organização das turmas e horários de aulas; compra e utilização dos kits pedagógicos; elaboração do Plano de Ação da escola para os 10 meses de execução das atividades; prestação de contas; aquisição e oferta da alimentação escolar.

     As reuniões de acompanhamento iniciaram no dia 12 e se estenderão até o dia 31 desde mês, obedecendo a um cronograma estabelecido para cada URE.


Fonte: O Imparcial

sábado, 21 de janeiro de 2012

Governo vai distribuir 79 mil carteiras escolares para a rede estadual de educação

 

       O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), adquiriu 79 mil novas carteiras escolares, dentro dos padrões ergométricos exigidos pelo Ministério da Educação (MEC). O anúncio foi feito, nesta sexta-feira (20), pelo secretário-adjunto de Projetos Especiais, Almir Coelho, acrescentando que a Seduc vai distribuir 220 mil kits de fardamento e material escolar, gratuitamente, para os alunos de ensino fundamental das escolas da rede estadual de ensino, a partir do início do ano letivo.
A aquisição das novas carteiras representa uma renovação superior a 50% dos equipamentos existentes nas escolas da rede estadual de ensino. Serão contempladas escolas de todo o Estado.
         Almir Coelho disse que do total das carteiras que começaram a ser distribuídas para Unidades Regionais de Educação (UREs), 42 mil foram adquiridas com recursos do tesouro estadual e as outras foram compradas por meio de parceria entre a Seduc e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Os estudantes portadores de necessidades especiais serão contemplados com 200 carteiras adaptadas.
        As primeiras carteiras estão sendo entregues nas unidades regionais de Pinheiro, São João dos Patos e Codó.  Esta ação da Seduc, explicou Almir Coelho, integra um conjunto de medidas para renovar a estrutura das escolas e contribuir para a melhoria do processo de ensino e aprendizado dos alunos de ensino fundamental e médio.
       A URE de São João dos Patos estará recebendo inicialmente 1.000 (mil) dessa remessa inicial para ser distribuída provavelmente nas 16 cidades que integram a mesma.
KITS
O secretário-adjunto de Projetos Especiais da Seduc anunciou, ainda, a distribuição de 220 mil kits de fardamento e material escolar para os alunos de ensino fundamental das escolas da rede estadual de ensino. Os kits serão entregues no início do próximo ano letivo.
Cada kit de fardamento contém tênis e meias, short e camiseta, calção, camisa e mochila. O kit escolar contemplará cada aluno com esferográfica, lápis, apontador, régua, transferidor e outros itens necessários em sala de aula.

Descentralização e Municipalização do Ensino Fundamental, reforço escolar, recursos para projetos escolares e outros temas foram destaque no 5° Encontro de Gestores em Bacabal


     Estiveram em Bacabal-MA, no 5° Encontro de Gestores, a Gestora Regional de Ensino , profa. Rilda Lúcia e o prof. Renato Darcio participando das atividades do evento.
     A descentralização do ensino fundamental e os avanços registrados no processo de alfabetização, nos últimos três anos, foram destacados, nesta sexta-feira (20), pelo secretário de Estado de Educação, João Bernardo Bringel, e o presidente do Instituto Alfa e Beto, João Batista Oliveira, durante o encerramento do 5º Encontro de Gestores das 19 Unidades Regionais de Educação (UREs), em Bacabal.
    O secretário Bernardo Bringel explicou que, para acompanhar o processo de descentralização do ensino fundamental, será lançado um programa piloto de reforço escolar nas disciplinas Português e Matemática em 20 escolas da rede estadual de ensino. Um colégio de Balsas foi escolhido como pioneiro do novo programa da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
     O programa virtual, explicou Bringel, irá contemplar os alunos com deficiência escolar dos 1º ao 9º anos e será uma importante ferramenta para registrar o desempenho dos estudantes. O rendimento ficará registrado na rede virtual durante as 450 oficinas que serão realizadas anualmente.
Palestra
     Os avanços registrados no processo de alfabetização no Maranhão foi o tema abordado na palestra proferida pelo presidente do Instituto Alfa e Beto, João Batista Oliveira, durante o encontro dos gestores das UREs com a participação de toda a equipe da Seduc.
     De acordo com Batista Oliveira, o processo de alfabetização do Instituto Alfa e Beto, está implantado hoje em 40 municípios maranhenses, que estão trabalhando de forma intensiva nos últimos três anos.
     Sobre os próximos passos do processo de alfabetização no Maranhão, João Batista Oliveira avaliou que a atual gestão da Seduc está avançando em conjunto com os municípios, por meio do processo de municipalização do ensino fundamental.
Planejamento
    Também foi apresentado, nesta sexta-feira (20), durante o evento o programa “Planejamento participativo e gestão compartilhada das UREs” que irá identificar projetos educacionais exitosos para serem disseminados em todos os colégios da rede estadual de ensino pela Seduc.
     O programa foi apresentado pelo superintende de Planejamento, Emanuel Denner Lima de Sena Rosa. Ele explicou que a administração central, UREs e escolas da rede, por meio de programa, irão definir as diretrizes para assegurar recursos financeiros para a implantação do projeto no âmbito das escolas e das UREs. As escolas devem elaborar e apresentar projetos que resultem na melhoria do processo ensino-aprendizado, na qualidade de educação e dos indicadores educacionais do Estado.
    Segundo ele, as propostas das escolas devem ser encaminhadas as unidades regionais e incluídos no plano de ação das UREs que, por sua vez, devem encaminhar as propostas à administração central da Seduc para avaliação e consequente garantia da viabilização dos projetos.
     Emanuel Dener frisou que os projetos viabilizados e com recursos assegurados, devem ser executados pelas UREs e a direção das escolas, enquanto a Seduc fará o acompanhamento.
     A nova metodologia será aplicada no plano de ação das UREs de forma articulada com a administração central da Seduc, para viabilizar recursos, acompanhamento da execução dos projetos e plano do cumprimento de metas.
     No encerramento do encontro o secretário-adjunto de Projetos Especiais, Almir Coelho, e Hugo Cardoso, da assessoria jurídica, fizeram a entrega de 10 violões para a escola de música da Unidade Integrada Chagas Araújo, localizada no Bairro Bandeirante, em Bacabal.
    Os novos instrumentos foram entregues ao diretor regional, Pedro Neto e a diretora da escola, Vera Lúcia Sotero. Ela disse que os novos instrumentos serão transformados em um incentivo aos 20 alunos matriculados na escola de música.
     O encerramento do encontro contou com uma apresentação da ex-estudante do Centro de Ensino Médio Jose Sarney, Dayse Carolina. Hoje cantora profissional e cursando o 8º período de biologia na Universidade Estadual do Maranhão (Uema), ela contou que começou a cantar durante os festivais de música promovidos pela escola da rede estadual de ensino.

Governo anuncia posse de concursados 2009

Os professores nomeados serão lotados nas escolas da rede estadual, de acordo com a disciplina e município escolhido, no ato da inscrição do concurso.O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), dá continuidade ao processo de nomeação e posse de professores aprovados no concurso público realizado em 2009, Edital 001/09, cuja medida integra a política de valorização dos Profissionais do Magistério da Educação Básica do Estado do Maranhão.
No dia 16 foi publicado no Diário Oficial do Estado (nº 011), nova lista de nomeados, que deverão se apresentar, no período de 24/01 a 24/02/2012, no horário das 9 horas às 18 horas, nas sedes das Unidades Regionais de Educação (UREs), a  que pertencem os municípios para os quais  foram aprovados.
Os professores nomeados para os municípios pertencentes à Unidade Regional de Educação de São Luís tomarão posse na Superintendência de Administração de Recursos Humanos (Avenida Getúlio Vargas, nº 1908 – Monte Castelo).
Após a assinatura dos termos de posse os professores nomeados serão lotados nas escolas da rede estadual, de acordo com a disciplina e município escolhido, no ato da inscrição do concurso.
Links importantes:
Relação dos nomeados
Diário Oficial

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

URE DE SÃO JOÃO DOS PATOS COMEÇA PRÉ-MAPEAMENTO DE PROFESSORES

      Ao tempo em que os técnicos administrativos escolares participam de capacitação para a matrícula 2012, os gestores participam juntamente com o corpo técnico da URE do pré-mapeamento de professores.
     Planejar é uma das ações da nossa URE para que o ano  inicie bem com garantia do pleno funcionamento da rede.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

CORPO TECNICO DA URE PARTICIPA DE CAPACITAÇÃO PARA A MATRÍCULA 2012

  








      Encontra-se em São João dos Patos a equipe do Sistema Integrado de Administração de Escolas Públicas para capacitar corpo técnico da URE, gestores e técnicos escolares na efetuação da matrícula on-line.
     Os técnicos da URE de São João dos Patos participaram nesta tarde de 16/01 de fomação, e  neste dia 17/01 se inicia a fase de formação de gestores e técnicos escolares que ocorrerá até o dia 20/10 nos laboratórios do C.E..Dr. Pulo Ramos e no Núcleo de Tecnologia Educacional da URE.
        "O SIAEP traz beneficios aos professores, adminitrativos, gestores e alunos a rede pública estadual.O aluno, seus pais poderão acessar notas e rendimento do filho de sua própria casa, pela internet... O professor não precisará carregar para a turma um montão de diários com a chegada do sistema" diz Hamilton Braga, instutor SEDUC/SIAEP.
         Com o avanço das tecnologias da informação já era de se esperar tamanhas mudanças de controle e apoio pedagógico nas escolas.
         Já contamos com o link do SIAEP em nosso blog, está localizado na coluna direita em links relacionados. Clique e conheça.
         Esperamos com o SIAEP estamos contribuindo pra a modernização do processo de controle administrativo escolar e termos a certeza de melhores dias para a educação do estado.

domingo, 15 de janeiro de 2012

BLOG DA URE DE SÃO JOÃO DOS PATOS É SUCESSO EM NÚMERO DE ACESSOS

   
      Com apenas uma semana de existência, o Blog da Ure de São João dos Patos já possui mais de 400(quatrocentos) acessos. Gostaríamos de agradecer a participação de todos e pedir que continuem acessando bem como  deixando comentários, dúvidas e sugestões, pois aqui tentaremos divulgar as ações da URE dialogando com a população a cerca dos trabalhos da mesma.
     A equipe URE/SJP está se preparando para melhor atender a todos.

sábado, 14 de janeiro de 2012

ESCOLAS DA URE DE SÃO JOÃO DOS PATOS RECEBEM REPASSE COMPLEMENTAR PARA PEQUENAS REFORMAS URGENTES

       
        Antes que o ano letivo se inicie, 08 (oito escolas) da URE de São João dos Patos já receberam diretamente em suas contas um repasse no valor de R$ 14.0000,00 (quatorze mil reais) para pequenos reparos que são necessários para o início das aulas em 2012.
         As escolas contempladas foram selecionadas pelo número de alunos e pelo estado de conservação que se encontram em 2011.
        As escolas selecionadas são:
  1. C.E.S. Carvalho Guimarães - Buriti Bravo 
  2. U.I Pres. Médici - Colinas
  3. C.E Edison Lobão - Mirador
  4. C.E. Epitácio Pessoa - Paraibano
  5. C.E Dr. Paulo Ramos - S.J dos Patos
  6. C.E. Edison Lobão - S.J. dos Patos
  7. U.I Pres. Vargas- S.J. dos Patos
  8. U.E Vitorino Freire - Sucupira do Norte
       Comunidade, esteja sempre de olho nos recursos que chegam a sua escola, pois este é um dos caminhos para a melhoria do ensino.

ALUNOS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DA URE DE SÃO JOÃO DOS PATOS FORAM SELECIONADOS PELO SISU


     Muitos alunos da URE de São João dos Patos foram selecionados pelo Sistema de Seleção Unificada do MEC- SISU. Sistema esse que permite o ingresso dos alunos da rede pública em Universidades Públicas da Rede Federal de Ensino.
      Infelizmente, não podemos destacar aqui o nome de todos os alunos por falta de um banco de informações sobre o tema, nem tampouco citar o nome de alguns e deixar os demais de fora, mas a URE gostaria de parabenizar a todos pela garra, o empenho e a dedicação, e saibam que vocês são o real motivo do nosso esforço para oferecer um ensino de qualidade.
     Sucesso a todos e que Deus ilumine o caminho de vocês.

CAPACITAÇÃO PARA A MATRÍCULA ON-LINE TEM INICIO NESTA SEGUNDA FEIRA

     
         Nesta segunda dia 16, acontecerá em três laboratórios de informática da Regional de Educação de São João dos Patos, a capacitação de gestores e técnicos escolares para a matrícula 2012.
        Esse ano, o Governo do Estado do Maranhão por meio da SEDUC está implantando em seu sistema de ensino uma plataforma virtual de nome SIAEP que visa dar suporte as escolas no sentido de organizar, dinamizar, oferecer dados e subsidiar o trabalho docente no que tange a organização e acompanhamento do desempenho de seus alunos.
        Estamos chegando ao tempo em que o professor deverá registrar seu diário de classe na internet com faltas, conteúdos, notas e o aluno com seu número de matrícula poderá acessar de onde estiver (com o acesso a internet) suas notas escolares com o auxílio apenas de uma senha.
        
O que é o SIAEP?

     Sistema Integrado de Administração de Escolas Públicas, constitui-se numa poderosa ferramenta de apoio a toda comunidade educacional, professores, alunos, técnicos administrativos, disponibilizando informações importantes como boletim, histórico escolar, horários de aula de professores e alunos, acompanhamento de carga-horária de disciplinas, cadastro de notas, situação disciplinar de alunos bem como acesso a todos os dados pertinentes ao ensino.
    
  Benefícios do sistema:

  • Melhorar o aprendizado do aluno, com acompanhamento de seu desempenho e habilidades;
  •  Melhorar a gestão da Unidade de Ensino a partir do acompanhamento do desempenho de alunos, professores e demais servidores;
  • Fornecer à direção da Unidade de Ensino os dados necessários ao planejamento de ações e tomada de decisões;
  • Promover o envolvimento de toda a comunidade escolar na solução dos problemas, devido a melhoria da disponilidade de informações;
  • Aumentar a segurança e agilidade na obtenção dos dados para Órgãos Superiores da Educação, a partir de procedimentos administrativos automatizados.
        Sistemas como esses já são comuns nas redes particulares de ensino. 

       Mais informações clique no link ->Matrícula On-line

        A URE de São João dos Patos acredita nesta mudança e vem se planejando para fazer as coisas acontecerem no cenário educacional de nossa regional.

       Participe de forma democrática deixando seu comentário em nosso blog.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

CINCO ESCOLAS DA URE DE SÃO JOÃO DOS PATOS RECEBEM PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR EM 2012

      O programa Ensino Médio Inovador-ProEMI, instituído pela portaria nº 971, de 09/10/2009, foi criado para provocar o debate sobre o Ensino Médio junto aos sistemas de Ensino Estaduais e do Distrito Federal, fomentando  propostas curriculares inovadoras nas escolas do ensino médio, disponibilizando apoio técnico e financeiro, consoante à disseminação da cultura e do currículo dinâmico, flexível e compatível com as exigências da sociedade contemporânea.
     A URE de São joão dos Patos em parceria com a SEDUC está conpemplando 5 (cinco) escolas de sua regional.
      Os critérios utilizados para a escolha das cisno escolas foram:
  • Estabelecer ações conjuntas para a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem e consequentemente reestruturação curricular das escolas que apresentam dificuldades no alcance do sucesso da aprendizagem (índces críticos);
  • Contemplar as escolas de forma regionalizada, como fator de articulação, disseminação das experincias curriculares desenvolvidas;
  • Considerar estrutura curricular e física das escolas visando o tempo do estudante na escola, e gradativamente, à educação de tempo integral;
  • Capacidade de articulação com outras instituições políticas e públicas, como forma de ampliação dos espaços educativos;
  • Capacidade de aprimoramento no atendimento escolar as especificidades do estudante do turno noturno.
    As atividades a serem desenvolvidas serão propostas pelas escolas, a serem definidas dentro dos macrocampos:
  • Acompanhamento pedagógico;
  • Iniciação Científica e pesquisa;
  • Cultura corporal;
  • Cultura e Artes;
  • Comunicação e uso de mídias;
  • Cultura digital;
  • Participação estudantil;
  • Leitura e letramento.
    As escolas contempladas receberão apoio financeiro de acordo com o número de alunos que variam de R$ 20.000,00 (Vinte mil reais -até 100 alunos) a R$ 140.000,00 (Cento e quarenta mil reais - até 1.400 alunos).
     A comunidade escolar deve ficar atenta para cobrar de seus gestores a implantação do programa e a aplicação dos recursos.

     Escolas contempladas de nossa URE:

  • C.E. Edison Lobão - São joão dos Patos;
  • C.E. Epitácio Pessoa - Paraibano;
  • C.E. Gov. João Castelo - Pastos Bons;
  • C.E. Edison Lobão - Mirador;
  • C.E. Antônio Reinaldo Porto - Passagem Franca;
    Incialmente, as escolas foram  contempladas via critérios elaborados pelo programa, logo após, as escolas deverão elaborar plano de ação a ser encaminhado  até 10/02/2012 e aguardar recursos a serem disponibilizados para a implementação do programa ainda em 2012.
    Lembramos que outras escolas aqui não contempladas podem ter sido contempladas com o programa MAIS EDUCAÇÃO.
     Comunidade, fiscalize os recursos que chegam as escolas para que sua aplicação seja efetiva e de qualidade.
     A URE de São João dos Patos segue trabalhando e somando esforços para a melhoria dos indicadores de qualidade.
    Este é um dos fatores que motivam o reordenamento da rede,:a aplicação coerente de projetos para o nível escolar adequado, bem como  a adequação de condições  para uma melhor qualidade no ensino.
     Saiba mais sobre o programa clicando aqui -> ProEMI

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

SEDUC EXPLICA A NECESSIDADE DE REORDENAMENTO

   Nota da SEDUC explica a necessidade de reordenamento na rede.
   Não se trata de fechamento de escolas, mas de um reencaminhamento de alunos para estruturas com capacidade de oferecer um ambiente com maior capacidade de atender a clientela estudantil com o propósito de investimento direcionado e de qualidade uma vez que muitas escolas maranhenses funcionam com turnos ociosos.

PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO CHEGA ÀS ESCOLAS DA URE DE SÃO JOÃO DOS PATOS

      O programa Mais Educação foi instituído pela Portaria Interinstitucional n° 17/2007 e integra as ações do Plano de desenvolvimento da Educação (PDE), como uma estratégia do Governo Federal para induzia a ampliação da jornada escolar e a organização curricular, na perspectiva da educação integral.
      Áreas de atuação por macrocampos: acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos em educação, cultura e artes, cultura digital, promoção da saúde, edocomunicação, investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica.
     Nesse sentido, a URE de São João dos Patos realizará uma reunião com técnico da SEDUC para orientação às escolas que aderiram ao programa em 2011.
      Data: 18/01/2012
      Local: Auditório do C.E. Dr. Paulo Ramos - Praça Dr. Pedro Neiva de Santana/centro
      Horário: 08:00 às 17:00 h.
      Público alvo: Gestoras gerais e Coordenadores do programa das escolas que aderiram em 2011.
     Mirador:
  • CE Edison Lobão
  • UE Firmino Galvão
  • UE Antônio Borba Magalhães
  • UE Dom Carlos Carmelo
      Paraibano:
  • CE Epitácio Pessoa
     Colinas:
  • UI Duque de Caxias
  • CE Maria Jose Macedo Costa
  • CE João Pessoa
     Buriti Bravo
  • UE Manula Costa
  • CE Senador Carvalho Guimarães
  • CE Profa Lêda Tajra
    São João dos Patos:
  • CE Dr. Paulo Ramos
  • UE Gov. Newton Bello
  • UI Presidente Vargas
     Coordenador na SEDUC/MA: Verenne Marjorie Lima Braga (98)8844-1742
     Coordenador URE/SJP: Sandileuza Carvalho de Santana (99)8807 - 1165

     URE de São João dos Patos somando esforços em prol de uma educação de melhor qualidade para nosso estado

URE DE SÃO JOÃO DOS PATOS REALIZA REUNIÃO DE GESTORES ESCOLARES

      
       Neste dia 11/01/12 foi realizada a reunião de gestores escolares da URE de São João dos Patos para tratar das Diretrizes Educacionais para o ano de 2012. Na oportunidade estiveram presentes gestores, adjuntos e supervisores das escolas das 16 cidades que compõem a regional de São João dos Patos bem como a equipe técnica e gestora da URE .
      Temas como índices educacionais do estado, matrícula, reforço escolar, reordenamento da rede e calendário 2012 foram amplamente discutidos entre os participantes na intenção da melhoria das condições de trabalho nas escolas.
      " A reunião foi muito proveitosa, porém nos deixou preocupados com a real situação dos índices educacionais do nosso estado e principalmente da nossa URE, mas não vamos desanimar, precisamos unir forças para mudar esta realidade". (Maria Eliene Silva- CE Theoplistes Teixeira - Pastos Bons).
      "Graças a Deus que a SEDUC pensou em algo novo para este ano. É preciso determinação, coragem e competência para fazer acontecer por tudo aquilo que foi discutido nesta reunião."(Edilene Gomes - CE Dr. José Neiva - Pastos Bons).
     "Esta reuião foi muito boa, somente assim podemos melhorar a praxis pedagógica e socializar as idéias rumo a uma esducação de qualidade. (Antônio José Barbosa-CE Ney Braga -Barão de Grajaú).
     " Essa reunião trouxe idéias exitosas e inovadoras para todos para serem executadas nesse ano letivo, bem como as alterações necessárias, a fim de melhorar os indicadores. Foi uma reunião bastante proveitosa. (Daíze, Juscélia e Cancília- CE Edison Lobão).
     Muitas mudanças ocorrerão nas 19 UREs que formam o Sistema Estadual de Educação, dentre elas, a nucleação das escolas que visa otimizar espaços, recursos humanos e direcionamento de recursos. Em São João dos Patos, o C.E. Edison Lobão estará ofertando Ensino Médio e Ensino Médio na modalidade EJA (noturno), enquanto C.E. Dr. Paulo Ramos oferecerá o Ensino Fundamental (diurno) e Ensino  Médio e  (noturno). Enquanto a UI Newton Bello oferecerá apenas o Ensino Fundamental.
    A URE de São João dos Patos está trabalhando na busca de dias melhores para a educação de nosso estado.
     

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO PARTICIPARÃO DE CURSO PELO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUI

   Os professores de matemática do C.E. Edison Lobão e C.E. Dr. Paulo Ramos de São João dos Patos,  Renato Darcio Noleto e Walter Alencar,  participarão do Curso de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio (CAPMEM) do IFPI/Campus Floriano  no período de 23 a 27 de janeiro de 2012.
   Tal programa de capacitação faz parte de uma das ações de disseminação do ensino da matemática oferecido pelo IMPA, um dos maiores institutos de pesquisa em matemática do mundo, que acontece na sua 2a edição na cidade de Floriano-PI no IFMA.
   Nesse sentido, esperamos que mais professores possam conseguir deferimento de suas inscrições para a próxima etapa que ocorrerá em julho deste ano.
   Sucesso aos dois professores e que possam neste encontro levar o nome de São João dos Patos a outro estado.

PROFESSORES DA URE DE SJP SÃO APROVADOS EM PROGRAMA DE MESTRADO

    Marcelo Amorim e Talles Fé Marques, são professores do C.E. Dr. Paulo Ramos e formados em matemática e química respectivamente. Ambos passaram para programas de Mestrado da rede pública federal. O primeiro, concorreu com mais de 600 inscritos para a Universidade Federal do Piaui sendo aprovado dentre as 40 vagas no PROF-MAT/ IMPA e o segundo foi aprovado para o mestrado de Engenharia de Materiais da UFPI.
     Parabéns aos dois, pois é orgulho para a rede e para nossa regional abrigar profissionais com tamanha competência, e que para 2013 mais professores estejam em condições parecidas

URE de São João dos Patos entrega livros para o Farol da Educação de Pastos Bons

    Farol da Educação do município de Pastos Bons recebe acervo bibliotecário neste dia 09/01 entregue por meio da URE de São João dos Patos em parceria com o governo do estado. Tal acervo irá recompor a demanda de novas obras para a biblioteca daquela comunidade, e consequentemente refletir na melhoria do trabalho do professor apartir da aprendizagem efetivada pelos alunos.
    A URE de São João dos Patos está trabalhando por novos dias na educação do estado, venha conosco fazer parte desta corrente de sucesso.

Fonte: Asscom/sjp 

REUNIÃO DE GESTORES ESCOLARES DA URE DE SJP PARA INÍCIO DE ANO LETIVO

     A URE de São joão dos Patos realizará reunião com todos os gestores gerais, adjuntos e supervisores da sua regional para tratar das ações pertinentes ao início do ano letivo de 2012. Com esta, teremos o pontapé inicial para o começo de muitas mudanças que ocorrerão no sistema educacional do  estado, visando a melhoria da qualidade do ensino. Ações como as que serão apresentadas nesta reunião também serão desenvolvidas em todas 19 UREs  formado assim uma rede de trabalho em conjunto e somando esforços no que tange a atingir os objetivos do modelo educacional que está sendo planejado para os próximos anos.
    Alguns tópicos como: calendário, início do ano letivo, avaliação do Ensino Médio, matrícula, ações de infra-estrututa, planejamento, dentre outras, farão parte da pauta.
   
    Local: Auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais
    Endereço: Praça Sta. Luzia, S/Nº , Centro, São João dos Patos-MA
    Horário: 8:30 h
    Data: 11/01/2012
                                                                                                  
                                                                   Mais notícias, acompanhe neste blog.



Seduc e Pnud realizam reunião para socialização de propostas

    Gestores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), das Unidades Regionais de Educação (UREs) e técnicos que compõem a dimensão 1 do projeto de cooperação técnica firmando entre o Governo do Maranhão, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e Ministério da Educação (MEC), realizaram, nesta quarta-feira (4), reunião para discutir a proposta de estrutura organizacional para as unidades escolares da Rede Estadual de Ensino.


    A proposta é fruto de uma das ações do projeto, que prevê ações a serem desenvolvidas para melhoria da educação do Maranhão, a partir de quatro de quatro dimensões: gestão educacional, formação inicial e continuada de professores e profissionais de serviços educacionais, práticas pedagógicas e avaliação e infraestrutura educacional, que compõem ao todo 20 ações a serem executadas.

    Nesta ação, que faz parte da dimensão 1 – gestão educacional, a proposta contempla a elaboração de estrutura organizacional eficiente e racional para a Seduc, nos âmbitos: administração central, UREs e unidades escolares da rede estadual.

    “O objetivo é dar um formato, para adequar a estrutura da Secretaria aos projetos que serão desenvolvidos pela Seduc em 2012”, reforçou Almir Coelho, secretário-adjunto de Projetos Especiais.

    Durante a reunião técnica, que contou com a presença da gestora de Atividades Meio, em exercício, Brunna Borsoi Ximenes Araújo e do superintendente de Planejamento da Seduc, Emanuel Denner, foi defendida a importância de setores como Secretaria Escolar, Coordenação Pedagógica e Direção Geral, na estrutura organizacional das unidades escolares, visando eficiência na prestação de serviços da escola.   

    “Concluímos o trabalho de elaboração da proposta e agora estamos socializando com os gestores”, explicou Emanuel Denner.

    O gestor da URE de Barra do Corda, José Benones, destacou a importância da discussão da proposta para a gestão escolar. “Esta discussão vai nos remeter a uma nova proposta da gestão escolar, além de reestruturação do novo organograma, onde a administração da Secretaria terá novos parâmetros. Tudo isso visando melhoria da qualidade do ensino público”, pontuou.

   Estiveram presentes da regional de São João dos Patos a profa. Rilda Lúcia, gestora, e o prof. Renato Darcio a avaliação do encontro se dá de forma positiva no âmbito da tentativa de melhorias para a nossa regional.